Abril marca o mês de luta dos povos indígenas em defesa da cultura, diversidade, meio ambiente e contra a desterritorialização a qual são submetidos devido aos interesses capitalistas do garimpo, extração de madeira e agronegócio.
Para debater o tema, na próxima terça-feira (30), às 19h (Brasília), o Canal do Barão no YouTube transmitirá ao vivo uma roda de conversa com especialistas para refletir sobre os direitos dos povos originários e também como são retratados pelos meios de comunicação.
Em pauta, a luta pela demarcação de terras e contra a tese do marco temporal que estabelece que os povos indígenas só teriam direito à demarcação de terras que estavam ocupadas por eles na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.
A apresentação será feita pela jornalista, editora da Revista Diálogos do Sul Global, integrante da Agência ComunicaSul e coordenadora do Barão de Itararé Vanessa-Martina Silva e contará com a participação das seguintes convidadas:
- Juliana Cardoso, deputada federal (PT-SP). Foi eleita quatro vezes vereadora na capital paulista, atuando com os movimentos sociais e populares da cidade.
- Neidinha Suruí, indigenista, formada em história, mestre e doutoranda em geografia. Sócia-fundadora da ONG Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.
- Lucia Rangel, antropóloga, professora da PUC-SP, assessora do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), pesquisadora na área de etnologia indígena.
O programa será transmitido ao vivo no canal do Barão de Itararé no YouTube e no perfil da entidade na rede X (antigo Twitter), além de canais parceiros. Inscreva-se e ative o ‘sininho’ para receber as notificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: