sábado, 18 de novembro de 2017

Novo diretor da PF vai "estancar a sangria"?

Por Daniel Giovanaz, no jornal Brasil de Fato:

"Tem que mudar o governo para estancar essa sangria".
Há um ano e meio, a frase dita pelo senador Romero Jucá (PMDB), braço-direito de Michel Temer (PMDB), ao ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, entrava para a história como um dos símbolos do golpe parlamentar de 2016.

A conversa telefônica foi divulgada durante o período de afastamento provisório da então presidenta Dilma Rousseff (PT), e escancarou um dos objetivos do impeachment: frear as investigações de corrupção no Brasil, e não ampliá-las.

Temer eleva publicidade na Globo e Facebook

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

O golpismo compensa no Brasil.

Austeridade fiscal vale só para saúde, educação, pesquisa e infra-estrutura.

Quando se trata da Globo, Veja, Facebook, Folha, Estadão, IstoÉ, o governo federal é o mais generoso do mundo.

Segundo números atualizados da Secom, compilados com exclusividade pelo Cafezinho, os recursos de publicidade federal destinados à TV Globo cresceram 55% nos dez primeiros meses de 2017, na comparação com o mesmo período de 2015.

Para que serve o jornal O Globo?

Temer lança o programa "Menos Médicos"

Do site de Dilma Rousseff:

O presidente usurpador decidiu assinar um decreto proibindo a criação de cursos de medicina no Brasil por um período de cinco anos.

É exatamente o contrário do que o Brasil precisa. O governo golpista está cometendo com este decreto um atentado contra a saúde da população.

O Brasil tem no máximo a metade do número de médicos de que necessita. E a esmagadora maioria dos milhares de médicos brasileiros em atividade trabalha nas capitais e nos grandes centros urbanos.

Trump rouba dos pobres para dar aos ricos

Do blog Socialista Morena:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de aprovar na Câmara, por 227 votos a favor e 205 contra, a reforma tributária dos sonhos da direita brasileira: por ela, os ricos pagarão cada vez menos impostos, e os pobres, mais. Uma reforma à Robin Hood, só que ao contrário. Enquanto o herói mítico tirava dos ricos para dar aos pobres, Trump quer tirar dos pobres para dar aos ricos. O 1% ri, os 99% choram. Falta agora a palavra do Senado.

Brazil on sale: a desgraçada conta do golpe

Por Margarida Salomão, no site Mídia Ninja:

Dia 11 de Novembro último, passou a valer a famigerada Reforma Trabalhista que precariza até a aniquilação os direitos do trabalhador brasileiro. Ainda nesta semana, um Congresso desmantelado avançou em sua pauta regressiva: criou impedimentos para o aborto legal e aprovou uma série de mudanças penais sem consequências para nossa gravíssima situação de insegurança, mas que acirra a guerra civil contra os jovens negros e pobres das periferias brasileiras.

Resposta a Temer: “autoritário é você!"

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Michel Temer já disse que não ligava para a própria impopularidade. Ontem, fez uma afirmação inaceitável:

- Se não prestigiarmos certos princípios constitucionais, nossa tendência é caminhar para o autoritarismo. Nós brasileiros temos tendência para a centralização -, disse ele, na quarta-feira, 15 de novembro, ano 128 da República.

Alvo de uma rejeição popular que é recorde histórico, Temer esconde atrás de um sujeito coletivo ("nós, brasileiros") as próprias responsabilidades pela tragédia na qual mergulhou o Brasil e os brasileiros. Hanna Arendt, uma das mestres do pensamento político moderno, produziu uma distinção básica para o debate, separando governantes que exercem a autoridade permitida pelo cargo. E aqueles que ultrapassam os limites autorizados por sua legitimidade. Alguma dúvida sobre o caso Temer?

O ilusionista Temer mudou o Brasil para pior

Editorial do site Vermelho:

Ilusionista – este é outro adjetivo que pode ser aplicado ao usurpador da Presidência da República, o ilegítimo Michel Temer.

Sua arte de iludir foi exercida desta vez no artigo que publicou em O Estado de S. Paulo, sob o título “O Brasil voltou aos trilhos” (14/11/2017) no qual exerce a habilidade de prestidigitador com farto apoio em dados estatísticos manipulados para amparar a vã tentativa de apresentar favoravelmente os resultados de seu mau (e mal) governo.

Os paladinos das causas minoritárias

Foto: Ricardo Stuckert
Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

O ano está terminando e as eleições presidenciais ficam cada vez mais próximas. Daqui a apenas 11 meses, teremos um novo presidente da República. Comparado a momentos semelhantes vividos nas últimas décadas, este é o mais incerto. Não pela dúvida a respeito de quem vai ganhar a eleição, pois, a 11 meses do pleito, ninguém apostava, por exemplo, que Fernando Collor venceria em 1989 ou que, em 1994, Fernando Henrique Cardoso nem sequer seria candidato.