quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Mídia prepara sua artilharia contra Haddad

Brasília, 15/8/18. Foto: Ricardo Stuckert
Por Altamiro Borges

Num país devastado por um golpe, onde imperam várias práticas de um típico estado de exceção, já há consenso de que as eleições deste ano serão atípicas. A tendência é que a disputa seja a mais agressiva e violenta dos últimos tempos. A mídia monopolista, por motivações políticas e também de sobrevivência econômica – já que seu modelo de negócios está falido –, tentará ocupar um espaço ainda mais saliente nesse embate. Ela usará sua artilharia pesada para interferir nos destinos da nação.

Bolsonaro surfa na onda do ceticismo

Por Eliana Alves Cruz, no site The Intercept-Brasil:

Está na pesquisa deste ano sobre o Índice de Confiança Social, do Ibope Inteligência: numa escala de 0 a 100, o nível de confiança da população brasileira na instituição “presidente da República” é de 13 pontos. É o pior desempenho em uma década e ocupa o último lugar da lista – uma pontuação ruim nunca vista para nenhuma instituição.

Em um cenário de tão baixa estima pela cadeira presidencial, o que importa quem a ocupa? Talvez isso explique, em parte, por que há perfis tão distintos na liderança das intenções de votos. A sondagem mais recente feita pela Paraná Pesquisas, divulgada hoje, aponta Jair Bolsonaro na liderança, com 23,9%, sem o ex-presidente Lula no páreo. Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin disputariam ir ao segundo turno. Considerando Lula na briga pela presidência, ele lidera com 30,8% das intenções de votos.

Temer detona Alckmin, o governista

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

O presidenciável tucano Geraldo Alckmin sofreu nesta quinta-feira o mais duro ataque à sua candidatura, depois da aquisição do Centrão para aumentar seu tempo de TV.

Pesquisa após pesquisa, o candidato governista não sai do lugar, mas agora vai ficar ainda mais difícil desempacar: em entrevista exclusiva a Bruno Boghossian, da Folha, Michel Temer abriu o jogo que Alckmin tentava esconder.

A manchete da página A10 (não saiu nem chamada na capa), já diz tudo:

“Quem o governo apoia? Parece que é o Alckmin, né?”

Lula “está” candidato

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

O PT protocolou ontem, depois de registrar a candidatura do ex-presidente Lula no TSE, requerimento ao tribunal para que lhe seja garantida a participação no debate de sexta-feira, 17, na RedeTV. Embora reivindicação semelhante tenha sido negada por ocasião do debate na TV Bandeirantes, agora as coisas mudaram de figura.

Desde ontem, Lula “está” candidato. Só deixará de sê-lo a partir da impugnação de sua candidatura.

E como a lei eleitoral manda que os organizadores de debates convidem todos os candidatos cujos partidos tenham mais de cinco deputados, advogados do PT argumentam que agora sua participação é obrigatória.

Mídias escondem milhares em Brasília

A greve de fome contra a prisão de Lula

Foto: Matheus Alves
Por Beatriz Cerqueira, no site Jornalistas Livres:

Depois de 15 dias de greve de fome, Frei Sérgio entrou naquele suntuoso espaço acompanhado por um médico e recebendo auxílio para se deslocar. Ele, Adolfo Perez Esquivel (prêmio Nobel da Paz) e uma delegação composta por representação dos movimentos sociais, Igrejas, uma deputada do Podemos/Espanha, artistas e juristas fomos todos recebidos pela Presidente do STF, Carmen Lúcia. Para defender a liberdade do Presidente Lula.

Carta de Lula no registro da candidatura

Por Luiz Inácio Lula da Silva, em seu site:

Registrei hoje a minha candidatura à Presidência da República, após meu nome ter sido aprovado na convenção do PT, com a certeza de que posso fazer muito para tirar o Brasil de uma das piores crises da história. A partir dessa aprovação do meu nome pelas companheiras e companheiros do PT, do PCdoB e do PROS, passei a ter o direito de disputar as eleições.

Há um ano, um mês e três dias, Sérgio Moro usou do seu cargo de juiz para cometer um ato político: ele me condenou pela prática de “atos indeterminados” para tentar me tirar da eleição. Usou de uma “fake news” produzida pelo jornal O Globo sobre um apartamento no Guarujá.

A direita e a esquerda do cérebro

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

A mobilização em torno da eleição presidencial se justifica. O país vive uma encruzilhada perigosa e o abismo entre o aprofundamento das contrarreformas e a retomada da democracia é preocupante. A direita, mesmo desarticulada, tem uma plataforma única: retirada de direitos, entreguismo, submissão ao mercado financeiro e diminuição do teor de democracia, com perseguição a movimentos populares, militarização da questão social e garantia do monopólio midiático.

Moro produz prova de que persegue Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O juiz Sergio Moro acaba de produzir prova inquestionável de que persegue resultados po-lí-ti-cos contra o ex-presidente Lula. Nesta quarta-feira, 15 de agosto de 2018, Moro decidiu suspender o trâmite de processos judiciais que conduz contra Lula sob “argumento” que não encontra guarida alguma no código de processo penal: para não dar voz àquele que acusa.

O juiz federal Sergio Moro passou de setembro para novembro o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do sítio de Atibaia. Moro alegou que a data inicial, 11 de setembro, coincide com o período de campanha eleitoral.



Um dia para ficar na história

Editorial do site Vermelho:

Agosto é encarado tradicionalmente como o mês do azar, má fama que aumentou na história política brasileira desde que foi nesse mês que Getúlio Vargas foi levado ao suicídio (no dia 24) pela campanha maledicente e golpista da direita; e foi nele também que Jânio Quadros tentou montar um golpe, que não deu certo, e sua renúncia à presidência da República ocorreu no dia 25 de agosto.

A visita do secretário de Defesa dos EUA

Por Luana Forlini, no site da Fundação Perseu Abramo:

No dia 13 de agosto, o governo brasileiro recebeu a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos, general James Mattis, que se reuniu com os ministros da Defesa e das Relações Exteriores, respectivamente, General Joaquim Silva e Luna e Aloysio Nunes. Após a parada no Brasil, Mattis também irá a outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Colômbia.

Carreirismo de Doria divide a base do PSDB

Por Rodrigo Martins, na revista CartaCapital:

Há quase dois anos, o tucano João Doria conseguiu um feito surpreendente. Elegeu-se prefeito da capital paulista em primeiro turno, com pouco mais de 53% dos votos válidos, algo que não ocorria desde 1988. Vestindo a fantasia de hábil “gestor”, investiu na campanha 3 milhões de reais do próprio bolso, além de surfar na onda do antipetismo que embalou o impeachment de Dilma Rousseff.

Argentina: nada será como antes

Por Fernanda Paixão e Antônio Ferreira, no site Outras Palavras:

Na madrugada da quinta-feira 9 de agosto, depois de mais de 17 horas de pronunciamentos, o Senado argentino vetou o projeto de lei de interrupção voluntária da gravidez (IVA). A longa jornada de mobilização nas imediações do Congresso desde as primeiras horas do dia 8 de Aborto, ou “8A”, como se intitulou a data histórica, terminava com o rechaço decidido por 24 senadores e 14 senadoras. Nas ruas, o lado dos lenços azuis “pró-vida”, à direita do edifício do Congresso, não economizou fogos de artifício e cartazes alçados com os dizeres “Cristo venceu”. O lema “Que seja lei”, difundido nos últimos meses por toda Argentina junto com a maré verde pró-aborto legal, ao final da noite deu lugar com força ao “Será lei”. Talvez não hoje, mas amanhã, como ressaltaram em seus discursos senadores que votaram pelo “sim”, como Pino Solanas e a ex-presidenta Cristina Kirchner. O projeto, que já foi apresentado ao Congresso Nacional sete vezes, agora espera o início das sessões legislativas de 2019 para ser apresentado novamente.

Direita faz de Lula o mártir do povão

Charge: Pataxó
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Neste momento, nas capas dos sites de O Globo e da Folha, o nome de Lula aparece nove vezes. No Estadão, 15 vezes.

É a conspiração do silêncio mais barulhenta que se viu na Terra.

Todas ou quase todas as menções, claro, são negativas, como sempre são na grande mídia.

Mas, dizia minha finada avó, “falem mal, mas falem de mim” é uma das verdades mais antigas do negócio da propaganda.

Eleição livre só com liberdade de expressão

Do site do FNDC:

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) lança a campanha “Eleição democrática só com liberdade de expressão!”. O objetivo é reafirmar esse direito humano fundamental, inscrito na nossa Constituição, mas que tem sido alvo de sistemáticas violações e ataques em nosso país.