segunda-feira, 4 de maio de 2015

Beto Richa ingere o veneno tucano

Por Altamiro Borges

Beto Richa, governador reeleito do Paraná, foi um dos tucanos de alta plumagem que embarcou na onda do impeachment de Dilma. O PSDB fez de tudo para atazanar a vida da presidenta. Pediu recontagem de votos, questionou suas contas de campanha, tentou adiar sua posse e incentivou – quem sabe com grana – os grupelhos fascistas que foram às ruas gritar “Fora Dilma” e pedir a volta dos militares. Agora, o tucaninho paranaense, tão paparicado pela mídia chapa-branca, deve estar arrependido desta empreitada golpista. Ele é quem corre o sério risco de ser enxotado do governo. Nos estádios de futebol, neste final de semana, todas as torcidas gritaram palavras-de-ordem, nem sempre singelas, contra o governador. Até no teatro Guaíra, o coro foi o do “Fora Beto Richa”.

BNDES rechaça mentiras da "Época"

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Num texto consistente e incisivo, o Instituto Lula já apontou as “sete mentiras” da “Época” contra o líder petista. Mas o pasquim da famiglia Marinho – talvez concorrendo em baixarias com a “Veja” – não recuou nas suas insinuações sobre o “tráfico de influência” do ex-presidente. Em nota lacônica postada em seu site, a revista reafirmou que “mantém integralmente o que publicou na reportagem de capa desta semana, ‘Lula, o operador’”. Já o jornalista-jagunço Diogo Escosteguy, que chefia a divisão de escândalos e calúnias da “Época”, tentou se passar por vítima. Em seu Twitter, ele pediu a “solidariedade” das entidades de classe que “nos representam”. Baita ironia de um arquirrival do sindicalismo e das lutas dos trabalhadores, serviçal dos filhos ricaços de Roberto Marinho.

Os estranhos voos de Aécio Neves

Por Altamiro Borges

O cambaleante Aécio Neves não tem problemas apenas com os bafômetros nas badaladas noites cariocas. Ele também tem ressacas na aviação. Até hoje ele não explicou as razões para a construção, com dinheiro público, de um aeroporto na fazenda do seu titio-avô no interior de Minas Gerais. Para que serve a suspeita pista, quem a utiliza e com quais objetivos? Para piorar, agora surge uma nova denúncia. Segundo reportagem de Lucas Ferraz na Folha deste domingo (3), “o senador Aécio Neves (PSDB) utilizou aeronaves do governo de Minas Gerais em pelo menos seis ocasiões após deixar o comando do Estado, em 2010”.

A alta dos juros e a queda de Dilma

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central voltou a elevar a taxa básica de juros – de 12,75% para 13,25%. Foi o quinto aumento seguido da perversa Selic, que trava o crescimento da economia e reduz o ritmo da geração de emprego e renda no país. No lacônico comunicado sobre o novo arrocho monetário, o órgão apenas justificou que, “avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação”, decidiu subir os juros. Nada mais disse, o que sinaliza que outras altas poderão ocorrer nas próximas reuniões do Copom. De imediato, os tais “analistas do mercado” – nome fictício dos porta-vozes dos agiotas financeiros – já preveem que a Selic deverá seguir a sua tendência de alta durante todo este ano. Festa dos rentistas e dos seus veículos de comunicação! Dane-se o Brasil!

O harakiri ideológico do PSB

Por Roberto Amaral, em seu blog:

Está nas folhas: o Partido Socialista Brasileiro, que tanto lutou para fixar-se no campo da esquerda, vai fundir-se no PPS, a excrescência reacionária da direita. Transformar-se-ão, os dois, no grande satélite do PSDB, e juntos navegarão na nau dos ressentidos.

A que enxovalhamento moral está sendo levado o partido fundado por João Mangabeira em 1947, e reorganizado por Jamil Haddad, Evandro Lins e Silva, Antônio Houaiss e o signatário em 1985!

O jornalismo claudicante no Brasil

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A imprensa brasileira parece ter entrado em rota de ziguezague no fim de semana prolongado. Na falta de equipes adequadas à cobertura dos principais acontecimentos do período, que incluiu o feriado do Dia do Trabalho, a solução para preencher o tempo e o espaço foi fazer uma seleção de declarações, explorar factoides e requentar acusações já exploradas em outros carnavais. É como se a redação fosse um corpo com uma perna mais curta que a outra.

Cadê os black blocs do Beto Richa?

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Você já conhece a história fictícia dos PMs do bem do Paraná, que teriam se sublevado contra as ordens superiores e se recusado a bater nos professores grevistas.

Beto Richa precisa explicar, agora, onde está outra tribo perdida, esta inventada por ele: a dos black blocs que, segundo sua imaginação, teriam sido responsáveis pela pancadaria.

O antipetismo nas instituições do Estado

Por Breno Altman, em seu blog:

Três fatos recentes, desenrolados no coração judicial e repressivo do poder público, desnudam a natureza classista e degenerada do Estado oligárquico.

O primeiro destes eventos foi a prisão preventiva do tesoureiro petista, João Vaccari Neto, por ordem do juiz Sérgio Moro, no curso da Operação Lava Jato.

As sete mentiras da 'Época' sobre Lula

Do site do Instituto Lula:

A revista Época, em nota assinada pelo seu editor-chefe, Diego Escosteguy, na sexta-feira (1), , reafirmou o que está escrito na matéria “Lula, o operador”, como sendo correto e verdadeiro. Como a nota do seu editor é uma reiteração de erros cometidos pela revista, apontamos aqui as 7 principais dentre as muitas mentiras da matéria de Época.

João Santana desmente a 'Folha'

http://www.polispropaganda.com.br/
Da revista Fórum:

A empresa Pólis Propaganda, do marqueteiro João Santana, reuniu em um site todos os detalhes, bem como declarações, cópias de contratos e recibos de duas transações financeiras que, em matéria publicada neste sábado (2), o jornal Folha de S. Paulo tentou transformar em uma única operação, cujo objetivo seria “lavar dinheiro” para “beneficiar o Partido dos Trabalhadores”.

A esquerda se uniu e Lula voltou

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas
Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Alguma coisa de muito importante aconteceu no histórico Vale do Anhangabaú, em São Paulo, nesta sexta-feira, 1º de Maio.

Quem se limitou ao informativo da emissão conservadora perdeu o bonde.

O tanquinho de areia do conservadorismo sugestivamente deixou escapar o principal ingrediente desta sexta-feira, que pode alterar as peças do xadrez político brasileiro.

Os danos do capital estrangeiro na saúde

Por Luiz Fernando Alves Rosa, no site Brasil Debate:

No início de 2015 ressurgiu a polêmica discussão da legalidade ou não de se permitir a participação do capital estrangeiro na saúde nacional. Esta discussão ganhou novo fôlego com conversão da Medida Provisória nº 656/2014 na Lei nº 13.097/2015.

O fato é que a citada MP, que tão somente tinha o objetivo de propor alterações fiscais, foi transformada pelo Congresso Nacional numa grande “colcha de retalhos”, num grande guarda-chuva que acolheu temas que vão de emendas parlamentares ao Orçamento até o perdão de dívidas de clubes de futebol. Dentre tantos temas aleatórios, no capítulo XVII da lei, foi colocada a “permissão para a entrada do capital estrangeiro no setor de saúde”. O trecho pertinente é o seguinte:

Representação contra o juiz Sergio Moro

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A primeira postagem deste Blog que abordou a possibilidade de ser feita representação ao Conselho Nacional de Justiça contra o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, foi publicada no dia 24 de abril último e, agora, está concluída.

Sob o título “Eu gostaria de representar contra Sergio Moro. E você?”, o post recebeu resposta positiva – até 2 de maio – de 3.376 leitores, os quais se disseram não apenas favoráveis a medida como se dispuseram a participar, chegando a postar números de documentos, endereço, nome completo etc.

BBC fura mídia nativa sobre Zelotes

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Publico abaixo uma reportagem publicada na BBC há alguns dias, que passou despercebida por nossas redes sociais. Fala sobre a Zelotes, e repercute números que cansamos de mencionar por aqui: uma pesquisa da Tax Justice Network que aponta o Brasil como o país com a maior taxa de evasão fiscal do mundo.

O feio papel de Marta Suplicy

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Fui eleitor de Marta Suplicy sempre que ela se candidatou a cargos majoritários e nunca tive motivos para arrependimento. Até onde se pode avaliar, Marta teve uma atuação coerente como liderança de um partido que, com falhas e defeitos conhecidos, construiu um compromisso real com os trabalhadores e a população mais pobres.

Os dois palanques do 1º de Maio

Editorial do site Vermelho:

Os dois principais palanques das comemorações do 1º de Maio no Brasil são o reflexo da polarização política real da sociedade brasileira hoje. O mesmo pode dizer-se das mensagens transmitidas pelas principais lideranças, a começar pela presidenta Dilma Rousseff.

A mandatária reafirmou, por meio de vídeos difundidos nas redes sociais e em páginas da Presidência da República na internet, que está "do lado do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras deste País". Destacou as conquistas dos trabalhadores nos últimos 13 anos, nomeadamente a valorização do salário mínimo, "uma das maiores conquistas desse período". Dilma defendeu os trabalhadores terceirizados e combateu a generalização do trabalho terceirizado às atividades-fim. Reiterando o caráter democrático do seu governo, a mandatária condenou os que tratam as manifestações dos trabalhadores com violência e repressão, em clara alusão ao governador do Paraná Beto Richa (PSDB), cuja polícia estadual reprimiu violentamente manifestação dos professores grevistas.