quarta-feira, 19 de junho de 2024

Bolsonaristas visitarão Bannon na cadeia?

Xandão retira a proteção de Arthur Lira

Lula é aprovado por 36% dos brasileiros

Arthur Lira e o PL com ataque às mulheres

As relações entre Campos Neto e Tarcísio

Ruas e redes frearam PL dos Estupradores

Crescente apoio à Palestina isola Israel

A guerra mundial entre Lula e Campos Neto

domingo, 16 de junho de 2024

Estuprador bolsonarista sofre nova derrota

Por Altamiro Borges


O ricaço Thiago Brennand, que se jactava nas redes sociais de ser “armamentista, conservador e bolsonarista” e que atualmente reside na cadeia, segue sofrendo derrotas na Justiça. Na semana passada, ele foi condenado a pagar uma indenização de R$ 60 mil à advogada Gabriela Manssur. Em 2022, o empresário ficou famoso ao ser flagrado por câmeras de vídeo agredindo uma modelo numa academia de ginástica de São Paulo. Covarde, ele fugiu do país, mas foi preso em abril do ano passado nos Emirados Árabes e foi extraditado para o Brasil.

Streaming já supera SBT, Band e Record

Reprodução da internet
Por Altamiro Borges


Pesquisa da Kantar Ibope divulgada na semana passada revelou que o serviço de streaming já superou a soma das participações das emissoras Record, SBT e Bandeirantes no horário nobre. Em maio deste ano, a fatia das três redes de TV aberta na audiência nacional foi menor do que os conteúdos assistidos em plataformas como YouTube, Netflix ou na própria internet. Juntas, elas detiveram 21,3% de participação ante 23,2% do CSR, sigla usada pelo Kantar para classificar o streaming. A TV Globo permanece na liderança com 36,1% da audiência.

Bolsonaristas visitarão Steve Bannon na cadeia?

Charge: Kamensky/Cartoon Movement
Por Altamiro Borges


Por decisão da Justiça dos Estados Unidos, o neofascista Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump, deverá ficar na cadeia por quatro meses. O juiz federal Carl Nichols determinou que ele se entregue até o final deste mês para cumprir a pena fixada. O ricaço foi julgado culpado por se recusar a cooperar com a investigação sobre os ataques terroristas ao Capitólio – a sede do Legislativo dos EUA –, em janeiro de 2021.

Steve Bannon não atendeu a uma intimação para depor ao comitê da Câmara dos Deputados que apura o caso. A sentença que condenou Steve Bannon, de outubro de 2022, foi assinada pelo mesmo juiz, que permitiu na ocasião que ele ficasse em liberdade enquanto recorria. Agora, porém, o magistrado ordenou que o trumpista se entregue para cumprir pena. Caso não cumpra a sentença, o terrorista será considerado como foragido.

Juiz de SC protege o censor Luciano Hang

Charge: Firuz Kutal
Por Altamiro Borges


Em nota divulgada nesta quinta-feira (13), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a decisão do juiz Gilberto Gomes de Oliveira Junior, de Santa Catarina, de censurar o site Metrópoles por uma reportagem que revelou mensagens de um grupo de WhatsApp em que empresários bolsonaristas tramavam um golpe militar em caso de vitória de Lula nas eleições de 2022 e atacavam o Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O juiz atendeu a um pedido do censor Luciano Hang, vulgo Véio da Havan.

sábado, 15 de junho de 2024

Uma tragédia anunciada no Rio Grande do Sul

Regulação da IA é adiada no Senado

Globo, Folha e Estadão aderem a novo golpe

Lula enfrenta campo minado no Congresso

Elite adianta guerra política para derrubar Lula

Mídia está na ofensiva contra Lula-3

Sindicatos denunciam Ratinho Júnior na OIT

Foto: Bruna Durigan/APP Sindicato
Por Altamiro Borges

O governador bolsonarista do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), teve sua imagem manchada nesta quinta-feira (13) durante a conferência anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada em Genebra (Suíça). Seis centrais sindicais brasileiras (CUT, CTB, FS, UGT, CSB e NCST) apresentaram queixa contra o gestor truculento e privatista - que sonha em ser candidato à Presidência da República em 2026. O documento foi entregue no mesmo dia da visita do presidente Lula à OIT.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Bolsonarista da Bola de Neve está no inferno

Google e IA ameaçam a web

Roberto Campos Neto rasga a fantasia

Bolsonarista da Bola de Neve está no inferno

Arte: Vanessa Rosa (VA)/ONU Mulheres
Por Altamiro Borges


Nunca falha! Mais um pastor bolsonarista está enrolado na Justiça e vive um inferno astral. Nesta semana, a Justiça de São Paulo concedeu medida protetiva à pastora e cantora gospel Denise Seixas contra seu marido, Rinaldo Pereira, líder da igreja evangélica Bola de Neve. O midiático Apóstolo Rina é acusado por vários crimes, como lesão corporal, violência psicológica, ameaça, injúria e difamação.

“Em depoimento à Polícia Civil, Denise Seixas disse que sofreu diversos tipos de agressão durante todo o relacionamento com o pastor, de xingamentos a violência física. Ela relatou diversos tipos de agressão por parte de Rinaldo, como socos no rosto, cadeira jogada na direção dela e ameaças para ter relações sexuais com o pastor”, descreve postagem do site Metrópoles.

Cavalo de Tróia bolsonarista no Banco Central

Charge: Amarildo
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Roberto Campos Neto tirou o disfarce de tecnocrata “independente” do Banco Central [BC] e vestiu o figurino de agente bolsonarista.

No convescote com banqueiros e correligionários extremistas na sede do governo de São Paulo, ele aceitou ser ministro da Fazenda de Tarcísio de Freitas caso o governador bolsonarista seja eleito presidente do Brasil.

Não se pode descartar, contudo, a hipótese de um plano ainda mais ambicioso de Campos Neto. Como, por exemplo, a candidatura dele a vice de Tarcísio. Tal aliança significaria a adesão integral das finanças e do “mercado” à chapa ultradireitista na eleição de 2026, movimento que estimularia a coesão de todo establishment em torno do projeto fascista contra Lula.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Mídia entra em guerra contra governo Lula

Mourão pede que Milei abrigue golpistas

Baixarias na Câmara sob o comando de Lira

Criança não é mãe, estuprador não é pai

Foto: Junior Lima/MídiaNinja
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

O obscurantismo parlamentar ameaça aprovar um projeto de lei hediondo, que pode mandar para a cadeia, para cumprir pena de 20 anos, uma criança ou adolescente que tenha sofrido estupro e feito aborto legal depois das 22 semanas de gravidez. A punição será para todas as mulheres mas sabemos todos que as meninas do Brasil são as vítimas mais frequentes da violência sexual. Já o estuprador, se chegar a ser punido, pegará pena de 6 a 10 anos. Que nome se pode dar a tamanha aberração jurídica?

Comportamento desejável do sindicalismo

Charge: Ota
Por João Guilherme Vargas Netto


Depois da derrota maiúscula que o movimento sindical teve com a aprovação na CCJ do Senado do jabuti do senador Rogério Marinho (que praticamente inviabiliza as contribuições dos trabalhadores aos sindicatos nas negociações coletivas) dois extremos devem ser evitados: o desespero niilista e o relaxamento, ambos paralisantes.

Foi uma batalha perdida cujos desdobramentos podem ser ainda piores, mas que exige resposta imediata e inteligente das direções sindicais.

De saída, a constatação da esperteza e persistência do senador que procura criar um verdadeiro bloco antissindical no Congresso, reforçando assim sua posição de líder do bolsonarismo em ambas as casas congressuais.

Impasses e saídas para o momento político

Imagem do site gov.br
Por José Dirceu, no site A terra é redonda:

A importante derrota do governo nas votações dos vetos presidenciais no Senado e na Câmara dos Deputados no dia 28 de maio mostra não só que a correlação de forças é adversa para a centro-esquerda - que reúne não mais que 130 deputados, o que é fato mais do que conhecido (no Senado o cenário não é muito diferente) - mas que a articulação política do governo com sua base ampliada falhou fragorosamente. Como muitos apregoam e defendem, tarefa urgente é arrumar a casa, se Lula não quiser enfrentar novas crises no Congresso.

Haddad, respeite a Conceição!

Foto: Ricardo Stuckert
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


A professora Maria da Conceição Tavares vem sendo muito justamente homenageada e lembrada ao longo dos últimos dias. O seu falecimento recente operou como estímulo para que um número impressionante de colegas, alunos, ex-alunos, companheiros, professores, pesquisadores, dirigentes políticos e instituições de todos os tipos rendessem uma série de homenagens póstumas à grande mestra.

Ela havia completado 94 anos em abril, cumprindo uma trajetória maravilhosa ao longo de sua vida. Nascida em Portugal, fugiu da ditadura salazarista e foi acolhida em 1954 no Brasil, chegando em nossas terras bem na época de ouro do desenvolvimentismo. Desde o início se encantou pelo País e por aqui encontrou as oportunidades de levar em frente seus projetos de uma sociedade mais justa e igualitária. Tornou-se uma incansável estudiosa e pesquisadora da economia política, oferecendo sua colaboração também na formulação e implementação de políticas públicas. Trabalhou no BNDES e na CEPAL, tendo participado inclusive da equipe que concebeu o Plano de Metas do Presidente Juscelino Kubitscheck.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Estadão abana gabinete do ódio bolsonarista

As lições mexicanas para o campo popular

Claudia Sheinbaum e Andrés Manuel López Obrador
Por Jair de Souza

O vídeo indicado ao final de nosso texto faz um repasso da repercussão no México e no resto do mundo da recente vitória eleitoral de Claudia Sheinbaum, a candidata vinculada com o atual presidente, Andrés Manuel López Obrador.

Estamos falando de um fato muito relevante por vários motivos. Primeiramente, por tratar-se da primeira mulher a galgar ao posto de Presidente em toda a história do México, desde sua constituição como Estado. Em segundo lugar, poderíamos citar a circunstância de ela representar a continuidade de um governante que assumiu pondo fim a uma infindável sequência de mandatários vinculados aos interesses dos grupos oligárquicos e do imperialismo estadunidense. Mas, também merece ser destacada a ampla margem com a qual ela superou sua concorrente mais bem posicionada, já que obteve quase o dobro de votos que os recebidos pela candidata preferida dos grandes grupos midiáticos, dos setores mais endinheirados e, naturalmente, das forças alinhadas com o imperialismo estadunidense.

Estadão lambe as botas da extrema direita

Charge: Vitor Teixeira
Por Moisés Mendes, em seu blog:


O Estadão descobriu que o governo usa as redes sociais para defender seus planos e suas ideias e para se defender dos ataques dos agressores, entre os quais o próprio Estadão. E descobriu ainda que a estrutura do Planalto de aproveitamento das redes usa formas de planejamento e de ação que o próprio Estadão usa como jornal. Que estudantes usam.

O Estadão é um descobridor. A reportagem, que se esforça para ter um tom de denúncia, descobriu que a Secretaria de Comunicação do governo tenta identificar uma pauta diária a partir do que considera temas que exigem ações no momento.

Não seria uma eureca nem nos primeiros jornais de poste da era de Gutenberg. Mas o Estadão descobriu que governo e aliados do governo tentam trabalhar nas redes os assuntos da ordem do dia, como se o Diário de Sorocaba, a Folha de Barbacena e a prefeitura de Quaraí não fizessem o mesmo. Fazem há décadas, pelo menos desde a primeira metade do século 20.

A extrema direita e a 'construção do idiota'

O CPAC e a Internacional Fascista

segunda-feira, 10 de junho de 2024

O avanço fascista no Parlamento Europeu

Charge: Antonio Rodríguez/Cartoon Movement
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Acabaram não se confirmando as expectativas de uma vitória acachapante da extrema-direita na eleição para o Parlamento Europeu.

Apesar disso, contudo, os resultados da votação são altamente preocupantes, pois evidenciam o maior ascenso da representação política e institucional da extrema-direita européia desde o final da Segunda Guerra, com a conquista de 170 cadeiras – quase 25% do total.

Com isso, a extrema-direita ampliou 52 assentos, significando um crescimento de 44% em relação à representação que conseguiu eleger em 2019.

Os agrupamentos que mais perderam cadeiras foram o Renovar Europa, neoliberal, que perdeu 23 cadeiras, e o Grupo Verdes/Aliança Livre Européia, com 18 cadeiras perdidas.

Europa: o Partido da Guerra perdeu

Por Antonio Martins, no site Outras Palavras

Ao dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleições antecipadas no domingo (9/6), logo depois de sofrer derrota política avassaladora, o presidente da França, Emmanuel Macron, deu o tom das manchetes e análises sobre o resultado da disputa pelo Parlamento Europeu. A extrema direita teria obtido, em todo o velho continente, uma grande vitória. O resultado estaria fazendo tremer as instituições. Somado à alta probabilidade de triunfo de Donald Trump nos EUA, em novembro, ele pressagiaria o pior.

Lira tolera terror bolsonarista no Congresso

O impacto geopolítico da eleição na Europa

Estadão dá gás à fake news bolsonaristas

Extrema direita avança na França

Collor de Mello derrota TV Globo em Alagoas

Por Altamiro Borges


Na quinta-feira passada (6), a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu, por dois votos a um, que a Globo deverá manter o contrato de afiliação com a TV Gazeta, pertencente ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e sua família. Desta forma, o TJ-AL negou um recurso do império global, que questionou na Justiça liminar de primeira instância que determinou a renovação compulsória por cinco anos entre as duas emissoras. A TV Globo já anunciou que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar derrubar a liminar.

domingo, 9 de junho de 2024

Banco pede apreensão de bens de Jair Renan

Charge: Nando Motta/247
Por Altamiro Borges


O jornal Estadão revelou nesta quinta-feira (6) que o banco Santander voltou a pedir à Justiça a apreensão de bens de Jair Renan Bolsonaro, o filhote 04 do ex-presidente fujão, para cobrir uma dívida de R$ 360 mil. O playboy, que recentemente lançou sua candidatura a vereador em Balneário Camboriú (SC), é alvo de “um processo por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica. A ação foi aberta a partir de investigação e denúncia do Ministério Público do Distrito Federal”, descreve a matéria.

Moro vira réu por caluniar Gilmar Mendes

Maria da Conceição Tavares como professora

Universidades federais: a greve continua

O projeto nefasto de privatizar as praias

Bolsonaristas articulam 'operação anistia'

Momentos de Maria da Conceição Tavares

Lava-Jato e a luta pela recuperação do país

Eleições de 2024 e a desinformação

Steve Bannon será preso nos EUA

sexta-feira, 7 de junho de 2024

X não assina acordo contra fake news

Charge: Glez
Por Altamiro Borges


Nesta quinta-feira (6), as plataformas Meta, TikTok, Google, Kwai, Microsoft e YouTube assinaram acordo de adesão ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio de 2023/2025. Apenas uma big tech, a rede X (antigo Twitter), do arrogante ricaço Elon Musk, não participou do ato de assinatura – o que confirma a intenção da sua megacorporação de continuar difundido fake news e mensagens de ódio e violência, em especial em um ano de eleições municipais no Brasil.

Arthur Lira: de pato manco a lança-bombas

Charge: Romulo Garcias
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Lira faz jogo duplo. Ao mesmo tempo em que achaca e chantageia o governo para aumentar o controle de verbas do orçamento e os fundos públicos, ele atua na presidência da Câmara como o grande artífice da ofensiva política e ideológica do extremismo bolsonarista.

Nas horas vagas, ele se reúne com Waldemar Costa Neto, Bolsonaro e Tarcísio de Freitas para construir a candidatura anti-Lula para 2026.

Nas votações sobre temas econômicos, fiscais e tributários, Lira presta obediência e fidelidade à Faria Lima, às finanças e a grupos de interesse. Ele só empresta o apoio da bancada sob sua influência para a aprovação das iniciativas do Planalto que sejam palatáveis ao mercado.

Bolsonarista da Polishop tem bens penhorados

Desafios da comunicação na plenária do FNDC

Mídia esconde ação do governo Lula no RS

Lira e aliados salvarão Bolsonaro da cadeia?

Fascistas que atuam na blitzkrieg na Câmara

Por Plinio Teodoro, na revista Fórum:

Sob efeito de uma antiga versão de crystal meth, nome dado à metanfetamina, soldados rasos das tropas de Adolph Hitler promoviam o que na Alemanha nazista ficou conhecida como "blitzkrieg".

Sob efeito da droga, que os deixavam eufóricos e "invencíveis" - segundo o escritor alemão Norman Ohler, autor de In Der Totale Rausch ["Totalmente Adrenalizados", em tradução livre] -, esses soldados descartáveis (lembram-se de Daniel Silveira?) se colocavam na linha de frente das "guerras relâmpagos" para defender o governo do "mito" alemão durante a II Guerra Mundial.

Passado quase um século, Jair Bolsonaro (PL), que até 2018 atuou como pária destilando ódio e impropérios às margens do Congresso, criou a própria horda fascista, que invadiu a Câmara dos Deputados para espalhar o terror por meio da violência física e verbal, como se pôde ver nesta fatídica quarta-feira (5) em diversas comissões.

Hipocrisia made in the U.S.A.

Por Jair de Souza

O sistema capitalista apresenta uma peculiaridade muito típica. Para que alguma de suas expoentes autoridades seja condenada judicialmente e sofra as devidas punições penais, é preciso que seus delitos sejam suficientemente insignificantes para não pôr em cheque nenhuma das estruturas de sustentação deste sistema de exploração social.

Aqui no Brasil, poderíamos citar o caso de um ex-juiz em grande medida responsável pela destruição da base industrial de nossa nação com vistas a favorecer os interesses do imperialismo gringo. Com sua nefasta atuação, esse ex-juiz provocou um aumento do desemprego que afetou milhões de trabalhadores, com o consequente alastramento da miséria. No entanto, o dito cujo só está agora sob ameaça de condenação porque caiu na besteira de proferir palavras insultantes a um dos integrantes de nossa Suprema Corte. Ou seja, nada em função dos inúmeros crimes que ele sabidamente praticou em prejuízo do conjunto do povo brasileiro.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

O que fazer em apoio ao povo palestino?

Véio da Havan é punido por assédio eleitoral

Armínio Fraga: Um funcionário do status quo

Tragédia no RS: O rio só quer passar

Ainda há no Brasil uma articulação golpista

Eleições na Venezuela e a cobertura da mídia

A centro-esquerda e o dever de agir

Por Roberto Amaral, em seu blog:

É preciso contemplar os desafios do quadro político resgatando algo dos pressupostos que dominavam o pensamento e a estratégia da esquerda brasileira antes do fim do “socialismo real” e da infiltração do ideário neoliberal, que contaminou setores consideráveis do movimento progressista, conquistado pelo imediatismo: a ilusória expectativa de conquista do poder mediante a renúncia ao projeto socialista. O campo de ação dos dias de hoje nada guarda de lembrança daqueles que deram o tempero do pleito de 1989 – o qual, mesmo elegendo o delfim da ditadura, consagrou, com as campanhas de Lula e Brizola, a emergência eleitoral da esquerda, pela primeira vez na república disputando a presidência. 

Todo apoio à Conalis

Por João Guilherme Vargas Netto

A luta de classes tem seu reflexo no mundo do direito que, neste assunto, não é ciência, é técnica.

Os interesses divergentes opõem os trabalhadores e os patrões e toda a ideologia dominante reveste como um manto este puro choque e, desde as escolas de sua formação, os operadores do direito são envolvidos pela aparente racionalidade da propriedade, do comando, do esforço individual e do mérito.

Isto é evidente no Direito do Trabalho que se biparte: aqueles a serviço dos dominantes e aqueles que compreendem as necessidades dos trabalhadores e atuam para equilibrar o jogo, contrariando tecnicamente o “justo” desequilibrado ao valorizarem o coletivo, essência definidora da Justiça do Trabalho.

Negócio sinistro das escolas cívico-militares

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Véio da Havan é punido por assédio eleitoral

Charge: Gilmar
Por Altamiro Borges


O site Consultor Jurídico revelou nesta segunda-feira (3) que a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o recurso apresentado pela rede de lojas Havan contra o pagamento de indenização a um vendedor que acusou a empresa de assédio eleitoral. O ricaço bolsonarista Luciano Hang, o famoso Véio da Havan, foi advertido pelo relator do processo, ministro Alberto Balazeiro: “As práticas de coronelismo não serão toleradas em nenhum nível pelas instituições democráticas do Estado Brasileiro”.

STF torna Moro réu por calúnia

Moro vira réu por caluniar Gilmar Mendes

Por Altamiro Borges


Após se livrar da cassação do seu mandato de senador no afável Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergio Moro volta a ficar na linha de tiro da Justiça. Nesta terça-feira (4), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou o ex-juizeco da midiática Lava-Jato e ex-serviçal do fascista Jair Bolsonaro réu sob a acusação do crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. Um vídeo viralizado nas redes digitais comprova cabalmente o crime!

segunda-feira, 3 de junho de 2024

México faz história com primeira presidenta

Desemprego cai, renda cresce e Lula empaca!

México elege Claudia Sheinbaum

Colapso em Porto Alegre podia ser evitado?

A privataria das praias

Governo é contra privatização de praias

Golpistas brasileiros pedem asilo para Milei

Charge: Fredy Varela
Por Altamiro Borges


Na quinta-feira passada (30), parlamentares neofascistas da Argentina, seguidores do presidente Javier Milei, “El Loco”, promoveram um evento no Congresso Nacional, em Buenos Aires, intitulado “Censura: liberdade de expressão e direitos humanos no Brasil”. O convescote contou com a presença de deputados bolsonaristas como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Julia Zanatta (PL-SC) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Numa cena patética, eles utilizaram a tribuna para pedir asilo político aos terroristas que participaram dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 e que estão foragidos da Justiça no Brasil. Segundo registro do site UOL, “o deputado gaúcho Marcel Van Hattem pediu que a Argentina acompanhasse os brasileiros que precisam de proteção e estimou que haverá mais de cem ‘refugiados políticos’ nos próximos dias”.

domingo, 2 de junho de 2024

Planos de saúde descartam idosos e autistas

Charge: Pelicano
Por Altamiro Borges


Nos últimos meses, os planos de saúde têm rescindido unilateralmente os contratos com usuários mais necessitados de tratamento médico – como idosos, pacientes com câncer, portadores de doenças raras e crianças autistas. As empresas privadas alegam prejuízos para descartar os “clientes indesejáveis” que já gastaram fortunas com mensalidades. Já há milhares de denúncias na Justiça contra essa ação criminosa.

As reclamações na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) cresceram 99% no período recente. A Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, até notificou os planos e definiu a situação como “inaceitável”. E alguns deputados federais inclusive já discutem a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar esses mercadores da saúde e a atuação da própria agência reguladora.

Bolsonarista da Polishop tem bens penhorados

Por Altamiro Borges


O jornalista Rogério Gentile informa no site UOL que a Justiça de São Paulo determinou a penhora de duas lanchas e uma moto Harley-Davidson, entre outros bens, do empresário João Appolinário, fundador e presidente da Polishop. A medida foi tomada em um processo no qual a Marfim Empreendimentos Imobiliários cobra do ricaço bolsonarista uma dívida de R$ 351,7 mil referente ao aluguel de uma loja de 356 metros quadrados no shopping Tietê Plaza, na capital paulista.

Cartão de crédito tem juros de 423,5% ao ano

Charge: Latuff/Brasil de Fato
Por Altamiro Borges


Na semana passada, o Banco Central divulgou um estudo que mostra que a taxa de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiu, em valores médios, para 423,5% ao ano em abril. É o maior patamar desde dezembro de 2023, quando ela chegou a 442,1% ao ano. Ainda de acordo com o BC, as concessões de novos empréstimos no rotativo aumentaram no mês passado. Em abril, foram contratados R$ 30,5 bilhões nessa modalidade. O volume ficou acima da média de 2023, de R$ 30 bilhões ao ano.

Últimos golpistas da PM do DF saem da cadeia

Charge: Céllus
Por Altamiro Borges


Na sua fase de bondades para tentar reduzir a pressão bolsonarista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na semana passada a libertação dos dois últimos oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal que ainda estavam presos por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. O relator do processo contra os ataques à democracia concedeu liberdade provisória ao tenente Rafael Pereira Martins e ao major Flávio Silvestre de Alencar.

TSE mantém Bolsonaro e general inelegíveis

Privatizar praias em meio à crise climática

O agronegócio e as mudanças climáticas

É urgente fazer o enfrentamento ao fascismo

PEC que privatiza as praias é um absurdo