quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mais fotos do protesto contra a Globo-RJ


Favela da Maré expulsa a TV Globo

Fotos do protesto contra a Globo-RJ


Helena Chagas e a publicidade na Globo

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

O governo federal é o maior anunciante do Brasil. Em 2012, os recursos destinados à publicidade de ministérios, órgãos e empresas estatais somaram R$ 1.797.848.405,13.

Valor programado por meio - Governo Federal



Paralisação nacional por reformas

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Desde a campanha das Diretas Já, na década de 1980, não tínhamos mobilizações de rua tão vigorosas.

Os protestos que eclodiram pela indignação da juventude frente a diversos fatores já analisados por nosso jornal serviram para provocar muitas mudanças na política brasileira.

Itamaraty envergonha o Brasil

Corbis / RT / AFP
Por Breno Altman, no sítio Opera Mundi:

Até o presente momento, o chanceler Antonio Patriota e sua equipe continuam calados diante da agressão sofrida por Evo Morales. O avião do presidente boliviano foi impedido de pousar em Portugal, Espanha, Itália e França, sob suspeita de estar transportando o ex-espião norte-americano Edward Snowden. Os governos desses países, ajoelhados diante da pressão de Washington, violaram os mais comezinhos direitos internacionais.

Globo veta o plebiscito

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

São 20 horas e a mensagem de Dilma propondo o plebiscito já caiu das principais chamadas dos sites de notícias.

No lugar dela, a morte do projeto da “cura-gay”.

Espero um pouco mais, e vem o Jornal Nacional. Lá no fim, depois de uma imensa reportagem sobre a indústria em queda e a inflação em alta, vem a matéria sobre o plebiscito.

Hoje é dia de ocupar a mídia

Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da UJS:

É hoje o dia para ocupar a mídia em protesto contra os desmandos dos barões da comunicação no país. Ocupar a mídia antinacional e antipopular. Ocupar a mídia que uns a chamam de golpista, outros de comercial, convencional, tradicional, grande (no sentido econômico), burguesa, vassala do imperialismo, capitalista, venal, entre outros adjetivos, mas todas as alternativas estão corretas.

Câmara debate publicidade da União

Por Heloisa Cristaldo, na Agência Brasil:

A desconcentração da verba publicitária da União foi discutida hoje (2) na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Dados da Secretaria de Comunicação da Presidência da República apontam que as televisões em canal aberto recebem a maior parte de verbas públicas em comunicação no país.

Barão de Itararé/SP planeja ação

Por Thiago Cassis, no sítio Vermelho:

A primeira reunião do Centro de Estudos do Barão de Itararé de São Paulo, realizada na última sexta-feira (28), reuniu jornalistas, estudantes universitários e secundaristas e ativistas para discutir a cobertura da mídia nas manifestações que estão ocorrendo no país.

Globo: Não é só o Darf!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Ontem eu tomei uns chopes com um fera do jornalismo investigativo, na área de finanças. Eu comecei a explicar a ele que eu acho até engraçado a gente detonar a Globo por causa de sonegação fiscal. Acho que me senti como Eliot Ness, quando um de seus subordinados diz que a melhor maneira de pegar Al Capone é através do fisco. Caramba, tanta coisa contra essa empresa: levou mensalão dos EUA para participar do golpe de 64; tentou fraudar eleições no Rio; editou debate entre Collor e Lula; manipula diariamente informações; etc. E a gente vai pegá-la por sonegação?

Havelange, Ricardo Teixeira e a Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E a história da Globo versus a Receita vai ficando cada vez mais complicada.

Primeiro, foi a informação divulgada pelo blog O Cafezinho, do jornalista Miguel do Rosário.

Uma fonte da Receita Federal passou ao blog documentos que contavam uma história sensacional.

Por eles, a Globo enganou a Receita na compra de direitos para a Copa de 2002. Para não pagar o imposto devido, segundo os documentos, inventou uma operação que não era a real.

Sem luta não haverá plebiscito

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por José Dirceu, em seu blog:

Sem mobilização e luta popular, não haverá plebiscito sobre a reforma política. A oposição, capitaneada pelo trio FHC-Aécio-Serra está contra; o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), diz que a bancada votará contra, ou a sua maioria; o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), propõe uma comissão para fazer a reforma na Câmara e depois um referendo; no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral, um ministro vira ativista político contra o plebiscito.

Protestos: quem são os autores?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Com o esvaziamento das manifestações nas ruas e praças das cidades, os protestos tomaram o rumo das estradas e caminhoneiros bloquearam ontem 22 rodovias em nove Estados, fechando inclusive o acesso ao porto de Santos, que só foi liberado na manhã desta terça-feira.

Desde o dia 6 de junho, quando dois mil manifestantes do Movimento Passe Livre protestaram na avenida Paulista, em São Paulo, contra o aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus, os protestos se espalharam por todo o pais e foram multiplicando sua pauta de reivindicações, que foi da PEC 37 ao combate à corrupção, dos gastos com a Copa à melhoria nos serviços públicos, atacando todos os governos, políticos e partidos.

A covardia europeia contra Morales

http://aporrea.org/
Por Eduardo Febbro, no sítio Carta Maior:

Os europeus são incorrigíveis. Para não ficar mal com o império norteamericano são capazes de violar todos os princípios que defendem nos fóruns internacionais. O presidente boliviano Evo Morales foi o último a experimentar as consequências dessa política de palavras solidárias e gestos mesquinhos. Um rumor infundado sobre a presença no avião presidencial boliviano do ex-membro da Agência Nacional de Segurança (NSA) norteamericana, o estadunidense Edward Snowden, conduziu a um sério incidente diplomático aeronáutico entre Bolívia, França, Portugal e Espanha.

Um desabafo sobre a Globo

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Soube que nas hostes familiares um debate recente envolveu meu nome e este Doladodelá. Entre os primos, tios e agregados minhas posições dividem opiniões.

Os argumentos são dos mais variados. Há os que acham que me exponho demais, ao apontar distorções históricas que impedem que o brasileiro tenha acesso a informações livres de filtros ideológicos e da mais tosca e grosseira manipulação. Para estes, sou pequeno demais para comprar as brigas que compro contra o império midiático que tem Tvs, Rádios, Jornais, Revistas, Editoras e Internet. Além do quê, alcançam 98% do território nacional e abocanham mais de 60% de toda a publicidade nacional.

Cuba e os doutores do anticomunismo

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Estou impressionado com o debate sobre a proposta de trazer médicos estrangeiros para reforçar o atendimento na saúde pública.

Em nota anterior, lembrei que há um componente social evidente na discussão. O apoio à vinda dos médicos estrangeiros é maior entre os brasileiros de renda menor, que residem em regiões carentes – onde, simplesmente, não há médicos quando mais se precisa deles.

Entre a rua e o plebiscito

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

As informações que chegam de Brasília dão conta de que “lideranças” do PT teriam consultado o marqueteiro João Santana para compreender o que explica a queda de Dilma nas pesquisas, e o que pode acontecer até 2014. Os profissionais – assustados há duas semanas, parecem já se refestelar nas poltronas dos gabinetes refrigerados. Na campanha eleitoral, ocorreu o mesmo: certa “cúpula” petista estava divorciada das ruas e das redes, preferia ouvir o marqueteiro. E só.

Bolívia denuncia agressão a Morales