Por Altamiro Borges
Com a queda das audiências e a fuga dos anunciantes, os donos das emissoras de televisão estão em pânico. Demissões em massa, arrocho salarial, precarização do trabalho e extinção de programas infernizam a vida dos profissionais do setor. Neste cenário de crise estrutural e prolongada, a briga pelos espaços no mercado também ganha contornos inusitados. Os barões da mídia já não se entendem. Estão unidos na pauta política e econômica, como demonstra a defesa intransigente das contrarreformas trabalhista e previdência, mas se estranham cada vez mais na concorrência comercial. Prova disto foi dada nesta semana por um dos donos da falida RedeTV!, que detonou o império do setor, a TV Globo, conforme nota postada por Keila Jimenez nesta terça-feira (12).
*****
Dono da Rede TV! bate forte na Globo em evento com empresários e políticos
Nem a presença de empresários, muito menos a de políticos e anunciantes inibiram um discurso inflamado do vice-presidente e um proprietários da Rede TV!, Marcelo Carvalho na noite de ontem (11), durante abertura da cerimônia do '7º Prêmio Líderes do Brasil'. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do governo estadual de São Paulo. O VP da emissora foi um dos convidados a discursarem na ocasião, e pegou pesado com relação ao modelo de negócio envolvendo anunciantes e a Globo.
Durante discurso, Marcelo falou sobre o atual modelo de propaganda praticado no Brasil e criticou duramente o chamado BV, a bonificação por volume. A bonificação por volume ou BV é o pagamento de um bônus às agências, proporcional ao investimento realizado por seus clientes na compra de mídia. Ou seja, a agência de propaganda recebe 20% de comissão sobre a verba de seu cliente destinada a veiculações de publicidade.
"Empresário aqui presentes, provoquem suas agências e seus departamentos de marketing para que mudem uma colocação nefasta que existe no mercado de comunicação, no mercado de mídia do Brasil, porque não é possível uma empresa de comunicação que hoje tem um pouco mais de 30% da audiência, receber 80% do total do dinheiro do mercado publicitário", disse ele. "Fazendo isso nós teremos, e eu não falo em benefício da minha empresa, não, eu falo isso em benefício dos jornais, revistas, internet, rádios e dos veículos locais, uma mídia mais forte e mais independente. E quanto mais independente for a mídia, menos estaremos sujeitos ao facciosismo. Se nós tivermos uma mídia adulta, responsável e absolutamente isenta, estaremos construindo o Brasil que nós queremos para os nossos filhos e para as gerações que seguirão", completou.
Ainda durante o pronunciamento, o apresentador/empresário demonstrou otimismo para 2018, ressaltando sobre a importância de uma aliança empresarial para aprovação de medidas importantes. "É preciso uma união absolutamente suprapartidária. Não é o momento de divisões, não é o momento de fisiologismos, é o momento para pensarmos no Brasil", completou.
Organizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), o evento reuniu empresários e políticos o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o prefeito de São Paulo João Doria, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o ministro da Justiça Torquato Jardim.
*****
Os donos da RedeTV! são conhecidos picaretas do mundo empresarial. São mais sujo do que pau de galinheiro. Os escravos da emissora conhecem bem seus métodos. Eles adoram esnobar a sua fortuna, mas vivem sacaneando os trabalhadores. Apesar desta ressalva, o que Marcelo Carvalho falou no convescote organizado pela Lide – empresa do “prefake” João Doria – é justo. Através do BV – uma típica propina paga no mercado publicitário –, a Rede Globo asfixia os concorrentes. Os números expostos por ele podem até estar imprecisos, mas estão bem próximos da realidade. “Não é possível uma empresa de comunicação, que hoje tem um pouco mais de 30% da audiência, receber 80% do total do dinheiro do mercado publicitário”. A choradeira, porém, não deve dar em nada. O império global segue mandando no Brasil!
*****
Leia também:
- Jovens abandonam a TV Globo
- Globo achata salários de atores. É a crise!
- Globo enxuga seu elenco fixo; SBT demite!
- Falências e cortes. Crise na mídia é grave
- Facão: Gazeta, SBT e RedeTV! botam pra ferrar
- Luciana Gimenez e a penhora na RedeTV!
- A mansão e a crise na RedeTV!
- A nova mansão do dono da RedeTV!
- João Kleber e as baixarias na RedeTV!
Com a queda das audiências e a fuga dos anunciantes, os donos das emissoras de televisão estão em pânico. Demissões em massa, arrocho salarial, precarização do trabalho e extinção de programas infernizam a vida dos profissionais do setor. Neste cenário de crise estrutural e prolongada, a briga pelos espaços no mercado também ganha contornos inusitados. Os barões da mídia já não se entendem. Estão unidos na pauta política e econômica, como demonstra a defesa intransigente das contrarreformas trabalhista e previdência, mas se estranham cada vez mais na concorrência comercial. Prova disto foi dada nesta semana por um dos donos da falida RedeTV!, que detonou o império do setor, a TV Globo, conforme nota postada por Keila Jimenez nesta terça-feira (12).
*****
Dono da Rede TV! bate forte na Globo em evento com empresários e políticos
Nem a presença de empresários, muito menos a de políticos e anunciantes inibiram um discurso inflamado do vice-presidente e um proprietários da Rede TV!, Marcelo Carvalho na noite de ontem (11), durante abertura da cerimônia do '7º Prêmio Líderes do Brasil'. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do governo estadual de São Paulo. O VP da emissora foi um dos convidados a discursarem na ocasião, e pegou pesado com relação ao modelo de negócio envolvendo anunciantes e a Globo.
Durante discurso, Marcelo falou sobre o atual modelo de propaganda praticado no Brasil e criticou duramente o chamado BV, a bonificação por volume. A bonificação por volume ou BV é o pagamento de um bônus às agências, proporcional ao investimento realizado por seus clientes na compra de mídia. Ou seja, a agência de propaganda recebe 20% de comissão sobre a verba de seu cliente destinada a veiculações de publicidade.
"Empresário aqui presentes, provoquem suas agências e seus departamentos de marketing para que mudem uma colocação nefasta que existe no mercado de comunicação, no mercado de mídia do Brasil, porque não é possível uma empresa de comunicação que hoje tem um pouco mais de 30% da audiência, receber 80% do total do dinheiro do mercado publicitário", disse ele. "Fazendo isso nós teremos, e eu não falo em benefício da minha empresa, não, eu falo isso em benefício dos jornais, revistas, internet, rádios e dos veículos locais, uma mídia mais forte e mais independente. E quanto mais independente for a mídia, menos estaremos sujeitos ao facciosismo. Se nós tivermos uma mídia adulta, responsável e absolutamente isenta, estaremos construindo o Brasil que nós queremos para os nossos filhos e para as gerações que seguirão", completou.
Ainda durante o pronunciamento, o apresentador/empresário demonstrou otimismo para 2018, ressaltando sobre a importância de uma aliança empresarial para aprovação de medidas importantes. "É preciso uma união absolutamente suprapartidária. Não é o momento de divisões, não é o momento de fisiologismos, é o momento para pensarmos no Brasil", completou.
Organizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), o evento reuniu empresários e políticos o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o prefeito de São Paulo João Doria, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o ministro da Justiça Torquato Jardim.
*****
Os donos da RedeTV! são conhecidos picaretas do mundo empresarial. São mais sujo do que pau de galinheiro. Os escravos da emissora conhecem bem seus métodos. Eles adoram esnobar a sua fortuna, mas vivem sacaneando os trabalhadores. Apesar desta ressalva, o que Marcelo Carvalho falou no convescote organizado pela Lide – empresa do “prefake” João Doria – é justo. Através do BV – uma típica propina paga no mercado publicitário –, a Rede Globo asfixia os concorrentes. Os números expostos por ele podem até estar imprecisos, mas estão bem próximos da realidade. “Não é possível uma empresa de comunicação, que hoje tem um pouco mais de 30% da audiência, receber 80% do total do dinheiro do mercado publicitário”. A choradeira, porém, não deve dar em nada. O império global segue mandando no Brasil!
*****
- Jovens abandonam a TV Globo
- Globo achata salários de atores. É a crise!
- Globo enxuga seu elenco fixo; SBT demite!
- Falências e cortes. Crise na mídia é grave
- Facão: Gazeta, SBT e RedeTV! botam pra ferrar
- Luciana Gimenez e a penhora na RedeTV!
- A mansão e a crise na RedeTV!
- A nova mansão do dono da RedeTV!
- João Kleber e as baixarias na RedeTV!
Golpista chorando o leite derramado! Nada como um dia após o outro.
ResponderExcluirTodos os golpistas estavam lá, o povo não irá sentir falta se todos eles forem a falência.
ResponderExcluir