domingo, 26 de maio de 2024

Liberdade de expressão avança no pós-Bolsonaro

Por Altamiro Borges


A organização não-governamental Artigo 19, com sede em Londres, divulgou na semana passada seu novo relatório sobre a situação da liberdade de expressão no mundo. O Brasil é destaque no estudo, obtendo o maior avanço no ranking. O “Global Expression Report-2024” apresenta dados relativos a 2023 para 161 países, classificados em cinco categorias: aberto, menos restrito, restrito, altamente restrito ou em crise. Somando 81 pontos, numa escala de 0 a 100, o Brasil pulou da 87ª posição para a 35ª – alta de 26 pontos.

PF caça financiadores do ato golpista do 8/1

Charge: Amorim/Le Monde
Por Altamiro Borges


Na quinta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que teve como alvo os financiadores dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e dois de monitoramento em cinco estados da federação – Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2).

Segundo reportagem do site UOL, os alvos da ação policial são “suspeitos de terem financiado ônibus que levaram os então manifestantes à capital federal. Os nomes não foram divulgados pela corporação. O STF determinou bloqueio de bens e valores dos investigados. De acordo com a PF, os valores dos danos causados ao patrimônio público podem chegar à cifra de R$ 40 milhões”.

Padre endemoniado do MS vira alvo do MPF

Mundo do trabalho e desigualdades no Brasil

Haddad dá surra em bolsonaristas na Câmara

Relação familiar nas instituições e no poder

Como a China se preparou para enchentes?