quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Paulo Freire: "Comunicação e Cultura"

Do sítio da Editora Fundação Perseu Abramo:

Em setembro de 2011 comemoramos os 90 anos do nascimento de Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro mundialmente conhecido, referência no campo da pedagogia. Para celebrar esta data, a Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA), em parceria com a Editora da Universidade de Brasília (UnB), relança o título “Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire”, de Venício Artur de Lima. Publicado originalmente há exatas três décadas, a nova edição traz uma versão revisada, citações adicionais e prefácio de Ana Maria Freire, a Nita, viúva do pensador. O lançamento está previsto para o dia 19, dia do aniversário de Freire, no Distrito Federal.

Seminário em Brasília discute PNBL

Por Carla Festucci, no Observatório do Direito à Comunicação:

A Campanha Banda Larga é um direito seu, manifestação de diversas entidades da sociedade civil em prol de uma internet rápida, barata e de qualidade para todos, promoverá o seminário "Banda Larga como Direito: balanço do PNBL e perspectivas para a universalização do serviço". O evento será realizado no dia 22 de setembro (quinta-feira), no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, com início às 9h30 e atividades que seguem até as 18h.

Rádio comunitária expulsa a PF

Por Clara Roman, na CartaCapital:

Uma operação da Polícia Federal foi frustrada hoje por um cordão de estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que impediu a entrada dos agentes. Segundo estudantes, a PF entrou no campus à paisana e sem mandado judicial para levar equipamentos de uma rádio comunitária organizada por alunos. A Rádio Muda, alvo da operação, é um dos principais meios de comunicação usados pela comunidade acadêmica na Unicamp, segundo Carolina Filho, estudante de Ciências Sociais e coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade.

Abril vai desidratar a revista Veja?

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Movimentações recentes no comando da Editora Abril, como a contratação do banqueiro Fabio Barbosa para a presidência do grupo, e a compra, pela família Civita, do complexo de cursos e publicações Anglo Latino, têm estimulado suspeitas de que o grupo estaria se preparando para desidratar o setor de revistas.

Ramonet e a explosão do jornalismo

Do sítio do Instituto Humanitas Unisinos (IHU):

"Hoje, a informação é um ato coletivo, mais democrático. O jornalista não está sozinho. Antes, se tinha dois atores, um ativo e outro passivo. O emissor e o receptor. Hoje, o receptor é tanto ativo como o emissor. Eu o chamo de webator".

O comentário é do jornalista Ignacio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique e doutor em Semiologia e História da Cultura. Ramonet acaba de escrever o livro A explosão do jornalismo.

O programa radical do PSDB

Por Altamiro Borges

O PSDB está numa sinuca de bico. Sem ter como defender abertamente as teses neoliberais, que arrasaram o Brasil no reinado de FHC e agravaram a crise capitalista nos EUA e Europa, os tucanos só podem mesmo esbravejar contra a corrupção. Eles agora viraram agitadores e clamam por protestos de rua. E o falso moralismo de alguns políticos mais sujos do que pau de galinheiro!

Manifesto contra a corrupção da mídia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O texto a seguir será mantido em evidência neste blog até sábado, dia 17 de setembro, quando será lido pelo Movimento dos Sem Mídia durante o Ato Público Contra a Corrupção da Mídia. Se você apóia, deixe seu comentário. O manifesto será enviado à Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular, com os nomes de quem apoiá-lo.

6 mil/dia morrem por culpa do trabalho

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

As mortes por doenças e por acidentes relacionados ao trabalho cresceram no mundo de 2,31 milhões (2003) para 2,34 milhões (2008). Em média, 6,3 mil pessoas morreram diariamente por conta de seu trabalho nesse período. Os dados fazem parte do relatório “Tendências Mundiais e Desafios da Saúde e Segurança Ocupacionais“, documento que será usado no 19o Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que termina nesta quinra (15), em Istambul, Turquia.


Limites da campanha contra corrupção

Por Gilberto Maringoni, no sítio Carta Maior:

As comemorações de Sete de Setembro foram marcadas, em meia centena de cidades brasileiras, por protestos contra a corrupção. É algo muito positivo. Ninguém tem de se conformar com os constantes roubos e desvios de verba que fragilizam os orçamentos públicos e fazem a festa de dirigentes políticos, altos funcionários e empresários amigos. Corrupção é um tema incendiário. Provoca indignação, raiva e um sentimento de apodrecimento generalizado das instituições políticas.

Blogueiro de Ilhéus censurado de novo

Por Charles Carmo, no blog O Recôncavo:

É no mínimo curiosa a situação do blogueiro Emílio Gusmão, em Ilhéus (BA). Por ter publicado a charge acima, uma montagem com personagens da vida política da cidade, o blogueiro sofreu, novamente, um processo lamentável de censura.

Jorge Luiz Dias Ferreira, Juiz de Direito em Ilhéus (BA), determinou que a postagem da charge eletrônica fosse retirada do “Blog do Gusmão”, de responsabilidade de Emílio Gusmão. A decisão do juiz, atentemo-nos, foi assinada no dia 05 de agosto de 2011 e só recentemente notificada ao blogueiro que a cumpriu, retirando a charge de seu site. Este pedido tem como autor da ação o Secretário de Serviços Urbanos do Município de Ilhéus, o senhor Carlos Manuel Freitas Costa.

Internet assusta os poderosos

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Numa noite de sábado o Jornal Nacional surpreendeu os telespectadores. Depois de um intervalo comercial, os apresentadores titulares do programa (que geralmente não trabalham aos sábados) passaram a ler o princípios editoriais das Organizações Globo. Muita gente ficou intrigada. Porque aquilo naquela hora? Não havia mais nenhuma notícia importante no mundo a ser dada? E porque só agora, depois de 86 anos de existência, a empresa resolveu divulgar na TV suas normas de trabalho?

Extrema-direita ameaça a Guatemala

Por Antonio Martins, no sítio Outras Palavras:

Uma reviravolta de última hora, muito benvinda, evitou que o candidato de extrema-direita, — o ex-general Otto Pérez Molina — vencesse e levasse, ontem (11), as eleições presidenciais na Guatemala. Molina obteve 37% dos votos e foi o líder do primeiro turno. Porém, não conseguiu evitar uma segunda volta, marcada para 6 de novembro. Nela, enfrentará o empresário Manuel Baldizón, que obteve 23% de apoio.

Bloqueio dos EUA a Cuba: US$ 975 bi

Por Thassio Borges, no sítio Opera Mundi:

Um relatório divulgado nesta quarta-feira (14/09) pelo governo cubano revelou que os danos econômicos sofridos pelo país por conta do bloqueio imposto pelos Estados Unidos chegaram a US$ 975 bilhões ao final de 2010.