quinta-feira, 16 de julho de 2020

Bolsonaro e o genocídio dos trabalhadores

Leandro Narloch e a homofobia na CNN

Bolsonaro é perverso com os desempregados

Editorial do site Vermelho:

A combinação da crise econômica estrutural e de âmbito global com a pandemia do coronavírus vai desenhando um cenário dramático. O Brasil é um dos países em que essa resultante já apresenta dados alarmantes. Informações do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) mostram que a perda de ocupação entre os trabalhadores informais é mais do que o dobro em relação aos formais, formando um cenário social que se deteriora rápida e continuamente.

Após Serra, Lava-Jato agora mira em Alckmin

Da Rede Brasil Atual:

A Polícia Federal indiciou hoje (16) o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) por corrupção passiva, em processo da Operação Lava Jato. Também entraram no processo o ex-secretário de Planejamento do tucano, Sebastião Eduardo Alves de Castro, e o ex-tesoureiro de campanha Marco Monteiro. Além de corrupção, estão listados crimes de falsidade ideológica, caixa dois e lavagem de dinheiro. Segundo o Estadão, o inquérito da PF foi instaurado a partir de delações de executivos do grupo Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato. As denúncias possuem relação com a prática de cartel em obras do Metrô de São Paulo e do Rodoanel.

O triunfo da mentira no Brasil

MBL operava um gabinete do ódio

Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

O cerco se fechou contra as fake news nesta semana. Depois que diversas páginas e contas ligadas ao bolsonarismo foram derrubadas pelo Facebook, o Ministério Público de São Paulo prendeu homens ligados ao MBL, sendo um deles um famoso propagador de mentiras. Essa indústria de fake news, que forneceu a base para ascensão da extrema direita no Brasil, parece estar com os dias contados.

Na manhã de sexta-feira, a Polícia Civil prendeu dois empresários ligados ao MBL. Eles são acusados pelo Ministério Público de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. O MBL nega que eles tenham ligação com o grupo e tenta a todo custo descolar sua imagem dessa investigação. Mas o fato é que a polícia também cumpriu um mandado de busca na sede do movimento e investiga empresas ligadas a ele. Não é possível afirmar que a sede do MBL não é ligada ao MBL, não é mesmo?

Bolsonaro quer ir à guerra contra Venezuela

Por José Reinaldo Carvalho, no blog Resistência:

O Brasil foi surpreendido nesta quinta-feira, 16 de julho, com a notícia de que o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro e as Forças Armadas estão elaborando uma nova política de defesa que incorpora a possibilidade de guerra contra países vizinhos. O texto não menciona o alvo, mas o contexto demonstra que se trata de uma trama, mancomunada com o imperialismo estadunidense, para atacar a Venezuela.

Trata-se de uma mudança chocante de orientação, porquanto documentos anteriores elaborados sob a coordenação do Ministério da Defesa traçando linhas para a atuação das armas nacionais, suas relações com a política externa e os objetivos permanentes do Estado nacional – documentos que no período dos governos progressistas se aperfeiçoaram como peças democráticas e expressão da soberania – foram concebidos com uma visão defensiva e solidária com o entorno geográfico do Brasil.

Quilombolas enfrentam pandemia sem apoio

O STF e a questão militar

Bolsonaro é genocida de brasileiros

Bolsonaro está contaminado ou é pegadinha?