O site de entretenimento NaTelinha postou na sexta-feira (24) que a TV Globo enfrenta sua maior crise de audiência com as telenovelas – que sempre foram o carro-chefe da emissora. “A Globo se aproxima dos 60 anos – o aniversário do canal é em 26 de abril – em meio a uma crise histórica em todos os seus horários inéditos de novelas. Nunca algo do tipo aconteceu nessas seis décadas de existência, quando era comum uma das faixas desandar e as outras sustentarem a grade de programação”.
Dados obtidos pelo site através de fontes do mercado mostram que os atuais folhetins das 19 e 21 horas (Volta por Cima e Mania de Você, respectivamente) já são os menos vistos da história, enquanto a novela das 18 horas (Garota do Momento) dá sinais de alerta. A reportagem ainda destaca que “seja em audiência, seja em repercussão, as tramas da Globo têm passado cada vez mais despercebidas – os últimos sucessos cabem nos dedos de uma mão”.
Explosão do streaming e perda de qualidade
Na avaliação do NaTelinha, a principal razão dessa decadência decorre da explosão do streaming. “Há 10 anos, Netflix, YouTube, TikTok e cia não eram os bichos-papões atuais. Não havia ninguém no retrovisor, que o digam Record e SBT – e muito menos à frente. É essa nova realidade que desafia o comando da Globo a partir de agora. A escolha de Pedaço de Mim, da Netflix, como melhor novela de 2024 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) é sintomática. As produções da Globo deixaram de agregar, atrair e repercutir. É o futuro, que já começou”.
A queda vertiginosa de audiência das novelas do império global não é algo novo. No final de 2023, o site Notícias da TV já alertava que o principal produto da emissora havia perdido quase 40% dos telespectadores em apenas um ano. A reportagem também problematizava sobre as causas dessa decadência. “É possível levantar uma série de hipóteses sobre as razões da queda de audiência: uma das mais comuns é a concorrência com o streaming, que estaria roubando público da TV aberta após complicar a vida da TV por assinatura”.
Para o site, porém, esse não é um único problema. “A explicação mais convincente é de que a população simplesmente desligou a TV na hora da novela. Seja por estar preso no trânsito na volta do trabalho, por falta de interesse no que está sendo apresentado, ou pelas mudanças de hábito no consumo de entretenimento, o público fugiu da frente do televisor”.
A queda vertiginosa de audiência das novelas do império global não é algo novo. No final de 2023, o site Notícias da TV já alertava que o principal produto da emissora havia perdido quase 40% dos telespectadores em apenas um ano. A reportagem também problematizava sobre as causas dessa decadência. “É possível levantar uma série de hipóteses sobre as razões da queda de audiência: uma das mais comuns é a concorrência com o streaming, que estaria roubando público da TV aberta após complicar a vida da TV por assinatura”.
Para o site, porém, esse não é um único problema. “A explicação mais convincente é de que a população simplesmente desligou a TV na hora da novela. Seja por estar preso no trânsito na volta do trabalho, por falta de interesse no que está sendo apresentado, ou pelas mudanças de hábito no consumo de entretenimento, o público fugiu da frente do televisor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: