domingo, 18 de novembro de 2012

Merval e os demônios da blogosfera

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O “imortal” Merval Pereira está incomodado com seus demônios. Na sexta-feira, ele escreveu no jornal O Globo um artigo raivoso contra o PT. Acusou a legenda de possuir uma “visão autoritária” simplesmente porque sua executiva nacional criticou o julgamento “partidarizado” da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, no mesmo diário da famiglia Marinho, ele volta à carga fuzilando jornalistas e blogueiros que o questionam. No texto “Deuses e demônios”, ele explicita o seu instituto autoritário!

Ali Kamel e o racismo no Brasil

Ilustração do blog: http://amachba.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Se dependesse de Ali Kamel, todo-poderoso capataz da TV Globo, não haveria feriado nem manifestações no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro. No livro “Não somos racistas”, publicado em 2006 pela Nova Fronteira, ele garante que não há discriminação racial no Brasil e que todos vivem em harmonia. Obrado em plena batalha pela implantação das cotas nas universidades, o livro de 144 páginas serviu como instrumento da direita para combater as políticas afirmativas do governo Lula.

O baixo salário no setor de serviços

Por Altamiro Borges

O Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) divulgou há poucos dias os dados da sua Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada nas sete principais regiões metropolitanas do país. Ela revela números positivos, mas também preocupantes. Confirma que o setor de serviços garantiu a estabilidade da taxa de desemprego em setembro, com o aumento de 0,5% na ocupação em relação ao mês anterior. Ele gerou 53 mil empregos. O triste é que o setor continua pagando os piores salários.

O roubo dos cartões de crédito

Por Altamiro Borges

Numa típica peça publicitária, a mídia rentista destacou nesta semana que os juros no cartão de crédito caíram ao seu menor nível dos últimos 17 anos. Segundo levantamento mensal da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), a taxa teve uma redução de quase 10% em outubro na comparação com setembro – para 9,37% ao mês. A mesma mídia que espinafrou a política de corte dos juros do BC e das instituições públicas, agora festeja a “bondade” na queda do roubo nos cartões de crédito. Haja hipocrisia!

STF nunca aterrorizou os banqueiros

Por Altamiro Borges

Após incentivar os exageros do STF no julgamento do “mensalão do PT” – como a condenação sem provas ou o uso indevido da tese do “domínio dos fatos” –, a mídia privada agora parece temer a fúria dos ministros. Os jornalões já afirmam que as “punições rigorosas deixam bancos apreensivos”. A Folha de hoje critica, pela primeira vez, os “métodos” de Joaquim Barbosa, o “Batman”. Até “calunistas” que aplaudiram o fuzilamento do chamado “núcleo petista do mensalão” alertam para o risco de descontrole no STF.

Álvaro Dias ingressará na Arena?

Por Altamiro Borges

Na semana passada, um grupo de lunáticos que tenta refundar a Arena (Aliança Renovadora Nacional) – partido que deu sustentação à ditadura militar – publicou no Diário Oficial da União o estatuto e o programa da legenda. Segundo seus mentores, a “nova Arena” terá como meta principal “a luta contra a comunização da sociedade”. A publicação dos documentos é o primeiro passo para o registro da sigla na Justiça Eleitoral. Para garantir a existência legal, o grupo terá agora de coletar 500 mil assinaturas de apoio em nove Estados.

Brasil real e imprensa: o desencontro

Por Roberto Amaral, na revista CartaCapital:

“A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo [Lula]". Maria Judith Brito, presidente da Associação nacional de Jornais.

Joaquim Barbosa: alma gêmea de Serra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Não imaginei que Serra ganhasse concorrência relevante ao posto de brasileiro mais antipático, mas me equivoquei.

O julgamento do mensalão trouxe para o centro dos holofotes Joaquim Barbosa, o Batman. Barbosa é uma espécie de alma gêmea de Serra: o mesmo ar superior, a mesma empáfia, a mesma capacidade de se indispor com seus pares, o mesmo apreço pelos holofotes e pela última palavra.

Lula visita a Cosatu na África do Sul

O insustentável golpismo da mídia

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Às vezes sinto como se estivesse preso num mundinho fantástico onde todos os dias acontecesse a mesma coisa. Eu acordo, leio as mesmas notícias, os mesmos editoriais, deparo-me com as mesmas artimanhas chinfrins. É um troço enlouquecedor. Foi assim que me senti ontem, quando me deparei com esses ataques do Globo, na capa e na terceira página: