segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Bolsonarismo teve um momento tigre de papel

Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


Na Câmara de Deputados e no Supremo, a votação que confirmou a prisão de Daniel Silveira contém um sinal importante.

Mostra o repúdio de nossas instituições a uma provocação tipicamente fascista.

No STF, o saldo foi 11 a 0. Na Câmara, o placar de 364 a favor e 130 contra a prisão de Daniel Silveira mostra uma matemática eloquente. Para cada voto a favor, a extrema direita recebeu 2,8 votos contrários.

Parlamentares que exibem patente das Forças Armadas ou de Polícias Militares possuem 9 votos no plenário. São 2 generais, 3 coronéis, quatro capitães e um subtenente. Todos votaram com o provocador - um índice de fidelidade já esperado, mas significativo.

Na soma geral, o governo ficou com 26% dos votos e seus adversários somaram 74%.

O saldo real talvez pudesse ser um pouco diferente, já que pelo menos uma bolsonarista assumida, a relatora Magda Mofatto, encaminhou a favor da permanência de Daniel Silveira na prisão.

Mesmo assim, viu-se a extrema direita em posição de imensa fraqueza, quando se recorda que, se tivesse que impedir um hipotético pedido de impeachment na noite de sexta-feira, a bancada governista precisaria ter um mínimo de 165 votos - trinta e cinco a mais do que o obtido.

O saldo final mostrou uma lição clara. Ao se acumpliciar com uma escancarada tentativa de assalto à democracia, o bolsonarismo isolou-se, dentro e especialmente fora do Congresso, enfrentando uma noite de tigre de papel.

Alguma dúvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: