quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Grupo Abril está falido. ‘Veja’ vai acabar?

Por Altamiro Borges

Nesta quarta-feira (15), o Grupo Abril, que edita várias revistas – entre elas, a asquerosa Veja –, ingressou com um pedido de recuperação judicial. A solicitação é quase um atestado de falência. Caso não consiga novos empréstimos para refinanciar as suas dívidas bilionárias – que já somam R$ 1,6 bilhão –, a empresa pode fechar. Na semana passada, mais de 800 profissionais foram demitidos. Em entrevista ao site da própria revista Exame, que pertence ao grupo, Marcos Haaland, novo presidente executivo da empresa, tentou explicar a situação dramática decorrente da crise econômica que afunda o país após o assalto ao poder da quadrilha de Michel Temer – apoiado pela Veja –, da explosão da internet, da perda de credibilidade das suas publicações e da vexatória incompetência administrativa dos três herdeiros de Roberto Civita.

Doutor Bumbum desfalcará Bolsonaro

Por Altamiro Borges

O site do Estadão informa nesta terça-feira (14) que “o médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como Dr. Bumbum, foi denunciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) por conta do procedimento estético que resultou na morte da paciente Lilian Quezia Calixto de Lima Jamberci. Também foram denunciadas pelo crime a mãe do médico, Maria de Fátima Barros Furtado, a namorada e secretária dele, Renata Fernandes Cirne, e a sua empregada Rosilane Pereira da Silva. Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 14 de julho, em local impróprio (a residência de Denis, uma cobertura na Barra da Tijuca), ‘os denunciados realizaram uma bioplastia de glúteos, com a aplicação da substância química PMMA em quantidade acima da recomendada, sem observar minimamente os deveres legais de cuidado inerentes ao procedimento”.

Bolsonaro faz demagogia com Bolsa Família

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O bolsominion é, antes de tudo, uma besta.

Bolsonaro sabe disso.

Daí a desfaçatez com que trata seu curral.

Em sabatina na Record, propôs aumentar o Bolsa Família com recursos provenientes de auditorias que excluam fraudadores do sistema.

“Tem que ser mantido”, disse ele.

A regressão de direitos sociais no pós-golpe

Por Mariane Rodrigues Silva, no site Brasil Debate:

A atual conjuntura social, política e econômica vivenciada no país consiste num conjunto de propostas que incidem no desmonte das políticas públicas e na consequente perda dos direitos sociais, retrocessos com consequências diretas para a classe trabalhadora. Nesta perspectiva, em agosto de 2016, o Brasil sofreu “um golpe político-institucional, que tem acarretado em significativas transformações no sentido da restrição do Estado para com as Políticas Sociais” (SANTOS et al, 2017, p. 05).

A mediocridade é a alma do negócio

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Este meu artigo foi parcialmente pela resenha que li do futuro livro de Tales Ab’Saber, "Michel Temer e o fascismo comum", pela Editora Hedra. Diz que a edição impressa estará pronta em 21 de agosto. Ainda não li o livro, mas já gostei.

Confesso que eu já vinha pensando em algo parecido a um dos conteúdos principais do livro, pelo que li na resenha. Qual seja, a análise de como a mediocridade é parte inerente, suficiente, auto-imune, do estilo Michel Temer e do fascismo que invade, como metástase, a cena política brasileira (e mundial, eu acrescento, depois justifico).

Eleições e modelo da política monetária

Foto: Cláudio Kbene
Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

O aumento da velocidade do calendário político-eleitoral e a elevada instabilidade a respeito das regras e condições do pleito de outubro contribuem para que as questões relativas às disputas dentro e fora dos partidos acabem por consumir o conjunto das prioridades dos grandes meios de comunicação em nosso país.

Esse clima também se explica pelo ambiente de final de feira, onde um não-governo ilegítimo vai se rastejando para seu fim catastrófico e ainda disputa seus baixíssimos índices de popularidade com as margens de erro das pesquisas de intenção de voto.

'Quadrilha de togados' quer manter Lula preso

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Da tribuna do plenário da Câmara Federal, o deputado petista Paulo Pimenta, do Rio Grande do Sul, desfechou nesta segunda-feira o mais duro ataque a autoridades do Judiciário envolvidas na decisão de manter Lula na prisão de Curitiba.

Pimenta citou o que chamou de “fatos estarrecedores” revelados pelo delegado geral da PF, Rogério Galloro, em entrevista ao Estadão, no fim de semana, em que detalha a operação que envolveu o TRF-4 e o Ministério Público Federal para impedir que fosse cumprida a ordem de soltura de Lula dada pelo desembargador plantonista Rogério Favreto, no último dia 8 de julho.

A cartada arriscada e decisiva do PT

Brasília, 15/8/18. Foto: Ricardo Stuckert
Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

O Partido dos Trabalhadores começa a executar hoje sua estratégia eleitoral complexa, arriscada, mas não desprovida de chances de êxito.

No meio da tarde, a direção do partido e seus governadores, juntamente com o vice de Lula, Fernando Haddad, vão protocolar no TSE o pedido de registro da candidatura do ex-presidente.

Na praça defronte ao ondulado prédio do tribunal estará uma multidão composta, no mínimo, pelos três mil militantes que chegaram ontem a Brasília em três colunas, vindas de diferentes pontos do país.

As “direitas liberais” e as eleições

Por Benedito Tadeu César

Basta fazer um retrospecto histórico para constatar que nunca um candidato "liberal" ganhou uma eleição presidencial no Brasil apresentando um claro programa de políticas liberais.

Nem o general Eurico Gaspar Dutra, que era “liberal”, mas que se elegeu porque recebeu o apoio de Vargas contra o brigadeiro Eduardo Gomes, que era ainda mais “liberal”.

Nem Jânio Quadros, que se elegeu com a proposta do combate à corrupção, tendo a vassoura como símbolo.

Daciolo e Bolsonaro no país dos animais

Por Mário Magalhães, no site The Intercept-Brasil:

"As antas não são vistas no Estado do Rio há mais de cem anos”, disse o biólogo André Lanna ao repórter Gustavo Goulart. “A última visão foi em 1914.” Lanna não pesquisa a espécie humana.

O deputado federal Cabo Daciolo, da seção fluminense do partido autodenominado Patriota, participou na quinta-feira do debate da Band que reuniu oito candidatos presidenciais (a Justiça proibiu a presença de Lula). A certa altura, apregoou que o Brasil tem “400 bilhões de sonegadores”. Isto é, quase 53 vezes a população planetária. A não ser que contemos as formigas, estimadas em até 100 trilhões.


Defender Lula contra a recolonização

Brasília, 15/8/18. Foto: Ricardo Stuckert
Por Rodolfo Lucena, no site Tutaméia:

“Vivemos um momento histórico, onde se decide se as democracias no Brasil e na América Latina se fortalecerão ou não. Lula é uma esperança para conseguirmos recuperar nossa soberania e nossos direitos. Por isso lutamos: pela liberdade”.

Palavras de Adolfo Pérez Esquivel, Nobel da Paz, em entrevista exclusiva ao Tutaméia (não deixe de ver o vídeo aqui). Para ele, “há um retrocesso nas democracias da América Latina, com a judicialização de governos progressistas, golpes de Estado brandos, encobertos, como nos casos de Honduras, do Paraguai e do que derrubou a presidente Dilma Rousseff. O Brasil hoje tem um estado de exceção”.

Sobre a informação e o pensamento crítico

Por Elaine Tavares, no blog Palavras Insurgentes:

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou nessa terça-feira, dia 14 de agosto, a Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação, sob a coordenação do deputado Dirceu Dresch (PT). Essa frente foi uma proposição que surgiu da articulação de vários meios de comunicação independentes, livres e comunitários, puxados pelo Portal Desacato, preocupados em discutir de maneira mais sistemática a questão do monopólio da informação, bem como o monopólio das verbas públicas.

O que querem os milionários do Partido Novo

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A única boa noticia produzida pelos milionários que fundaram o Partido Novo é que, pelo menos nas eleições de 2018, seu candidato a presidência não tem a mais remota chance de chegar ao Planalto. Nem de passar para o segundo turno.

A má notícia é que essa legenda, que de Novo tem apenas o nome, é expressão de uma forma de atuação típica da ruína de uma democracia produzida pelo flagelo Michel Temer e aliados que pretendem dar sequência a obra - como o PSDB de Geraldo Alckmin e a banda de milionários que sustenta o fascismo de Bolsonaro.

Lula faz STF puxar tapete de Moro

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A resistência de Lula bombardeia os golpistas. Por ele, camponeses marcham, militantes fazem greve de fome, prêmio Nobel da Paz vai à presidente do Supremo e o ex-presidente escreve artigo-denúncia no maior jornal do mundo. Tudo em nome da sua liberdade. Diante disso, os resultados aparecem e, agora, o STF tira Lula (de novo) das mãos de Sergio Moro.

Cerca de 5.000 sem-terra, divididos em três colunas vindo de várias partes, marcharam até Brasília para dar apoio à inscrição junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira, 15 de agosto, da chapa que tem Lula como candidato a presidente.