Casal Hernandes e o teto que desabou da igreja Renascer |
O fim das trevas bolsonarianas pode complicar de vez os negócios já bem enrolados do casal Estevam e Sônia Hernandes, donos da Igreja Renascer. Segundo postagem de Ricardo Feltrin nesta sexta-feira (14), os líderes evangélicos “perderam a sede da TV Gospel e outros imóveis localizados no bairro Cambuci, em São Paulo. O conjunto de imóveis foi avaliado em R$ 30.336.691,24 e irá à leilão para pagamento de dívidas da igreja”.
Fundada em 1996, a Renascer sempre teve problemas com a Justiça. No caso acima, a dívida é com a União. O leilão abrange o terreno que foi sede da seita, o prédio de apartamentos em anexo e a sede das instalações da Rede Gospel de Televisão. Além desse processo, há dezenas de dívidas com proprietários de imóveis que foram alugados para a igreja trambiqueira e ficaram anos sem receber. Ricardo Feltrin relembra alguns desses rolos:
Presos em Miami por contrabando
“Assim como outro líder neopentecostal, Valdemiro Santiago, o casal Estevam e Sônia vem enfrentando um ‘inferno astral’ há mais de uma década. Tudo começou a degringolar em janeiro de 2007, quando ambos foram detidos no aeroporto de Miami contrabandeando dólares em uma Bíblia. Ambos foram condenados, no total, há dez meses de prisão, sendo metade em regime fechado e outra metade em aberto. Foram liberados em junho de 2008, mas tinham muitos outros problemas no Brasil”.
“Havia pedidos de arresto ou congelamento de bens e contas bancárias. Seis meses depois de desembarcarem no Brasil foram condenados novamente à prisão por evasão de divisas, mas a 6ª Vara Criminal de SP optou em deixá-los cumprir pena em liberdade. O processo acabou sendo arquivado pelo TJ-SP um mês depois, em agosto de 2008. Cinco meses depois, o casal Hernandes enfrentaria seu maior pesadelo. Era 18 de janeiro de 2009 quando o teto da sede da igreja, um dos imóveis que serão leiloados, desabou e matou 9 pessoas – 100 ficaram feridas. Dois anos antes o local havia sido interditado pela prefeitura por falta de vistoria”.
O jornalista enfatiza ainda que, em outubro passado, a Dívida Ativa da União do casal de mercadores da fé era de 52 milhões de reais. “Das maiores vertentes evangélicas do país, a Renascer tem a maior dívida de todas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: