terça-feira, 25 de novembro de 2025

Somente Anderson Torres vai pra Papudinha

Charge: Amarildo
Por Altamiro Borges


Havia muita boataria na imprensa de que Jair Bolsonaro, o chefão da Orcrim (organização criminosa), e outros golpistas iriam cumprir as suas penas no Complexo Penitenciário da Papuda ou, ao menos, na chamada Papudinha, um anexo do presídio no Distrito Federal. Até agora, porém, apenas Anderson Torres, o ex-ministro da Justiça do covil fascista e ex-secretário de Segurança Pública do DF, foi encaminhado à temida unidade prisional para cumprir a pena de 24 anos de prisão por integrar o chamado “núcleo crucial do golpe”.

A decisão do local foi tomada nesta terça-feira (25) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que desconsiderou a choradeira dos advogados do hidrófobo bolsonarista. Um dia antes, segundo o site Metrópoles, eles solicitaram que seu enrascado cliente cumprisse a pena na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, ou no Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) da Polícia Militar no Distrito Federal.

“Na petição, a defesa afirmou que Torres trata um quadro de depressão desde a prisão, em janeiro de 2023, e faz uso contínuo dos medicamentos venlafaxina (antidepressivo) e olanzapina (antipsicótico). Segundo os advogados, a condição psicológica do ex-ministro tornaria ‘incompatível’ seu recolhimento em um presídio comum, por risco à integridade física e psíquica. O documento ainda sustenta que ele enfrenta risco elevado no sistema prisional em razão de sua carreira. Delegado da PF há mais de duas décadas, o ex-ministro ocupou cargos de alta exposição e atuou no enfrentamento ao crime organizado”.

PRF, 8 de janeiro e minuta golpista

Na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que resultou na sua condenação, Anderson Torres é citado como um dos chefões da trama golpista no Brasil. Entre outros crimes, o ex-ministro da Justiça foi acusado de articular uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para impedir a chegada de eleitores de Lula às urnas em 2022. Como secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, ele fugiu do Brasil dois dias antes das ações terroristas do 8 de janeiro de 2023 contra as sedes do Três Poderes em Brasília. Nas investigações, a Polícia Federal também encontrou em sua residência a sinistra “minuta do decreto golpista”, que previa uma intervenção militar no país.

O envolvimento de Anderson Torres com a trama golpista sempre foi acentuado. Em julho de 2022, durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, ele atacou o sistema eleitoral brasileiro e fez um alerta aos milicianos presentes sobre o risco de uma vitória de Lula: “Senhores, todos vão se foder! Eu quero deixar bem claro isso. Eu quero que cada um pense no que pode fazer previamente porque todos vão se foder”. De fato, ele se ferrou e agora é o único que está na Penitenciária da Papudinha, com depressão e tudo mais!

0 comentários: