quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Homenagem a Bolsonaro no Nordeste é cancelada

Charge: Stefan Fichtel
Por Altamiro Borges

Além das pesquisas eleitorais, alguns episódios confirmam o crescente isolamento de Jair Bolsonaro. Ele está sendo escanteado até por antigos aliados – principalmente no Nordeste, que rejeita o fascista e nutre muitas esperanças com a vitória de Lula. Nesta terça-feira (27), o “capetão” passou vergonha em mais uma cena emblemática. Uma homenagem que estava agendada no sertão nordestino foi cancelada na última hora.

Conforme relato da Folha, uma cerimônia de entrega de título de cidadão no reduto do ex-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi suspensa sem aviso prévio. “O presidente foi a Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a cerca de 700 km do Recife, para buscar reduzir a larga vantagem do adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na região, segundo as pesquisas, mas teve seu último palanque da agenda tomado por discursos sobre a não entrega da homenagem, que revoltou aliados”.

“Seu último evento em Petrolina aconteceria no início da tarde, quando receberia o título de cidadão aprovado pela Câmara Municipal da cidade em 2019. O Legislativo municipal, no entanto, divulgou nota para informar que não realizaria a entrega de honrarias em período eleitoral. A justificativa foi uma portaria publicada ainda em julho”. A desculpa não convenceu o fascista e seus capachos, que não esconderam sua irritação.

Traições e isolamento político

Como lembra o jornal, o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Aero Cruz (MDB), é aliado de Fernando Bezerra Coelho. “O senador era homem de confiança e o principal negociador do governo Bolsonaro no Senado, possibilitando a aprovação de textos que abriram caminho para o governo arcar com gastos em benefícios sociais, como a PEC Emergencial, além de ter defendido o Planalto na CPI da Covid... No entanto, o governo o abandonou durante sua tentativa de obter uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU)”.

Sentindo-se traído pelo “capetão”, o senador deixou o cargo de líder do governo. “Mais recentemente, Jair Bolsonaro atacou Bezerra, afirmando que ele ‘teve tudo de nossa parte’, mas que não mencionava o nome do presidente em Pernambuco. Ainda acrescentou que seu grupo político fazia campanha para Lula na região”. O distanciamento ajuda a explicar a suspensão de última hora da homenagem e a revolta dos bolsonaristas.

Pesquisas apontam aumento da vantagem de Lula

“Na última agenda pública de Bolsonaro na região, o ex-ministro do Turismo e candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), criticou o cancelamento da homenagem ao lado do presidente em um trio elétrico estacionado em frente ao Bodódromo, o centro de restaurantes de comida típica da cidade. ‘Acabaram de proibir o título que um vereador tinha dado a ele, mas o povo de Petrolina vai dar a resposta é na urna’”, descreve a Folha.

Se depender das últimas sondagens eleitorais, a resposta será bem amarga. Na pesquisa Datafolha da semana passada, havia diferença de 38 pontos a favor de Lula contra Bolsonaro (62% a 24%) no Nordeste, enquanto em âmbito nacional a dianteira do petista era de 14 pontos (47% a 33%). Já a pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (28) aponta que o líder petista cresceu ainda mais em intenções de voto no Nordeste. Lula subiu de 60% para 65%, enquanto o “capetão” oscilou negativamente de 21% para 19%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: