domingo, 31 de julho de 2016

Fascistas agridem Letícia Sabatella



Por Altamiro Borges

Os atos deste domingo (31) favoráveis ao impeachment de Dilma - e que, na prática, dão respaldo ao "golpe dos corruptos" e ao covil de Michel Temer - foram menores do que previram as seitas que os convocaram. É certo que houve cisão neste campo minado, com alguns grupos - como o Movimento Brasil Livre (MBL) - cancelando a sua participação na reta final já prevendo o fiasco. Mesmo assim, eles voltaram a expressar forte carga de ódio e preconceito. Em São Paulo, por exemplo, um boneco gigante de um militar pregou a volta da ditadura. A cena mais asquerosa, porém, ocorreu em Curitiba. Uma horda fascista hostilizou a atriz Letícia Sabatella, xingando-a de "puta" e de outros impropérios.

Os primeiros golpes de Rodrigo Maia

Por Altamiro Borges

Seguindo os passos do pai, o ex-prefeito Cesar Maia, o novo presidente da Câmara Federal adora um factoide. Neste domingo (31), Rodrigo Maia (DEM-RJ) ganhou as manchetes da mídia chapa-branca ao defender a candidatura do Judas Michel Temer na eleição presidencial de 2018. "Se o Michel for confirmado presidente e o governo chegar a 50% de ótimo e bom, é ele que será o candidato do nosso campo, quer queira, quer não”, disse à imprensa. O demo sabe que o usurpador foi considerado ficha-suja pela Justiça Eleitoral, o que inviabiliza sua candidatura pelos próximos oito anos. Mesmo assim, ele fez as suas previsões mirabolantes para ganhar capa nos jornalões e destaque nas telinhas de tevê. Ao mesmo tempo, porém, o neoliberal convicto desfecha os primeiros golpes na Câmara Federal.

Os "coxinhas" e as demissões no Judiciário

Por Altamiro Borges

Segundo vários relatos da mídia, as marchas golpistas pelo "Fora Dilma" sempre tiveram a expressiva presença dos servidores do Poder Judiciário. Muitos trajavam camisetas e carregavam cartazes com mensagens de apoio ao "justiceiro" Sérgio Moro e à sua midiática Operação Lava-Jato. Eles também revelavam insatisfação com as medidas de ajuste fiscal do governo Dilma. Agora, porém, diante das notícias sobre os planos da equipe econômica do Judas Michel Temer, muitos já devem ter percebido que serviram de massa de manobra para o "golpe dos corruptos" que vai arrochar ainda mais o setor. Neste domingo (31), a edição nacional do jornal espanhol El País divulgou uma informação que deve apavorar muitos "coxinhas" do serviço público.

As viagens de luxo do Judas Michel Temer

Por Altamiro Borges

Enquanto a mídia chapa-branca faz um baita esforço para vender a imagem de que o Judas Michel Temer é político austero, preocupado com os gastos públicos, alguns repórteres ainda cumprem o seu papel e mostram exatamente o oposto. É o caso do premiado jornalista Rubens Valente, autor do livro "Operação Banqueiro". Na Folha golpista deste domingo (31), ele publica documentos que revelam as luxuosas viagens do usurpador quando ele ainda era o "vice decorativo" de Dilma Rousseff. Dá até para imaginar como será a farra do covil golpista caso o Senado aprove o impeachment definitivo da presidenta eleita pela maioria dos brasileiros. Confira abaixo a reportagem:

Não foi por falta de aviso

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

- Avise à imprensa que vou cortar direitos trabalhistas.

- Avise também que vou acabar com a universalidade do SUS.

- Não esqueça de avisar sobre a decisão de rifar o pré-sal e privatizar a Petrobras.

- É bom que a imprensa saiba que a universidade pública e gratuita subiu no telhado.

- Não esqueça de avisar a todos os veículos de comunicação que vou buscar o Michelzinho na escola.

Temer e Serra tentam sabotar o Mercosul

Do site Vermelho:

O Uruguai deu por encerrada a sua gestão à frente da presidência do Mercosul, após cumprir mandato de seis meses. A transferência do comando do bloco deveria ser feita a Venezuela, mas não ocorreu por conta de uma sabotagem do governo de Michel Temer (PMDB), que foi acompanhado por outro país que sofreu golpe parlamentar, o Paraguai.

“O governo da República Oriental do Uruguai informa que, tendo vencido o período de seis meses consagrado nos artigos 12 do Tratado de Assunção e 5 do Protocolo de Ouro Preto, finalizou sua presidência pro tempore do Mercosul”, diz o comunicado divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores do país.

Quem desmoraliza a justiça brasileira?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Quem desmoraliza a justiça brasileira é a própria justiça brasileira.

Ou, para sair do plano impessoal: são os juízes brasileiros.

Não adianta fingir indignação com Lula por recorrer a um tribunal internacional. É mais decente olhar para o espelho e dizer: “Onde foi que erramos? Que podemos fazer para recuperar a dignidade perdida?”

Temer faz do Brasil a república de bananas

Por Tadeu Porto, no blog Cafezinho:

Alguns fatos se apresentam como uma facada, causando feridas difíceis de estancar e superar. É o que podemos verificar, por exemplo, hoje com a notícia de que a Petrobrás decidiu, deliberadamente, abrir mão de um campo altamente produtivo do Pré-sal por míseros 2,5 bilhões de dólares.

Os números podem até parecer positivos a priori, todavia, a título de comparações, a nossa estatal vendeu a sua prima norueguesa um pedaço da maior descoberta recente do mundo do petróleo por um preço que se equivale a cifras presentes em estádios esportivos pelo mundo. Em outras palavras, se a Petrobrás quisesse comprar a vista os estádios Stade de France e Wembley ela poderia até conseguir, mas sem ficar com troco algum.

Luta contra retrocessos une categorias

Da Rede Brasil Atual:

A Conferência Nacional dos Bancários acontece neste fim de semana, em São Paulo, em um momento delicado da história. Não se pode chamar de clima de anos 1990, quando o movimento sindical gastava saliva, energia e recursos para convencer suas bases a lutar muito para não perder direitos e empregos. Tampouco se pode comparar com os ambientes de campanhas salariais férteis vividos a partir de 2003. Desde então, até o ano passado, as negociações salariais foram marcadas, ano após ano, por aumentos reais de salário, aumento da renda e, sem a sombra do desemprego que marcara o final século passado e o início deste. Essa era de novas conquistas, porém, vive um impasse – com crise política, aperto econômico e o país ainda sem saber como será virada esta página. A tentativa de golpe ainda está em curso.

Temer 2018, na Folha e no Estadão

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Eu ia cortar a parte de cima do recorte da capa do Estadão, mas achei que o papagaio, o assassino de aluguel e o sadismo das irmãs combinavam com a manchete do jornal. Como com o editorial “Mosca Azul” da Folha, que não por simples coincidência também trata das delirantes ambições eleitorais do presidente interino.

Temer quer aposentadoria aos 70 anos

Do Jornal GGN:

O ministro da Casa Civil Eliseu Padilha informou ao jornal O Globo, segundo edição deste sábado (30), como o governo do interino Michel Temer (PMDB) pretende levar a reforma da Previdência à votação. O principal ponto polêmico - quem será atingido, e como - já foi definido: a reforma vai valer para quem tiver até 50 anos. Quem tiver mais de 50 quando as mudanças forem promulgadas, terá de "pagar um pedágio", ou seja, esticar em até 50% o tempo de trabalho. Isso quer dizer que se faltavam 10 anos para a aposentadoria, será necessário ao trabalhador continuar por outros cinco anos.

Quem é o juiz que transformou Lula em réu?

Por Laura Capriglione, no site Jornalistas Livres:

O juiz que assina a decisão de transformar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em réu é Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília. Leite é conhecidíssimo, mas não por sua eficiência. Bem ao contrário.

Juiz da Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão responsável por julgar os autos de infração da Receita, o juiz que transformou Lula em réu teve a capacidade de ser denunciado pelo próprio Ministério Público Federal.

O desafio progressista em Porto Alegre

Por Jeferson Miola

A eleição municipal de 2016 será um round privilegiado para a continuidade da luta democrática e para a politização do povo brasileiro contra o golpe de Estado que está em curso no Brasil.

Por 16 anos o PT conduziu a Administração Popular [AP] de Porto Alegre, juntamente com o PCdoB e o PSB – quando este ainda integrava o campo democrático e popular. Este período que vai de 1989 a 2004 representou um ciclo extraordinário de inovações urbanas e de modernização democrática da cidade com a concretização de direitos de cidadania para a maioria da população.

Serra expurga e aparelha o Itamaraty

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Diplomata que é, o embaixador Fernando Igreja está endossando a versão oficial para sua destituição do cargo de Chefe do Cerimonial do Itamaraty: rotineira e anteriormente prevista. A destituição ocorre às vésperas do início das Olimpíadas, quando dezenas de autoridades estrangeiras já estão chegado ao Brasil, demandando serviços de recepção e apoio da diplomacia brasileira, agora afetados pela troca de comando. A destituição de Igreja, conhecido entre os colegas pela atuação impecável e diligente, faz parte do expurgo geral de ocupantes de cargos comissionados importantes, nomeadas antes do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

O detalhe que falta a Temer

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

Com o governo provisório no terceiro mês e uma perspectiva cada vez maior de permanência, a lua de mel de Michel Temer com os integrantes da aliança que o levou ao poder atravessa seu melhor momento. Parecem todos felizes.

Especialmente após um fim de semana em que a “grande imprensa” os presenteou com boas notícias, oferecidas de bandeja pelo instituto Datafolha, do jornal Folha de S.Paulo. Há maneira melhor de acordar no domingo e saber que “cresce o otimismo com a economia”, como garantiu o matutino em manchete? Ou de ir dormir assistindo ao programa Fantástico, da TV Globo, e ouvir que “metade dos brasileiros prefere o presidente em exercício à presidente afastada” e que “para 50% dos entrevistados, Michel Temer deve continuar no mandato até 2018”?

sábado, 30 de julho de 2016

Lava-Jato, Mãos Limpas e a cueca de Sanremo

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Se há uma coisa importante, na Itália, é que, assim como a Grécia, por sua antiguidade, a velha bota serve de espelho, com suas antigas cidades, seus aquedutos, seus monumentos e sua história, para a natureza e a caminhada humanas.

Assim, de certa forma, as virtudes e os pecados de Roma são nossas virtudes e pecados, embora muitos, principalmente os tiranos, tenham tentado manipular a aura da velha senhora a seu próprio favor, ao longo do tempo.

Eles querem acabar com Lula

Por Renato Rovai, em seu blog:

A transformação de Lula em réu por suposta tentativa de obstruir a justiça que foi encaminhada hoje pelo juiz Ricardo Leite, de Brasília, é mais uma gota no copo do golpe que está em curso no Brasil. A sentença se baseia tão somente na narrativa de Delcídio Amaral, ex-senador da República.

Não há uma prova sequer que demonstre que o ex-presidente Lula tenha tido qualquer participação na operação que Delcídio diz ter sido realizada para silenciar Bernardo Cerveró.

Diferentemente da imensidão de provas existentes, por exemplo, nas denúncias do ex-senador Sérgio Machado, que incluem entre outros Aécio Neves, na apreensão dos 500 quilos de cocaína no helicóptero da família Perrela ou mesmo nas denúncias contra os governos Serra e Alckmin no caso dos trens da Alston.

A ausência de culpa na corrupção brasileira

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Depois que surgiu a psicanálise, a nova hermenêutica e o estruturalismo não podemos mais nos restringir ao consciente e aos ditames da razão na análise dos fenômenos humanos, pessoais e coletivos. Há um universo pré-consciente, sub-consciente, inconsciente (pessoal e coletivo) e pressupostos subjacente a nossas práticas, que tem que ser tomados em conta.

Quero me ater apenas a duas vertentes que influenciam nossos comportamentos: são os legados das duas principais culturas ancestrais que subjazem no nosso inconsciente coletivo e que são presspostos não pensados que nos ajudam a entender fenômenos atuais, como por exemplo, a tresloucada corrupção que atravessa o corpo social brasileiro: a cultura grega e a cultura judaico-cristã.

As Olimpíadas do “Fora Temer”

Por Altamiro Borges

A mídia chapa-branca, que protagonizou o "golpe dos corruptos" e tenta blindar a imagem do Judas Michel Temer, tem feito um baita esforço para ocultar as manifestações contrárias aos golpistas que precedem a abertura das Olimpíadas. Mas nem ela consegue esconder que o clima não está nada bom e que os protestos podem bombar no Rio de Janeiro na próxima semana. Em dezenas de cidades por onde passou a tocha olímpica houve gente com faixas e cartazes do "Fora Temer". Em Angra dos Reis, a tocha chegou a ser apagada. Já é dado como certo, até pelo usurpador do Palácio do Planalto, que haverá uma enorme vaia no Maracanã na próxima sexta-feira (5), na abertura oficial dos jogos.

EUA barram Jucá, o homem-forte de Temer

Por Altamiro Borges

Saiu neste sábado (30) no jornal O Globo, o mais chapa-branca da mídia golpista: "O ex-ministro do Planejamento Romero Jucá, que é também presidente do PMDB e principal articulador do governo Temer no Congresso, programou uma viagem aos Estados Unidos, no recesso parlamentar, mas teve o seu pedido de visto negado pelo governo americano, por estar sendo investigado pela Lava-Jato". O fato curioso não virou manchete no diário e nem repercutiu no Jornal Nacional da famiglia Marinho, mas revela bem o caráter do covil golpista resultante do "golpe dos corruptos".

Justiça condena a revista "QuantoÉ"

Por Altamiro Borges

A revista IstoÉ - também conhecida nos meios jornalísticos como "QuantoÉ" pelo mercenarismo dos seus donos -, finalmente foi condenada pela Justiça por sua criminosa linha editorial. Desde que se converteu em palanque da oposição golpista, sabe-se lá a qual preço, ela obrou inúmeros ataques levianos à presidenta Dilma. Ela apostou todas suas fichas no "golpe dos corruptos", talvez na busca de alguns trocados com a chegada do usurpador Michel Temer ao Palácio do Planalto. Agora, porém, o falido pasquim - que despenca na tiragem, perde anunciantes e atrasa salários dos seus profissionais - sofre um revés, conforme o relato abaixo:
  

Pokémon e o sequestro do desejo

Por Alfie Bown, no site Outras Palavras:

Este artigo tem um título clickbaity mas aponta uma questão simples e preocupante. Em 2010, o Google lançou aquilo que é hoje uma subsidiária muito importante, a Niantic Inc. A mega-empresa lança muitas filiais por ano e adquire outras, não há nada de especial nisso. A questão é: o caso da Niantic mostra que há mais do que desejo de poder econômico nesta expansão.

Seis anos depois de nascer, a Niantic chega às manchetes com o lançamento de seu maior jogo, o Pokémon Go. O público finalmente volta os olhos à empresa. Gente à esquerda propõe até mesmo boicotá-la. Na verdade, há vários anos a Niantic vem trabalhando na psicologia e organização social dos celulares. Uma análise dos dois maiores lançamentos da empresa, Ingress e Pokémon Go, revela algumas verdades importantes sobre o mundo em que estamos vivendo, o controle que as corporações exercem e o poder dos nossos celulares para organizar nossos desejos.

Trump e as lições da tragédia nos EUA

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Donald Trump, agora candidato repulicano à Presidência dos Estados Unidos (Gisuis…), fala as aberrações que fala porque sabe que muita gente irá aplaudi-lo por isso. Em verdade, ocupou o papel de porta-voz de um grupo grande de pessoas, dando espaço a setores insatisfeitos que se sentem excluídos e estão fora do radar captado pela mídia.

Sabe conversar com um público que, de repente, se viu acuado diante do discurso de que muito do que lhes foi ensinado no que diz respeito aos seus direitos, deveres e limites estava errado. Acreditam que o mundo passou por uma revisão recentemente e, agora, ações comuns do seu cotidiano são consideradas preconceito e deveriam ser motivo de vergonha. Ou seja, a visão de mundo sobre a qual fundamentaram sua vida agora, sob um novo paradigma, precisa ser revista para acomodar outros atores antes excluídos. Mas nem todos aceitam ou conseguem isso facilmente.

Que direito perdi hoje?

Por Beatriz Cerqueira, no jornal Brasil de Fato:

Desde que o governo golpista Michel Temer assumiu, no dia 12 de maio deste ano, em cada dia da sua existência, perdemos um direito. Às vezes, perdemos mais de um direito por dia. A ofensiva é tamanha que muitas vezes não nos damos conta disso.

Hoje, tentaram me arrancar o direito de ser professora. Ao ler o artigo publicado na Revista Veja, cujo título é "Professor ganha mal?", a agressividade da publicação não deixa dúvidas dos seus objetivos: ataque à escola pública. Nós, professoras, fomos tratadas como quem trabalha pouco, consumimos o orçamento do Estado porque não ensinamos direito, nos aposentamos cedo… Enfim, somos um "grupo que vivemos de privilégios". E, evidentemente, somos responsáveis pelos resultados da escola, quando não alcançam as metas definidas nos gabinetes.

O Estadão e a "boquinha publicitária"

Por Joanne Mota, no site da CTB:

Defesa dos interesses dos patrões, em favor de uma gestão golpista e desrespeito à CLT e à Constituição Federal, esses são os argumentos que estão escondidos por trás da linha editorial defendida pelo o impresso O Estado de São Paulo (o Estadão). Tal posicionamento tornou-se escancarado após publicação de editorial publicado nesta sexta-feira (29), que reafirma a posição do impresso na linha de frente em defesa dos interesses dos que atacam sem pudor a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e a Constituição.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Temer quer dar Base de Alcântara aos EUA

Editorial do site Vermelho:

A base de lançamento de foguetes de Alcântara (MA) tem sido um símbolo duplo em nosso país.

Durante o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso foi o mais veemente signo da submissão às imposições do imperialismo norte-americano.

A resistência contra a tentativa de entrega da base aos EUA foi enorme e, logo no começo do governo Lula, em 2003, aquele simbolismo adquiriu significado inverso, e o acordo foi descartado por ser lesivo aos interesses do Brasil e à soberania nacional.

A resposta miserável de Moro a Lula

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Moro e sua mídia amiga são previsíveis. Pateticamente previsíveis.

Lula denuncia ao mundo a perseguição que lhe é movida por Moro e no mesmo dia a imprensa é abastecida com mais um vazamento requentado sobre um tema batidíssimo: o sítio de Atibaia.

Veja o nível a que chegamos: agora é uma reforma na cozinha que vem à cena. Pelo menos não são mais os pedalinhos, você pode pensar.

Temer e o arranjo econômico destrutivo

Por Paulo Donizetti de Souza, na Rede Brasil Atual:

“Esses caras que estão aí estão querendo voltar para um sistema econômico que já acabou”, constata o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ao definir o projeto político do governo interino e seus objetivos para a economia do país. “Não dá mais. Você não cola as tendências destrutivas dessa forma de economia globalizada com as condições reais de vida das pessoas”, diz o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A privatização da Petrobras já começou

Por Carlos Eduardo, no blog Cafezinho:

Os liberais brasileiros são realmente patéticos. Aliás, nada tem de liberais, são apenas entreguistas mesmo.

Essa mesma turma golpista que defende a privatização da Petrobras com o argumento de que as empresas privadas são mais eficientes que as estatais, acaba de vender por US$ 2,5 bi a participação da Petrobras no bloco exploratório da Bacia marítima de Santos - 8 (BM-S-8) - para uma ESTATAL! No caso a Statoil, empresa de óleo e gás controlada pelo governo norueguês.

Venda de Carcará e o assalto à Petrobras

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço

O governo Michel Temer e o gestor que ele colocou na Petrobras, o ex-ministro do apagão Pedro Parente tiraram, hoje, da Petrobras, mais do que todos os desvios de Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco, Nestor Cerveró e todos os outros ratos que roeram o dinheiro da Petrobras nos casos investigados pela Operação Lava Jato.

A venda do campo de Carcará para a norueguesa Statoil é um desastre que pode ser explicar com uma conta muito básica.

ONU analisará abusos de Moro contra Lula

Por Lourdes Nassif, no Jornal GGN:

O juiz de primeira instância Sérgio Moro conseguiu, finalmente, se projetar internacionalmente. Juízes de vários países irão analisar sua atuação contra Lula com evidente desrespeito à Constituição Brasileira e aos tratados de Direitos Humanos de que o Brasil é signatário. Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, neste 28 de julho, petição no Comitê de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, com subscrição do advogado inglês Geoffrey Robertson, fundador e sócio da principal banca especializada em direitos humanos do Reino Unido.

Os recursos suspeitos dos grupos golpistas

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Lideranças dos movimentos favoráveis ao impeachment de Dilma Rousseff mudaram o discurso contra partidos políticos e se filiaram a siglas de oposição para buscar neste ano mandatos de vereadores. O Movimento Brasil Livre lançará 123 candidatos em 23 estados por PSDB, Partido Novo, DEM, PSD, PSC e PPS.

O líder do movimento, o colunista da Folha de S. Paulo Kim Kataguiri, viajará o país apoiando as candidaturas do MBL. "Estamos nos filiando a esses partidos para disputar a eleição, mas a ideia é que, como existe a bancada evangélica, formemos uma bancada liberal independente".

Onde foi que o Brasil se perdeu?

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Nestes tempos de espanto diário com a transfiguração do Brasil em algo que vai se tornando irreconhecível, recordo o primeiro capítulo de “Conversa na Catedral”, sem dúvida o melhor romance de Mario Vargas Llosa, e não porque foi escrito quando ele ainda era um intelectual de esquerda. Num reencontro tardio, o fracassado jornalista Zavalita tem uma longa e etílica conversa com Ambrósio, antigo empregado de sua família. Exumando lembranças de um passado esperançoso e sepultado, ele se pergunta algumas vezes: “mas em que ponto foi que o Peru se fodeu?”. Lá estava em cacos o Peru que fora promissor, sob o tacão da ditadura de Odría, nos anos 1960. Aqui estamos nós, sob algo que não tem nome exato, sob esta desconstrução diária do que havia, sob violências de formas diversas e uma incerteza recorrente: haverá salvação para nós e o Brasil? Ou do descarrilhamento atual virá um país despedaçado, em que as partes não se entendem nem se reconhecem?.

Direita está mais mobilizada nas redes sociais

Por Marsílea Gombata, na revista CartaCapital:

Desde a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, no dia 12 de maio, a direita se mostra muito mais mobilizada nas redes do que a esquerda. É o que mostra o Mapa das redes de mobilização no Facebook, construído pelos professores Esther Solano (Unifesp), Pablo Ortelllado (USP) e Marcio Moretto (USP).

O retrato, feito entre 11 e 25 de junho na rede social que possui no Brasil 99 milhões de usuários ativos mensais, mostra que as páginas de direita se sobressaem quanto ao número de curtidas, seja em posts e conteúdo compartilhado ou mesmo na própria página de apresentação.


FNDC debate candidatos ao Conselho da EBC

Do site do FNDC:

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) convida as organizações da sociedade civil para participar de reunião aberta que discutirá a participação na consulta pública que vai preencher as cinco vagas de representantes da sociedade civil no Conselho Curador da EBC. O encontro será realizado na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, na quinta 4 de agosto, às 19hs. O objetivo é mobilizar uma ampla participação social nesse processo, debater os desafios da comunicação pública na atualidade e, ao mesmo tempo, construir apoio a candidaturas representativas da sociedade civil nesse espaço, que é fundamental para a garantia de autonomia e independência da EBC e por mais diversidade e pluralidade na mídia.

Diretor da Cinemateca é réu por estelionato

Da revista Fórum:

Anunciado pelo ministro da Cultura, Marcelo Calero, nesta quinta-feira (28), como novo diretor da Cinemateca, Oswaldo Massaini Filho é réu em um processo de estelionato e o crime pode dar de um até cinco anos de prisão, além de multa.

Massaini trabalhava na SLW, corretora de valores que pertencia a apresentadora de televisão Márcia Goldschmidt. Segundo a reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, o advogado de Márcia disse que sua cliente investiu cerca de R$ 200 mil na corretora entre 2001 e 2002, mas afirma que o dinheiro “evaporou”.

Agenda da CNI: 30 anos de retrocesso em três

Por Juliano Giassi Goularti, no site Brasil Debate:

No contexto da crise, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou uma “Agenda para o Brasil sair da crise 2016-2018”. Nossa proposta é analisar criticamente pontos específicos dessa Agenda, uma vez que “é preciso repensar o Estado sem ser um neoliberal”.

Pautada pela ideologia neoliberal, a agenda da CNI pode ser resumida em quatro frentes: i) retirada de direitos sociais e garantias fundamentais; ii)corte de gastos públicos correntes com políticas sociais; iii) impactos na arrecadação federal (compensação de créditos entre tributos federais) e estadual (convalidação do ICMS); e, iv) privatização do Estado brasileiro.

Apelo de Lula à ONU mostra risco de ditadura

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A gravidade da denúncia de Lula contra o juiz Sérgio Moro no Conselho de Direitos Humanos da ONU não deve ser minimizada.

Mostra uma verdade importante, que é preciso encarar, ainda que seja dolorosa de reconhecer: a defesa dos direitos e garantias individuais no Brasil da Lava Jato tornou-se uma luta travada em situação desesperadora, na qual uma vítima, mesmo o cidadão que ocupou a presidência da República por dois mandatos, não tem a quem recorrer e precisa buscar auxílio internacional para proteger seus direitos.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

De vice decorativo a interino vingativo!

Por Altamiro Borges

Em recente debate no Centro de Estudos Barão de Itararé, o ex-ministro Franklin Martins disse que o golpista Michel Temer se converteu de “um vice decorativo em um interino vingativo”. Ele se referia ao processo de desmonte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com a exoneração do seu presidente-executivo, o jornalista Ricardo Melo – medida ilegal e arbitrária que depois foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – e a demissão de vários profissionais de renome. “Isto é censura, é perseguição política”, afirmou na ocasião. Nesta terça-feira (26), o alerta do ex-ministro foi corroborado pela onda de demissões no Ministério da Cultura – o que confirma que o vingativo usurpador detesta a democracia.

Quem pagou o churrascão do Cunha?

Por Altamiro Borges

Com fama de truculento e vingativo, o correntista suíço Eduardo Cunha é um homem emotivo. Após a cena comovente do choro no anúncio da sua renúncia à presidência da Câmara Federal, no início de julho, nesta quarta-feira (27) ele promoveu uma festa de despedida para os funcionários da residência oficial, localizada em área nobre de Brasília. Segundo o noticiário, teve churrasco e espumantes. Nas redes sociais, porém, os internautas não deram trégua ao pobre coitado - que foi traído até pelo Judas Michel Temer. A pergunta recorrente dos insensíveis internautas foi sobre quem financiou a festança, com maldosas insinuações de que a grana teve origem nos cofres públicos ou nas bilionárias propinas que o lobista recebeu de empresas em esquemas de corrupção. Pura maldade!

O Brasil e a dominação do financismo

Paulo Kliass, no site Carta Maior:

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), estrutura subordinada ao Ministério da Fazenda, apresenta algumas importantes atribuições institucionais no domínio da economia e das finanças públicas. Dentre tais missões, encontra-se o acompanhamento da evolução de nosso processo de endividamento público. Assim, o órgão divulga regularmente o “Relatório Mensal da Dívida Pública”. O documento aborda o comportamento e as variações observadas na evolução da dívida pública do governo federal, abrindo as informações inclusive para os seus componentes interno e externo.

Lula recorre à ONU contra abusos de Moro

Por Luciano Nascimento, na Agência Brasil:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou hoje (28) uma petição ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmando ser vítima de violação de direitos humanos em razão das ações da Operação Lava Jato. Segundo a petição, Lula se diz perseguido pelo juiz Sergio Moro, responsável pela operação na primeira instância, a quem acusa de abuso de poder.

A defesa de Lula reclamou o que considera “atos ilegais” praticados por Moro, entre eles a gravação e divulgação de conversas privadas dele com advogados e também com a presidenta afastada Dilma Rouseff, além da condução coercitiva para um depoimento no dia 4 de março.

Turquia: o golpe que pode abalar a OTAN

Por Pepe Escobar, no site Outras Palavras:

Em pleno espantoso expurgo, incansável, de amplo alcance, que não dá sinais de arrefecer, com 60 mil (e cada dia mais) funcionários públicos, acadêmicos, juízes, procuradores de justiça, policiais, soldados já presos, demitidos, suspensos ou que tiveram cassadas as licenças para trabalhar, já não parece restar qualquer dúvida de que o governo turco foi, sim, muito bem informado de que estava em organização um golpe militar, para o dia 15 de julho. É muito possível que a informação tenha chegado até ele graças à inteligência russa, mas evidentemente nem Moscou nem Ancara revelarão qualquer detalhe. Assim sendo, e de uma vez por todas: não foi autogolpe encenado.

Temer armará circo para rasgar a CLT?

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Um pai deve compartilhar as tarefas relativas à formação de seu filho ou sua filha. Isso é o básico, não é favor. Afinal de contas, tarefas domésticas ou familiares não são incumbência de determinado gênero, mas responsabilidade de pais e mães. Se você fica orgulhoso por “ajudar sua mulher em casa'' e acha que merece um troféu de Maridão do Ano, rapaz, acorde. Você está no século 21, não faz mais do que sua obrigação.

Dito isso, quase fundi meu cérebro tentando entender o que passou pela cabeça do presidente interino Michel Temer ao convocar a imprensa para registrar o momento em que buscou, ao lado de sua esposa, seu filho em uma escola de Brasília.

Gilmar Mendes e a corrupção eleitoral

Por Aldo Arantes, no site Vermelho:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, uma das maiores lideranças do golpe institucional, declarou que a proibição de doações empresariais pode gerar fraudes e caixa dois. Ora, fraudes e caixa dois sempre existiram por meio do financiamento empresarial de campanha. Na realidade tal formulação é uma justificativa esfarrapada para o retorno deste tipo de financiamento como parte de uma reforma política das elites.

A maldição do golpe dos corruptos

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Não importa a votação final do Senado, Dilma já foi absolvida pela história e os golpistas condenados.

Ficou cabalmente provado que ela não cometeu o crime que lhe foi imputado na peça infame do impeachment.

Dilma não pedalou.

Ficou cabalmente provado, igualmente, que seu afastamento foi um golpe cínico, canalha, despudorado da plutocracia corrupta e predadora.

A retomada dos atos contra o golpe

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

A Frente Povo sem Medo concentra forças para a realização de atos por todo o país no próximo domingo (31). A organização divulga sua página no Facebook uma agenda de manifestações também em várias cidades importantes da Europa, promovidas por coletivos e entidades em defesa da democracia no Brasil e contra o golpe que afastou Dilma Rousseff da presidência da República.

O chapa-branquismo golpista da Globo

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

O Valor, que um dia tentou se diferenciar do populismo golpista de seus coleguinhas, ainda teve um surto de valentia e deu um título sutilmente crítico à notícia:



Eu enfatizo o termo "sutilmente", porque se fosse com a Dilma, a manchete seria algo como: "Dilma abusa do cargo e tenta manipular mídia para melhorar sua imagem". Em seguida, a oposição tentaria abrir uma CPI. O procurador-geral da República daria uma entrevista pedindo o indiciamento da presidenta. Gilmar Mendes convocaria uma coletiva para afirmar que Dilma estava fazendo tudo para se "manter no poder".

O fascismo e sua imbecilidade ilógica

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Célebre por seus estudos sobre a França de Vichy, Robert Paxton dizia que o fascismo se caracteriza por uma sucessão de cinco momentos históricos: a criação de seus movimentos; o aparelhamento do setor público; a conquista do poder legal; a conquista do Estado; e, finalmente, a radicalização dos fins e dos meios - incluída a violência política - por intermédio da guerra.

O fascismo de hoje se disfarça de “liberalismo” no plano político e de neoliberalismo no plano econômico.

"Plano Temer" para adiar cassação de Cunha

Do blog Viomundo:

Denúncia do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), nesta quarta-feira (27), aponta as articulações de Michel Temer para adiar a votação de cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com Pimenta, que é vice-líder do PT na Câmara, Temer está “atuando pessoalmente” para que a votação só ocorra depois da decisão do Senado Federal sobre o impeachment de Dilma Rousseff.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Marta e Matarazzo, "a chapa dos traíras"

Por Altamiro Borges

O anúncio da aliança entre Marta Suplicy (PMDB) e Andrea Matarazzo (PSD) na disputa para a prefeitura de São Paulo gerou uma onda hilária de comentários nas redes sociais. A chapa foi apelidada de “Ma-Mata”, de “Coalizão do Morumbi”, de “Indústrias Reunidas Matarazzo”, entre outros nomes jocosos. Talvez o melhor rótulo, porém, seja o de “a chapa dos traíras”. Afinal, ambos traíram seu passado e seus partidos com objetivos meramente eleitoreiros. A dúvida é se a exótica aliança, que juntou dois ex-adversários raivosos, irá ludibriar os paulistanos. A ex-prefeita pode perder os votos que ainda possuía na periferia da cidade e o “vereador das abotoaduras de ouro” pode ser rejeitado pela elite paulistana.