quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Flórida, a lixeira política das Américas

Charge: Lafa
Por Raul Fitipaldi, no site Desacato:

Em agosto de 2021 um jornalista da BBC, José Carlos Cueto, perguntava-se o porquê de Miami ser a sementeira das conspirações que constantemente atacam a América Latina e o Caribe, a Pátria Grande. É um pouco injusto com a cidade conhecida como a “gusanera”, vermineira em português, pelos povos hispano-falantes, afirmar que é só ela. De fato toda a Florida é uma vermineira. É um território invadido, colonizado e explorado pela coroa espanhola e depois vendido aos Estados Unidos, que o anexou e o transformou no 27º estado do país. A história dos séculos 20 e 21 demostrou que a gusanera se desenvolve em todo o território da Florida, hoje com 22 milhões de habitantes, e não apenas em Miami.

A partir da vitória da Revolução Cubana a Florida e sim, Miami em particular, foram abrigando os expoentes das direitas mais corruptas e assassinas da América Latina. Direitas que se autoproclamam como “governos em estado de espera”. À espera do momento propício para desestabilizar e derrocar governos democraticamente constituídos. Assim é a partir da década de 60 do século passado.

Algumas figuras foram ou são exponenciais neste espaço tóxico para a democracia regional. Aliás, que também abriga o parque temático tão sonhado pela classe média brasileira, Disney World. Nos remontando aos inícios conspiradores e mafiosos da Florida com relação à região, devemos lembrar o pai espiritual desse mundo de conflagrações, Luis Posada Carriles. O terrorista cubano e anticastrista é considerado um herói depois da sua morte.

O falecido Posada Carriles e a canalha cubana da Florida são responsáveis por todo tipo de atentados que deixaram vítimas e destruição na ilha caribenha e em outros países. Sua história inspirou personagens que hoje comandam os altos escalões da política norte-americana, como o perigoso senador republicano Marco Rubio, que a partir da Florida opera em todas as políticas de desestabilização dos governos da região, como foi no golpe contra Evo Morales, para só citar um exemplo. Para isso conta com a colaboração de ex-presidentes foragidos, empresários, traficantes e juízes corruptos, grupos paramilitares, todos exilados na Florida.

A pior caterva fugida da América Latina e do Caribe se abriga lá expectante por um golpe contra qualquer um dos nossos países. Importa pouco para nossa região quem governar os Estados Unidos, o que importa para as ultradireitas fascistas é quem manda na Florida. Aí quem manda é Marco Rubio e quem governa a sabor das máfias golpistas é o também republicano Ron de Santis. Hoje são eles que alojam o pior da delinquência política e paramilitar que assolou e pretende assolar de novo nossas repúblicas.

A partir de 1º de janeiro do presente ano a Florida tem mais um residente. Esse que o senador brasileiro, Renan Calheiros quer extraditar, mora em Orlando e se chama Jair Bolsonaro. Mas, quem sabe ele volta antes para não se complicar mais do que já está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: