quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Patrus cresce sete pontos. Aécio treme!

Por Altamiro Borges

Lula tem pé quente. O ex-presidente esteve em Belo Horizonte na semana passada, no seu primeiro comício após o tratamento do câncer. Fez um discurso duro contra os tucanos - afirmando que o PSDB "quebrou" Minas Gerais - e ainda fustigou o prefeito Marcio Lacerda (PSB), que tenta a reeleição como apêndice do presidenciável Aécio Neves. Não deu outra. A pesquisa Ibope divulgada no final desta quarta-feira indica que o ex-ministro Patrus Ananias (PT) cresceu sete pontos e que o candidato dos tucanos perdeu dois.

Blogueiro do Serra morde Russomanno

Por Altamiro Borges

As duas últimas pesquisas confirmam que José Serra está em queda livre e corre o sério risco de nem ir para o segundo turno das eleições na capital paulista. Elas também apontam que o “azarão” Celso Russomanno, com quem foi firmado um “pacto de não agressão”, está roubando os votos do tucano. Diante deste cenário dramático, o agressivo José Serra decide partir para o ataque contra o candidato do PRB. Para isso, ele já acionou seus “calunistas” da mídia venal. Ontem mesmo, o pitbull da Veja, Reinaldo Azevedo, quase babou!

Kátia Abreu ataca direito de greve

Por Altamiro Borges

A ruralista Kátia Abreu (PSD-TO), a senadora que mais sabota a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) contra o trabalho escravo, resolveu atacar o direito de greve dos servidores públicos. Em seu artigo semanal na Folha, ela confirmou sua visão escravocrata. Para ela, é urgente regulamentar o artigo da Constituição que trata deste tema, já que “o vazio jurídico tem permitido, algumas vezes, que esse direito seja exercido imoderadamente e sem qualquer limite, com graves danos à sociedade e à economia”.

Serra defende Kassab. Agora fedeu!

Por Altamiro Borges

Bem na hora em que o tucano José Serra decide sair do muro para assumir a sua cria, pesquisa Datafolha confirma que o prefeito da capital paulista, o ex-demo Gilberto Kassab, bate novo recorde de rejeição. Segundo a sondagem, a proporção dos eleitores que avalia a sua gestão como ruim ou péssima saltou nos últimos dias de 36% para 48%. É o pior índice desde que ele assumiu a prefeitura em 2006, em substituição ao tucano, que traiu um compromisso assinado e abandonou o cargo para disputar o governo estadual.

Lula rechaça mentira da Folha

Por Altamiro Borges

A Folha serrista não desiste. Apesar da contundente nota oficial da presidenta Dilma Rousseff em defesa da “herança bendita” de Lula, o jornal mantém a sua linha editorial de difundir mentiras e intrigas para estimular a cizânia entre as duas lideranças petistas. Na edição de hoje, a Folha chega a afirmar que o ex-presidente participou de uma reunião, durante a Rio+20, na qual um grupo de governadores defendeu a tese do “volta, Lula”. Sem citar as fontes, mas destilando o seu veneno, a Folha afirma que “ele defendeu a sucessora”.

Direito à moradia e reacionários de SP

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Publiquei, nesta terça, um texto sobre os incêndios em favelas de São Paulo e a especulação imobiliária que corre desvairada na pauliceia. Como sempre, ao tratar do tema da moradia, este espaço foi invadido por carinhosos comentários reacionários. Cortei fora os que ofendiam progenitoras ou mandavam recadinhos estranhos sobre a integridade física e fiz uma breve seleção, que posto abaixo. Mas, antes, algumas ponderações sobre aquilo que deveria ser direito, mas é visto como privilégio.

Folha é contra a liberdade de expressão

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Ainda que tarde, fica registrada aqui a estranheza do Diário sobre a morte por asfixia econômica da Falha de S. Paulo.

Soube do caso ao escrever sobre a participação de Diogo Mainardi no Roda Viva. Vi então que um jornalista fora desconvidado pelo programa. Era ele, o editor da cassada e caçada Falha de S. Paulo.

Arnaldo Jabor: um serrista histérico

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Já lhes expliquei que meu trabalho é esse: analisar a mídia. Até gostaria de escrever aqui sobre a Cidade Antiga, de Fustel de Coulanges, clássico que ora leio sobre os hábitos, cultura e revoluções em Roma e Atenas. Mas a vida é dura e eu tenho de ler e analisar a coluna do Arnaldo Jabor.

Depois do blogueiro da Veja declarar seu voto em Serra, agora é a vez do colunista da Globo prestar continência. Deixemos o chapeleiro doido pra lá. O Cafezinho ainda não tem verba para adquirir roupas antiradioativas que o permitam explorar o lixo atômico da Abril.

As “entrevistas” inventadas da Veja

Por Sylvia Debossan Moretzsohn, no Observatório da Imprensa:

Uma revista publica um pingue-pongue – entrevista em formato de perguntas e respostas – com um jornalista que imediatamente denuncia em seu blog o “engodo”, porque não teria dado entrevista alguma; a revista responde reafirmando a autenticidade do texto e tudo fica por isso mesmo, a palavra de um contra a da outra.

O Brasil e o desafio sul-americano

Por Samuel Pinheiro Guimarães, no sítio Carta Maior:

1. O principal desafio da política externa brasileira no século XXI será a América do Sul.

2. A América Central e o Caribe, a América do Norte, a Europa, a África e a Ásia serão áreas de grande interesse, mas nenhuma delas apresenta para a política externa brasileira a mesma complexidade do que a América do Sul.

Telecomunicações: tamanho do buraco

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Segundo O Estado de S. Paulo, as empresas de telefonia que operam no Brasil tiveram uma expansão de sua receita em 8,3% ao ano, desde 2005, e só reinvestiram 3% ao ano, no mesmo período. Mais grave ainda é a revelação de que, desde a privatização do sistema Telebrás, em 1998, as empresas investiram 390 bilhões, contra uma receita calculada em quase dois trilhões de reais. Esse número é obtido pela informação dos dois principais dirigentes da Oi e da Vivo, de que foram investidos mais ou menos 20% da receita total. Se os investimentos foram de 390 bilhões, basta multiplicar por cinco, para obter a receita total destes 14 anos. É bom lembrar que boa parte dos investimentos foram bancados pelo BNDES, a juros de mãe amorosa.

O reino da mediocridade em São Paulo

Por Antônio Mello, em seu blog:

O paulista se orgulha de seu estado, que chama de locomotiva do Brasil. O paulistano também enche o peito para elogiar São Paulo, terra de negócios, prosperidade, restaurantes e vida cultural intensa.

No entanto, paulista e paulistano, na hora de votar, pensam pequeno, apostam geralmente em administradores medíocres, e só uma vez ou outra se arriscam em busca de algo novo.

Folha mente para ajudar Capriles

Por José Reinaldo Carvalho, no blog Resistência:

A edição desta terça-feira (4) do jornal Folha de S.Paulo traz um editorial em que o diário da grande burguesia paulistana mais uma vez demonstra seu indisfarçável engajamento na campanha presidencial venezuelana ao lado do candidato das forças reacionárias e imperialistas, Henrique Capriles Radonski.

Oposição racha na Venezuela

Por Jônatas Campos, no jornal Brasil de Fato:

O debate eleitoral na Venezuela ganhou um novo personagem nesta segunda-feira (03). Trata-se de David de Lima, ex-governador do Estado de Anzoátegui e que há pouco tempo era aliado do candidato da oposição, Henrique Capriles. No entanto, De Lima rompeu com a MUD (Mesa da Unidade Democrática) após, segundo ele, ter acesso a um documento que previa a interrupção dos programas sociais de Hugo Chávez, chamados de "missões", em caso de vitória de Capriles. O candidato da oposição sempre disse que manteria os projetos.

As greves, a mídia e os "cães de guarda"

Foto: José Cruz/ABr
Por Celso Vicenzi, no sítio da Adital:

A reportagem de capa da revista IstoÉ, edição 2.233, de 29 de agosto ("Quem são os grevistas que desafiam o Brasil"), é reveladora do modelo de jornalismo praticado em solo nacional, aquele que já sai das redações com a tese pronta, só faltando encaixar os personagens. O "gancho" que sustenta praticamente toda a reportagem são os altos salários das lideranças sindicais do serviço público federal. Agora virou crime ser profissional qualificado e ganhar bem. E com um detalhe: concursado, ou seja, por mérito! A tese é lapidar: quem ganha bons salários não pode fazer greve!