sexta-feira, 3 de agosto de 2018

O falso purismo de Marina Silva

Por Altamiro Borges

Entrevistada pela bancada tucana da GloboNews nesta terça-feira (31), a ex-verde Marina Silva, que só ressuscita em períodos de campanha eleitoral, voltou a posar de puritana. Atacou as alianças partidárias, fantasiou-se de ética, elogiou a midiática Lava-Jato e insistiu na tese de que ela representa o “novo” na política. O seu discurso, porém, parece convencer cada vez menos eleitores no país. Apesar de ainda contar com o recall das eleições presidenciais de 2014, quando substituiu o candidato Eduardo Campos, do PSB, morto em um trágico acidente aéreo, Marina Silva está empacada nas pesquisas. Sem tempo de televisão e sem coligações fortes, a pré-candidata da Rede Sustentabilidade caminha para uma terceira derrota nas urnas.

General confessa fiasco da intervenção no RJ

Por Altamiro Borges

Saiu no blog do jornalista Kennedy Alencar:

O general Richard Nunes, secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, disse hoje com todas as letras que não faz sentido manter a intervenção federal no Estado a partir de janeiro. Foi a mais contundente manifestação a respeito da intervenção feita por um alto integrante das Forças Armadas. Os militares consideram que se meteram num atoleiro, numa espécie de Vietnã. No mérito, eles estão certos. Querem dar o fora. Mas a decisão caberá ao poder civil. No caso, ao próximo presidente, na hipótese de Michel Temer não encerrar a intervenção antes do término do seu mandato. É o que Temer deveria fazer, porque a medida não deu certo.

PSB, Lula e Ciro: a mídia se desespera

Por Rodrigo Vianna, em seu blog:

A velha mídia, aliada a Alckmin e ao PSDB, passou as últimas 24 horas tentando vender a ideia de que Lula e PT são malvados e terríveis, ao isolar politicamente Ciro Gomes na sucessão presidencial. O PT obteve uma aliança “de fato” com o PSB – que era cobiçado pelo PDT para uma aliança formal com Ciro. Sim, foi uma derrota imensa para o candidato pedetista. Mas alto lá!

No capa do site UOL, mantido pela multimilionária família Frias, os petistas são acusados por um colunista de “truculência”; outro comentarista pago pelos Frias diz que Lula “esquarteja” Ciro.

Exclusão de Lula põe democracia em risco

Por Eleonora de Lucena, no site Tutaméia:

Com cabos de vassoura, paralelepípedos e barras de ferro, o grupo avançou pela rua e parou em frente a uma loja de carros importados. Entraram quebrando tudo: vitrines, para-choques, estofados.

Uma centena de metros antes, tinham atacado uma cervejaria estrangeira. A raiva explodira e deixava um rastro de destruição. Inconformados, incrédulos, desesperados percorriam a cidade. Uns berravam; outros choravam.

Era o que meu avô contava daquele agosto. Pelo rádio, a “Carta Testamento” trouxe a denúncia sobre o complô promovido por grupos internacionais e seus aliados internos. Expôs ataques à Petrobras, à Eletrobras e às leis trabalhistas.

Isso em 1954.

Bolsonaro e a janela anônima da direita

Por Hermínio Porto, no site Jornalistas Livres:

A última edição do programa Roda Viva, da TV Cultura, teve como convidado entrevistado o deputado federal e candidato à presidência da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL). Um dos programas de entrevistas mais importantes da televisão brasileira teria uma grande responsabilidade ao receber o candidato mais bem colocado nas pesquisas (quando não aparece o nome do ex-presidente Lula).

Mensagem do Papa a Lula humilha golpistas

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O ex-chanceler Celso Amorim reuniu-se com o Papa Francisco. Na reunião, informou os abusos da ditadura midiático-judiciária-militar contra Lula e a farsa encenada pela mídia antipetista para esconder o apoio do Sumo Pontífice ao ex-presidente. O Papa enviou agora mensagem por escrito a Lula e, assim, desferiu um golpe mortal nos golpistas.

Aumenta a concentração de terra no Brasil

Por Alexandre Guerra, no site da Fundação Perseu Abramo:

Recém-lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário de 2017 aponta aumento da concentração de terra no meio rural. Em 2017, o Brasil possuía 5,1 milhões de estabelecimentos agropecuários, correspondentes a uma queda de 2% em relação ao Censo realizado em 2006. A área destinada às atividades agropecuárias foi de 350,2 milhões de hectares, equivalente a um aumento de 5% no período 2006-2017.

Lula, o Papa e as agências de checagem

Do blog Socialista Morena:

No início de junho, as agências de checagem ligadas à mídia comercial brasileira acusaram sites alternativos de promoverem “fake news” por haver noticiado a entrega de um terço enviado pelo papa Francisco a Lula. A Agência Lupa e o Aos Fatos citaram textualmente o Diário do Centro do Mundo, Brasil 247 e Revista Fórum, omitindo que o portal UOL, ao qual a Lupa é ligada, foi um dos primeiros em dar a notícia. Ainda disseram ser falso que o consultor do Vaticano Juan Grabois, que visitou Lula na prisão em Curitiba e entregou o terço, era ligado ao papa. Parceiras do Facebook, as agências notificaram a rede social, que ameaçou tirar as páginas do DCM, Fórum e 247 do ar. Quem tentava compartilhar conteúdo dos três sites e dos outros acusados recebia um aviso do Facebook de que eles eram suspeitos de ser disseminadores de notícias falsas.

O desânimo com as eleições e o desemprego

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Qual é o desempregado que vai se animar a sair cedo de casa, gastando o dinheiro que não tem, para distribuir currículo, sabendo que as portas das empresas estão fechadas para ele?

Manchete da Folha desta quarta-feira informa que 66 milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho, 40% do total, segundo o IBGE, e cada vez mais trabalhadores deixaram de procurar emprego.

E não é só por causa da crise econômica que se prolonga e aprofunda.

A meu ver, dois são os fatores principais que levam a esse desalento:

Os três principais desafios das eleições

Por Ricardo Gebrim, no jornal Brasil de Fato:

Estamos há praticamente dois meses do primeiro turno das eleições presidenciais na qual as forças econômicas e sociais que patrocinam o golpe apostam todas as suas fichas para legitimar seu programa.

Nesta disputa nos deparamos com três grandes desafios para eleger Lula, único candidato capaz de despertar a mobilização social e com possibilidade de tentar reverter as medidas já praticadas pelo golpe.

A lei de dados e a segurança nacional

Por Renata Mielli e Flávia Lefèvre, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A aprovação da Lei de Proteção de Dados Pessoais, que aguarda sanção presidencial, foi um passo fundamental para completar o nosso arcabouço jurídico no que diz respeito ao direito à privacidade e segurança dos indivíduos, definindo como podemos controlar a circulação de nossos dados numa sociedade hiperconectada e numa conjuntura em que nossas informações são um dos principais ativos de empresas que atuam em diversos segmentos de mercado.

Oferta e procura na eleição presidencial

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

Como aconteceu em momento semelhante de eleições passadas, a mídia anda cheia de notícias a respeito de um assunto que pouco interessa aos cidadãos comuns. Começaram as convenções partidárias e as cúpulas entraram em campo para finalizar as articulações para a eleição.

É um período que provoca efervescência nos profissionais do ramo e tédio no eleitorado, pois as espertezas, traições e tiradas de algibeira, típicas desta fase que termina em 5 de agosto, só atraem os políticos.

A semana foi pródiga em avaliações dos primeiros lances. Na mídia, Geraldo Alckmin, a opção predileta de 9 em cada 10 conservadores “sérios”, foi apresentado como seu principal beneficiário. Mas houve comentários do tipo “quem perdeu, quem ganhou”, tratando de todos os candidatos.

Como o PCC montou um império em SP

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O que o PCC ganhou no acordo com o governo paulista em 2006?

Na época, a facção realizou vários ataques, especialmente a postos da Polícia Militar, de maneira coordenada. Eles foram interrompidos após uma reunião no presídio de Presidente Bernardes, no interior do estado.

De acordo com o Estadão, a solução foi encaminhada pela advogada Iracema Vasciaveo, então presidente da ONG Nova Ordem, que defendia os direitos dos presos e representava o PCC.