quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ofensiva contra Lula não tem limites

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Julgamento do mensalão, Operação Porto Seguro e agora o vazamento na imprensa de novo depoimento feito à Procuradoria-Geral da República por Marcos Valério, réu condenado a 40 anos de prisão: a ofensiva contra o ex-presidente Lula não tem mais limites, é uma guerra sem quartel, sem data para acabar.

Em texto publicado aqui mesmo no Balaio no último dia 2 de novembro, eu já previa: "O alvo agora é Lula na guerra sem fim".

Não bastava condenar os dirigentes do PT acusados no processo do mensalão. O objetivo maior era demolir a imagem do principal líder do partido que completa dez anos no governo central agora em janeiro.

Os antigos donos do poder simplesmente não se conformam de ter perdido o controle do país depois de 500 anos de domínio.

Como não conseguiram recuperá-lo em sucessivas eleições, buscam agora outros meios para impedir a reeleição da presidente Dilma Rousseff, atingindo o seu principal eleitor, o ex-presidente Lula.

Para atingir este objetivo, tentam desde o início do governo Dilma jogar um contra o outro, buscando desqualificar o PT e as forças sociais que o levaram à vitória em 2002.

Até hoje não funcionou. Ainda ontem, durante visita oficial à França, a presidente Dilma foi a primeira autoridade brasileira a sair em defesa de Lula:

"É sabida a minha admiração, meu respeito e a minha amizade pelo presidente Lula. Portanto, eu repudio todas as tentativas - e esta não será a primeira vez - de tentar destituí-lo da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem".

A iniciativa do debate político no país para a discussão dos grandes temas nacionais deixou de ser do Executivo e do Legislativo e hoje é determinado por uma ação coordenada entre a mídia e as instituições jurídico-policiais, que estabelecem a pauta do noticiário.

Na mesma terça-feira em que uma reportagem do "Estadão" vazou as declarações feitas por Marcos Valério em depoimento à Procuradoria-Geral da República, em setembro, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ao ser indagado sobre a necessidade da abertura de novas investigações, não pensou duas vezes: "Creio que sim".

Foi o quer bastou para que a concorrente "Folha" saísse com a manchete garrafal: "Presidente do Supremo quer Lula investigado no mensalão".

Faltando ainda dois anos para as eleições presidenciais de 2014, só posso atribuir esta ofensiva contra Lula agora ao desespero de setores alijados do poder pelo PT que não conseguem encontrar um candidato viável e confiável. Na falta de um candidato, procuram destruir o outro lado.

Cada vez que sai uma nova pesquisa de opinião mostrando a força de Dilma e Lula no eleitorado e a fragilidade dos candidatos da oposição, parece aumentar o furor dos que não se conformam com as conquistas sociais e econômicas dos últimos anos que garantem a alta popularidade dos líderes petistas, apesar do bombardeio sofrido nos últimos meses.

Desta forma, antes mesmo do julgamento do mensalão terminar, vai começar tudo de novo, quem sabe esticando o caso até as próximas eleições presidenciais, enquanto repousam no Supremo Tribunal Federal toneladas de processos antigos envolvendo outros políticos de outros partidos.

4 comentários:

Carlos Lima disse...

MIRO, estou colocando comentários nuns blogs que há um GOLPE em curso, os portais estão massacrando o PT e o Governo,a mais quente saiu agora no TERRA, numa coluna de um tal Silvio do Pernambuco, ” Afirmando que um HACKER, modificou o resultado das eleições este ano. vejam vocês a coisa está afunilando e como sabem não é preciso mais provas para nossa justiça, bastou falar tá condenado. Dilma acorda, a coisa está ficando insustentável, não espere nada do PT, o PT não ataca ninguém, só se defende e ainda por cima muito mau, leva gol de todo jeito e gol contra todo dia da própria defesa. Se melarem as eleições acabam com a autonomia do povo que é a unica coisa que ainda mantém o governo em pé, vejam que os caminhos estão sendo abertos, o governo vai cair, aguardem… A Dilma tem que chamar a base na honestidade, ou defenada o governo ou está fora. O TEMER é de SP, acorda DILMA, este é seu ITAMAR da vida, doidão doidão por uma oportunidade, acorda presidenta!

Anônimo disse...

Meu nome é LULA!

Luis disse...

Dilma, mais do que falar, peça a Justiça, ao PIG e ao asqueroso Valerio que apresente provas.

Franco Pimentel disse...

Miro, o pior de tudo isso é que estamos à beira de um colapso da própria democracia que até então havíamos conquistado. Com essa possível e avassaladora sede de controle do poder político do STF, quebra-se o principal pilar que até então sustentou a independência dos três poderes e sua convivência harmônica. Historicamente, essa mecânica herdada da revolução francesa, até então manteve o domínio e o controle da sociedade sobre os interesses pessoais de cada político, mesmo que tenha nos custado pagar o alto preço da corrupção deslavada. Contudo, a quebra desse equilíbrio nos leva ao risco de uma ditadura e de um falso "heroísmo", como esse que a mídia tanto tenta nos inculcar a todo custo.