sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Recessão pesada... no Japão e Itália!

Por Altamiro Borges

Nas manchetes dos jornalões e nos comentários ácidos dos telejornais parece que o Brasil é o único país do mundo em crise. Já nas notinhas, que não despertam a ira dos leitores e telespectadores, fica evidente que a crise econômica é planetária e atinge o coração do sistema capitalista. Os EUA continuam patinando na recessão, apesar dos recentes índices sobre o aumento do emprego. Nesta semana, a mídia colonizada confirmou, em notas de rodapé, que o Japão e a Itália, duas das maiores potências mundiais, também enfrentam enormes dificuldades.

Globo mentiu sobre "triplex de Lula"

Por Altamiro Borges

O Instituto Lula divulgou na final da tarde desta sexta-feira (12) uma nota em que desmente os boatos sobre o apartamento comprado pelo ex-presidente no Guarujá, no litoral paulista. Durante vários dias, alguns fascistóides alimentaram nas redes sociais esta falsa boataria. Eles foram insuflados por uma "reporcagem" do jornal O Globo, que até poderia ser processado por calúnia. Leia a íntegra da nota:


Racismo e estupro na USP serão punidos?

Por Altamiro Borges

A mídia privada deu grande destaque aos protestos de estudantes de medicina contra o programa “Mais Médicos”. Alguns deles foram histéricos e esbanjaram preconceito de classe e um anticomunismo tacanho. O estardalhaço da imprensa, em plena campanha eleitoral, visava desgastar a presidenta Dilma Rousseff. Não tinha qualquer preocupação com a saúde da população mais sofrida. Na semana passada, porém, o Ministério Público (MP) anunciou a abertura de inquérito para apurar as denúncias de racismo e estupros envolvendo alunos da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP). A mídia “privada” – nos dois sentidos da palavra – simplesmente evitou dar destaque para a grave notícia!

Queda da informalidade não é manchete

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade que representa as maiores redes varejistas do país, divulgou um estudo impactante. Ele comprova que nos últimos dez anos houve uma drástica queda do trabalho informal no Brasil. O emprego sem carteira assinada – o que significa ausência de direitos trabalhistas, piores salários e condições precárias de trabalho – baixou de 55%, em 2002, para 40% em 2012. O estudo, porém, não foi manchete nos jornalões e nem mereceu comentários nos telejornais. A mídia privada, no seu “oposicionismo” contra os governos Lula e Dilma, prefere só realçar ou inventar notícias negativas. Os “urubólogos de plantão” escondem a realidade!

Fórum-21: Ideias para o avanço social

Do site Carta Maior:

O resultado das urnas em 2014 não arrefeceu a disputa política no país; ao contrário, intensificou a mobilização de setores conservadores empenhados em colocar as forças progressistas, democráticas e populares na defensiva.

A disposição da direita em promover o acirramento da luta ideológica e política convoca as forças da esquerda à mobilização para o debate e ação. É preciso disputar hegemonia ideológica na sociedade. Para tanto, será imprescindível elevarmos o nível de politização de uma sociedade que reivindica mais participação, mas carece até de canais públicos de diálogo e reflexão.

Clube Militar inventa "vítimas"

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A divulgação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade produziu reações características dos envolvidos – direta ou indiretamente – com os crimes de lesa-humanidade cometidos pela ditadura militar. Diante da divulgação vexatória de atos como estupros de mulheres e homens e até tortura de crianças, os que praticaram aqueles horrores, ou as famílias dos que praticaram e estão mortos, inventaram uma “desculpa”.

Os negócios ilegais entre mídia e igrejas

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O tema da revenda de espaços na grade de programação de veículos de radiodifusão a igrejas e entidades religiosas chegou, enfim, à Justiça. O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou duas ações pedindo a invalidação das outorgas do Grupo CNT e da Rede21, que possuem contratos milionários – e obscuros – com entidades religiosas, o que o MPF classifica como inconstitucional.

Jô e a "biografia impecável" de Dirceu

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Deu a louca no Jô?

Nos últimos programas, ele tem dito coisas que não estão no roteiro do pessoal da Globo.

A última delas foi uma defesa da “biografia impecável” de Dirceu perante um pelotão de velhas senhoras furiosas.

Por que a mídia protege Bolsonaro?

Por Antonio Martins, no site Outras Palavras:

Há um novo exemplo de descasamento entre o que os leitores dos jornais julgam importante e o que vai para as manchetes. Desde terça-feira, as matérias sobre o discurso provocador do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), ofendendo e ameaçando sua colega Maria do Rosário (PT-RS), estão entre as mais lidas, nos sites da Folha, Estado e Globo. No entanto, o assunto recebe, destes órgãos, destaque muito menos relevante: está ausente das capas, nas edições impressas. Nas páginas iniciais dos respectivos sites, ou não comparece (Folha), ou tem espaço secundário (Globo e Estado). Por que?

Lava-Jato encontra digitais tucanas

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Sem manchete "espetaculosa", sem repercussão nos portais de seus jornais e sem chamada no televisivo Jornal Nacional, a revista Época, da Globo, publicou na terça-feira (9) que, a operação Lava Jato da Polícia Federal (PF) apreendeu, três semanas atrás, na sede da empreiteira Camargo Corrêa, uma tabela que relaciona políticos, obras e valores em dólares. Suspeita-se que a lista indique propinas pagas pela empreiteira entre os anos de 1990 e 1995.

A vitória de Dilma no 3º turno

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Aparentemente, a trama para não aprovar as contas de campanha de Dilma Rousseff era apenas uma teoria de conspiração mesmo.

Alguém poderia dizer que a conspiração foi abortada depois que alguns a revelaram, mas isso seria uma outra teoria, então é melhor enterrar este assunto e virar a página.

O importante é que a soberania do povo está garantida.

Bolsonaro desmoraliza a Câmara Federal

Por Paloma Rodrigues, na revista CartaCapital:

"Há um sentimento geral no Plenário de que dessa vez o parlamentar exorbitou todos os limites toleráveis". A frase é da líder da Bancada Feminista na Câmara, Jô Moraes (PCdoB-MG), sobre as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) direcionadas à ex-ministra dos Direitos Humanos e também deputada Maria do Rosário (PT-RS). Na terça-feira 9, Bolsonaro afirmou, durante discurso no Plenário, que não estupraria Maria do Rosário porque ela não merecia.

Sheherazade, Bolsonaro e a notícia falsa


Da revista Fórum:

As polêmicas envolvendo as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) contra a também deputada Maria do Rosário (PT-RS), que ocorreram na Câmara, têm repercutido em todo o país.

Após discurso da ex-ministra de Direitos Humanos, Bolsonaro se dirigiu à parlamentar com ofensas machistas. “Não saia não, Maria do Rosário, fica aí. Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias, ‘tu’ me chamou de estuprador no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui para ouvir!”, bradou no plenário.

Folha e ditadura, uma antiga parceria

Por Thiago Cassis, no site da UJS:

O jornal, apoiador da ditadura militar, Folha de S.Paulo traz em seu editorial desta sexta-feira (12) uma defesa e uma tentativa de colocar panos quentes no relatório final da Comissão da Verdade que é, no mínimo, vergonhosa.

Segundo o jornal, o relatório silencia sobre “os crimes das organizações armadas que combateram para substituir a ditadura militar por outra, de cunho comunista”. O jornal, nesse caso, está chamando de criminosos os que combateram pelo fim das atrocidades cometidas pela ditadura militar.

Lava jato tucano e o golpismo

Por Gilson Reis, no site Vermelho:

Nos últimos noventa dias a Operação Lava Jato da Polícia Federal tomou conta de todos os noticiários da imprensa nacional. Manhã, tarde, noite e madrugada, lá está em destaque o escândalo da Petrobras e seus tentáculos com empreiteiras, fornecedores, doleiros, políticos, partidos e diretores da estatal. Conforme denominação da mídia tradicional “o petrolão”.

Governo Dilma quebra dois tabus

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Tínhamos, até outro dia, dois tabus inamovíveis:

* Nunca saberemos quem cometeu os crimes de lesa-humanidade durante a ditadura militar porque os generais não vão deixar mexer neste assunto.

* A turma do colarinho branco, que pode pagar bons advogados, nunca irá para a cadeia.

Os cães ladram e a democracia avança

Por Jandira Feghali, no Jornal do Brasil:

A vitória da presidenta Dilma Rousseff ainda soa como música fúnebre aos ouvidos da direita. Ao conquistar um pleito pela quarta vez com maioria popular no Brasil, o projeto à esquerda sepulta mais uma vez a opção neoliberal. Sempre festejada pelas forças conservadoras e reacionárias, desta vez a direita esperneia onde e quando pode. Para evitar o inevitável ostracismo dos derrotados, há quem aposte no palanque diário, como o tucano Aécio Neves, ou no ódio, como todos os seus seguidores.