Vi um pessoal fazendo previsões das boas notícias que sairão nos jornais em 2014, quer dizer, que gostariam que saíssem, que acontecessem de verdade, e embarquei nessa também. Algumas delas não são possíveis de se realizar em um ano apenas, mas poderiam começar agora e as notícias aparecerem como estão abaixo ao longo de alguns anos.
Aí vão algumas delas:
***
Brasil organiza a melhor copa de futebol de todos os tempos. Nossa seleção joga maravilhosamente e é campeã. Depois rompe com a Fifa, que só quer lucrar em cima de nós. Por sinal, mascote escolhido por ela não pega. Nas ruas, nos bares, nos salões e nos lares, o Saci é festejado como mascote do povo.
***
Congresso aprova lei e Dilma referenda: lugar de pregação religiosa é nas igrejas. Emissoras de rádio e televisão não podem mais ter programas religiosos. Boa música e noticiário com credibilidade são uma constante na programação de rádio e TV.
***
Justiça prova que agora vale para todos: tucanos envolvidos em escândalos de corrupção vão para a cadeia.
Governo deixa de privilegiar agronegócio e passa a dar apoio a agricultores que plantam comida para os brasileiros.
***
Desmatamento agora dá cadeia. Vários fazendeiros e donos de madeireiras já estão presos em regime fechado. Outros estão sendo caçados. Um dos resultados é que não há mais queimadas criminosas na Floresta Amazônica, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal. Replantio de florestas com espécies nativas se expande pelo país todo.
***
Mudança radical nos transportes: acabam privilégios para indústria automobilística e há aplicação inédita em metrôs, trens e transporte fluvial e marítimo de cargas e passageiros. Já é possível viajar em navios de cabotagem em toda a costa do Brasil. O trânsito melhora em todas as cidades, pois o transporte coletivo atende às necessidades da população.
***
Economia vai muito bem e desemprego é zero no Brasil. Com isso, deixou de existir a bolsa família.
***
Nenhuma criança está fora da escola, a qualidade do ensino é excelente e os educadores são tratados com dignidade. Escolas particulares fecham por falta de procura, já que todos preferem as escolas públicas.
***
SUS atende bem todos a todos os brasileiros e não há filas. Com isso, planos de saúde deixam de existir.
***
Chegam às livrarias biografias não autorizadas de Roberto Carlos, Paulo Maluf, José Sarney, Renan Calheiros, Bornhausen e mais um monte de gente.
***
Departamentos de trânsito de todo o Brasil deixam de ser apenas receptores de multa e funcionam pra valer.
***
Um novo jornal diário dá notícias verdadeiras, sem manipulação, e ganha público. Serve de exemplo para outros jornais, revistas semanais e telejornais, que estão mudando radicalmente de comportamento. A imprensa ganha credibilidade e a profissão de jornalista também.
***
Mudanças na Lei Rouanet: não são mais empresas que selecionam projetos culturais beneficiados. Já que o dinheiro é público, agora profissionais de cada área, alicerçados pelo Ministério da Cultura é que escolhem.
***
Reforma política é radical: deixam de existir legendas de aluguel. Partidos políticos ganham vergonha na cara e deixam de governar pelo sistema “toma lá, dá cá”. Agora governam de acordo com seu programa e com o que prometeram em campanha. Não há mais alianças espúrias nem cessão de ministérios e cargos em instituições públicas para obter apoio. Políticos que tentam trocar apoio por cargo são denunciados, perdem o mandato e podem ir para prisão.
***
Lei obriga moradores de São Paulo a quebrar todo o cimento dos quintais, e enchentes diminuem bastante. O sistema de drenagem urbana teve uma grande reforma de verdade funciona bem e as coisas melhoram ainda mais.
***
Enfim despoluídos os rios Tietê, Pinheiros e vários outros. Já é possível pescar neles. O mesmo acontece com rios que banham outras metrópoles, como o Capiberibe e o Beberibe em Recife e o Arrudas em Belo Horizonte. A despoluição foi completa também na baía de Guanabara, no lago Paranoá e na baía de Todos os Santos. O rio São Francisco recupera mata ciliar em toda a sua extensão e tratamento de esgotos de todas as cidades ribeirinhas. Por isso, tem água farta e limpa sobrando para transposição para áreas de secas.
***
Bom, a lista é longa… Mas se houver motivo para umas quatro notícias dessas por ano já estará muito bom, não é?
Gostei da idéia de um jornal diário verdadeiro, que responda a uma Lei de Medios em vigor, sepultando de vez o monopólio da imprensa golpista.
ResponderExcluir