quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Cadê o plano econômico do capitão?

Por Marcelo Manzano, no site da Fundação Perseu Abramo:

Neste grave momento eleitoral que vivemos, são muitas as solicitações aos analistas de economia para comparar os programas econômicos das duas candidaturas que passaram para o segundo turno. Mas, a tarefa não é nada trivial, por uma simples e única razão: Bolsonaro, o candidato da extrema-direita, não apenas não apresentou um plano econômico minimamente consistente, como a cada nova pesquisa eleitoral redireciona sua estratégia criando factoides programáticos que vão no sentido inverso do que havia pregado anteriormente.

A indigência do “fascismo tropical”

Por Rafael Zacca, no site Outras Palavras:

Em todo o mundo a extrema direita surfa a onda conservadora da última década. Sempre que nos deparamos com um fenômeno confuso, vasculhamos a memória atrás de algum ponto de apoio para distinguir as coisas. É assim que por toda a parte o nazi-fascismo volta a ser sussurrado de ouvido em ouvido, como o marulho dessas águas. Chamar as coisas por seu nome é uma tarefa importante – mas distinguir os nomes corretamente é a tarefa justa. No caso brasileiro, o retorno do recalcado de nossa época ditatorial militar nos impele, a um só tempo, a lhe dar o nome de fascismo, e a acrescentar-lhe um broche, provavelmente maior que a roupa. Um broche tropical. Pois é difícil de acreditar que se possa sobrepor diretamente a imagem de Hitler ou de Mussolini à de Jair Bolsonaro, e nada nos parecerá mais absurdo do que a ideia de um povo ariano brasileiro.

TV é a chance de desmontar bomba fascista

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não será possível, infelizmente, uma campanha “paz e amor” como o Brasil precisaria nestes dias de ódio.

A campanha de televisão, a partir de amanhã, terá de mostrar, explicitamente, do que a Nação está diante.

Expor, publicamente, que é falso o “Jairzinho Paz e Amor” que aparecerá condenando a violência de seus seguidores e dizendo que não vai tirar nada dos trabalhadores, que não vai perseguir ninguém.

A bancada de Bolsonaro na Câmara Federal

Por Breno Costa, no site The Intercept-Brasil:

O Brasil tem um bloco de extrema-direita para chamar de seu, independentemente de quem vencer as eleições para presidente.

Ele é composto por deputados como Márcio Labre, do PSL do Rio de Janeiro. Labre é pouco conhecido, mas já amealhou 35 mil inscritos em seu canal no Youtube. “Já considerei tomar o poder por força bruta, mas me convenci a dar mais uma chance para a democracia agora nessas eleições de 2018”, disse ele num de seus vídeos, ao pedir voto para os eleitores. Ele defende uma nova Constituição na qual partidos e movimentos comunistas serão proibidos, com a adoção do regime de trabalhos forçados como cumprimento de pena e prisão perpétua.

O cinturão progressista no Nordeste

Por Patrícia Valim, no jornal Brasil de Fato:

O resultado do 1º turno das eleições de 2018 deixou muita gente perplexa e desanimada. Se é verdade que as pesquisas confirmaram a tendência para a eleição presidencial com Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno, isso não ocorreu com o legislativo brasileiro. Políticos com respeitáveis trajetórias, como Eduardo Suplicy, Lindbergh Farias, Chico Alencar, Dilma Rousseff entre tantos deputados, não foram eleitos, dando lugar a novos agentes que vão desde as subcelebridades das manifestações de 2015 contra o governo do PT, como Alexandre Frota e Kim Kataguri, e uma bancada imensa no empuxo da Lava Jato.

A violência e o ódio chegam ao divã

Por Cláudia Motta, na Rede Brasil Atual:

Até poucos meses atrás, colocar um adesivo no peito para manifestar uma ideia, andar de mãos dadas com alguém do mesmo sexo, ser feminista, manifestar sua opinião ou até mesmo amamentar o bebê em público podia render alguns olhares enviesados, mas o constrangimento não era exatamente uma regra, muito menos a violência.

Isso mudou, e para muito pior. Somam dezenas os relatos de pessoas que foram atacadas física ou verbalmente por seguidores do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. E não se trata de um acaso.

A mídia e a ascensão do neofascismo

Bolsonaro será marionete do grande capital

Por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, no site Tutaméia:

O candidato Jair Bolsonaro é “um cara fraco”, na opinião da economista Leda Paulani, professora da Universidade de São Paulo. “Quem é que vai mandar?”, pergunta ela, sobre um eventual governo do PSL, e ela mesma responde: “São as forças que estão por trás, que estão dando apoio a ele. Ele não é um cara que tem luz própria, não tem condições de comandar uma Nação. Vai ser marionete dos interesses do grande capital e, principalmente, do capital norte-americano e do próprio mercado, dos grandes interesses.”