segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Demo não quer ser chamado de DEM

Por Altamiro Borges

Saiu hoje no sítio do jornal Valor Econômico, em matéria assinada por Vandson Lima:

*****

SÃO PAULO - O Democratas não quer mais ser chamado de DEM. Com base em uma pesquisa qualitativa apresentada nesta segunda-feira, em seminário da legenda em São Paulo, detectou-se que a diminuição do nome é prejudicial a seu reconhecimento junto à população.

"Nós nunca inventamos esse DEM. Portanto, massifiquem o nome Democratas", pediu o senador e presidente do partido Agripino Maia (RN). Lideranças da sigla avaliaram que o uso da sigla "DEM" foi forçado pela imprensa.

O DEM, ou Democratas, no entanto, aderiu à ideia que agora rechaça, já que o usa em sites do partido como o demnacamara.com.br, que consta inclusive no folder distribuído no evento.


*****

A caminho do inferno

Os demos realmente estão apavorados. Fora do governo central, esse partido fisiológico e patrimonialista corre o risco de extinção. Ex-Arena durante a ditadura militar, ex-PDS no período da redemocratização e ex-PFL nos tempos do tsunami neoliberal, a legenda da direita nativa definhou nos últimos anos. Em 1998, o PFL/DEM elegeu 105 deputados federais; em 2010, foram apenas 43. Em 2000, ele elegeu 1.026 prefeitos; em 2008, foram somente 495.

Além da crescente perda de votos, a sigla tem sofrido várias defecções internas. A pior delas ocorreu com a criação do PDS, do prefeito Gilberto Kassab. Em 2011, o DEM perdeu 17 deputados federais do total de 43, um senador de um total de seis, e um governador de um total de dois, além de prefeitos, vereadores e deputados estaduais. Para piorar, a sua principal estrela nacional, José Roberto Arruda, que chegou a ser cogitado para vice de José Serra ("vote num careca e leve dois", afirmou o tucano), foi preso por corrupção no famoso escândalo do "mensalão do DEM".

Este inferno astral talvez explique porque os "democratas", filhotes da ditadura, querem exorcizar o nome DEM. Será que a manobra marqueteira vai colar? Há que garanta que a sigla não resistirá ao teste das eleições municipais deste ano. Se o desempenho em 2012 for pífio, há quem aposte na sua extinção. Muitos demos inclusive preparam as malas para migrar para outras legendas. Até o diabo já informou que não aceita os demos no inferno. Teme pelo patrimônio!

*****

Leia também:

- 2011: um ano infernal para o DEM

- RN: último bastião do DEM está ruindo

- DEM disfarça, mas ruma para o inferno

- Dilma encara o inquisidor do DEM




9 comentários:

  1. se brincar, o PFL é capaz de mudar o nome p/ Partido Comunista e Socialista dos Trabalhadores Brasileiros (PCSTB) só p/ tentar ludibriar os bestas

    ResponderExcluir
  2. O PFL queria se chamar PD (Partido Democrata), mas devido ao slogan do PT - oPTei, eles desistiram!
    O povo poderia dizer: PD - PeiDei!
    Então, resolveram se revelar vendidos de alma em sutileza e escolheram DEM mesmo!
    São os DEMos na face da Terra!

    ResponderExcluir
  3. Os DEMos trocarão de nome! Agora é que vão desembestar e adotar um nome mais pomposo e agressivo: DEMOCRAmunhões!

    ResponderExcluir
  4. Demorô! Recado p/ os DEMOS: chora na cama que é lugar quente! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. chama logo de demo (cruz-credo!!)

    Márccio Campos

    ResponderExcluir
  6. Caaaalma gente, senão vão começar a chamar o PT de "Partido dos Traidores" (da Pátria).

    ResponderExcluir
  7. Vou continuar chamando "demo" e escrevendo assim: DEMo.

    Não adianta apelos!

    Go Oliveria

    ResponderExcluir
  8. Nem o capeta quer receber o DEMO, medo de sumir o patrimônio do inferno.

    ResponderExcluir
  9. O Capeta deve ser melhor que o Demo!

    ResponderExcluir

Comente: