quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Começa a campanha de apoio a Dirceu


Por Altamiro Borges

Já está no ar a página da internet de arrecadação de doações para cobrir a injusta multa imposta pelo STF ao ex-ministro José Dirceu em decorrência do midiático julgamento do "mensalão". A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal ainda não publicou a notificação oficial, mas estima-se que a multa será de R$ 971 mil e terá prazo de dez dias para ser quitada. Depois do sucesso das campanhas de solidariedade a José Genoino e Delúbio Soares, que tanto irritaram a direita partidária e midiática, agora é a hora de garantir o êxito do apoio ao ex-ministro. Veja no site apoiozedirceu.com as razões da iniciativa e a forma de contribuir. Reproduzo abaixo o texto de apresentação da campanha: 


Um rojão camufla o que importa

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

O partido que assentiu com reservas à Carta de 1988 tornou-se o principal guardião e o mais fiel artífice de suas conquistas, ora carimbadas - a exemplo dele - de estorvo à eficiência dos mercados e entrave à continuidade do desenvolvimento brasileiro.

Entre outros motivos, o PT criticou o resultado constituinte da redemocratização por considera-lo, como de fato era, paralisante do ponto de vista da reforma agrária, avesso à pluralidade sindical, elitista no que tange à redistribuição fiscal da riqueza e ao controle do sistema financeiro, ademais de preservar esporões da ditadura no metabolismo da sociedade.

Protestos e a notícia como espetáculo

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A sequência do noticiário sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade, causada pela explosão de um morteiro, lança o leitor atento em uma enorme confusão. Mesmo levando-se em conta o turbilhão emocional provocado por eventos desse tipo, do qual nem repórteres experientes estão isentos, o conjunto das informações, análises, palpites e iniciativas descreve uma sociedade atônita, sem noção da realidade, crédula ao nível da carolice e ao mesmo tempo cética diante de informações avalizadas pela imprensa.

Batman e a musiquinha da Globo

Por Rodrigo Vianna (via @brsamba – Bruno Ribeiro), no blog Escrevinhador:

A dica chegou pelo twitter. Ao ver as imagens (clique aqui para ver), fiquei na dúvida se devia rir ou chorar.

No vídeo, aparece aquele mesmo Batman que foi destroçado pelo cineasta numa rua da zona sul carioca. E aparece um monte de manifestante sorridente, cantando a musiquinha de fim de ano da Globo: “hoje é um novo dia, de um novo tempo…”Lá pelas tantas, vem a sacada genial dos manifestantes de butique: “hoje a rua é sua, hoje a rua é nossa…”

Barbosa e a justiça do absurdo

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

No dia 24 de janeiro, o ministro Ricardo Lewandovski deu parecer favorável ao pedido de José Dirceu, que pretende exercer o direito legal de trabalhar fora da Papuda, para onde foi encaminhado no cinematográfico voo de 15 de novembro. Embora fosse uma decisão de um ministro do STF, o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais, não deu encaminhamento imediato, permitindo que Dirceu ficasse preso, em regime fechado, num prazo absurdo que completará 90 dias na semana que vem.

Sheherazade e os "anjos-linchadores"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Então quer dizer que, cansados da inação do Estado, 30 legítimos representantes da sociedade “civilizada” saíram de moto, com porretes e correntes, para restabelecer o “clima de paz e tranquilidade” nas ruas do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Iam pelas ruas, segundo a D. Rachel Sheherazade, aplicar o artigo do Código de Processo Penal e prender criminosos em flagrante delito, para conduzi-los à autoridade policial incompetente, que não cumpria o seu dever de detê-los?

O golpe na Ucrânia e o imperialismo

Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Eu sempre gostei do blog Castorphoto, porque ele oferece traduções de artigos incríveis sobre política internacional. O brilhante Pepe Escobar, que escreve em inglês para o Asian Times, aparece frequentemente por lá.

A única coisa que se podia criticar no Castorphoto era uma visão algo paranoica do imperialismo americano e suas mídias corporativas.

Bolsonaro: inimigo dos direitos humanos

Por Altamiro Borges

A decisão do PP de indicar o deputado Jair Bolsonaro (RJ) para presidir a Comissão de Direitos Humanos travou a votação na Câmara Federal nesta terça-feira (11). Nas redes sociais, milhares de internautas rejeitaram a escolha com a hashtag “mais amor, menos Bolsonaro”. Houve também um irreverente protesto na sala da comissão. Diante da pressão, a bancada do PT, a maior do parlamento, decidiu reavaliar suas escolhas. Alguns petistas defendem a ocupação de comissões mais estratégicas, como as da Constituição e Justiça, Agricultura e Saúde. Outros deputados avaliam que seria um grave erro entregar a Comissão de Direitos Humanos a outro notório direitista.

A multa de João Paulo Cunha

Por Altamiro Borges

O ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) deverá ser notificado ainda nesta semana sobre a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no midiático julgamento do “mensalão”. A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal já emitiu seu comunicado: “Certifico que foi determinada a intimação da defesa para comprovar o pagamento de pena de multa imposta nos autos da ação penal 470, em virtude do trânsito em julgado da condenação, sob a pena de inscrição do débito em dívida ativa da União”. Estima-se que a multa será de R$ 260 mil, pelos crimes de corrupção e peculato, e deverá ser paga no prazo de dez dias a partir da publicação da sentença no Diário da Justiça.

Folha demite repórter jurado de morte

Por Altamiro Borges

“O repórter André Caramante foi demitido do jornal Folha de S.Paulo, na última segunda-feira (10/02). O profissional voltava de férias, mas não encontrou o seu nome na escala de trabalho da semana. Ao chegar à redação foi comunicado de sua demissão, sob a alegação de ‘contenção de despesas’”, informa a jornalista Jéssica Oliveira, do portal Imprensa. O caso é gravíssimo. André Caramante ficou famoso ao denunciar os abusos cometidos pelo ex-chefe da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), o coronel Paulo Telhada, que hoje é vereador pelo PSDB de São Paulo. Ele foi ameaçado de morte e deixou o Brasil, com a sua família, por alguns meses. Agora, a Folha demite o repórter para “conter despesas”.

Barbosa dá golpe no STF contra Dirceu

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O Presidente Joaquim Barbosa revogou a decisão do Ministro Lewandowski de mandar o Juiz de Execuções Penais proceder o inicio do semiaberto de José Dirceu e deixá-lo trabalhar.

É o que diz o Estadão.

Barbosa deu um Golpe na decisão de Lewandowski.

A lei antiterror ameaça a democracia

Por José Antonio Lima, na revista CartaCapital:

O assassinato do cinegrafista Santiago Andrade em uma manifestação contra o aumento das tarifas de ônibus no Rio de Janeiro não vai abrir uma discussão para tornar a sociedade melhor ou gerar reflexões sobre a violência. No dia em que a família se despediu de Santiago, o Senado aproveitou a deixa e voltou a examinar o projeto de lei 499/2013, que tipifica o crime de terrorismo no Brasil e cuja aprovação abrirá as portas não apenas para mais autoritarismo das forças de segurança, mas também para a perseguição política.

Um recado aos jovens e mais antigos

Por Gilson Caroni Filho, no blog Viomundo:

É preciso repetir, uma, duas, quantas vezes for necessário.

Não condenemos, nós do campo democrático-popular, as manifestações de junho do ano passado. Não considero os que não concordam com o atual governo como atores necessariamente reacionários.