quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O ex-presidente da Samarco será preso?

Por Altamiro Borges

Milionária anunciante dos meios de comunicação, a empresa Vale – que controla metade das ações da criminosa Samarco – continua sob a forte proteção dos jornalões, revistonas e emissoras de rádio e tevê. O seu nome sequer é citado nas matérias que tratam da tragédia em Mariana, no interior mineiro. Isto não quer dizer, porém, que os seus crimes já tenham sido esquecidos pela população e pelos poderes públicos. Nesta terça-feira (23), a Polícia Civil de Minas Gerais pediu a prisão preventiva de seis executivos da Samarco, inclusive do seu presidente licenciado, Ricardo Vescovi, após concluir o primeiro inquérito que apura o rompimento da barragem de Fundão.

Alckmin mentiu sobre reorganização escolar

Por Altamiro Borges

Acuado pelos jovens estudantes que ocuparam mais de 200 escolas em São Paulo e temendo a brusca perda da sua popularidade, no final do ano passado o governador Geraldo Alckmin prometeu suspender o seu projeto elitista da “reorganização escolar”. No seu estilo “picolé de chuchu”, ele inclusive foi à tevê anunciar sua “disposição para o diálogo”. Pelo jeito, porém, ele novamente mentiu para seus eleitores sadomasoquistas. Nos últimos dias, a Associação dos Professores da Rede Estadual (Apeoesp) publicou vários levantamentos sobre o fechamento de centenas de salas de aula. Num primeiro momento, o tucano se fingiu de morto – e contou com a ajudinha da TV Globo, que desqualificou as denúncias da entidade sindical num canhestro “jornalismo chapa-branca”.

Macri restringe protestos na Argentina

Por Altamiro Borges

O truculento Mauricio Macri, tão paparicado pela mídia neoliberal, ainda vai incendiar a Argentina. Em dois meses de governo, o mafioso já elevou brutalmente as contas de luz e gás, demitiu milhares de servidores e entabulou negociações lesivas com os abutres do capital financeiro internacional. De forma autoritária, ele governa por decretos - inclusive ao impor dois juízes servis na Corte Suprema. Nesta semana, Mauricio Macri anunciou mais uma medida ditatorial. Ele quer endurecer as medidas de repressão aos protestos de ruas na Argentina, proibindo os bloqueios dos espaços públicos.

Arruda e Roriz condenados. Cadê a mídia?

Por Altamiro Borges

O site do Jornal do Brasil informa que "os ex-governares do Distrito Federal José Roberto Arruda e Joaquim Roriz, além de mais quatro pessoas, entre elas o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal Domingos Lamoglia, foram condenados na segunda-feira (22), em primeira instância pela 2ª Vara de Fazenda Pública do DF, por improbidade administrativa. Eles eram réus no processo oriundo da Operação Caixa de Pandora, que também ficou conhecido como mensalão do DEM".  O restante da imprensa, porém, não deu qualquer destaque para esta decisão. Afinal, o que importa para os barões da mídia, em sua estratégia golpista, é "sangrar" Dilma e "matar Lula".

A economia brasileira ruma para o caos?

Marta se alia a Serra para entregar pré-sal

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A votação foi apertada. Por 33 a 31, o PSDB e boa parte do PMDB conseguiram manter o regime de urgência para o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que tira da Petrobras as prerrogativas para comandar a extração de petróleo do Pré-Sal.

A consequência é que petroleiras como a Shell e a Chevron poderiam explorar a importante riqueza nacional.

Petrobras é do povo brasileiro

Por Jandira Feghali

“O que será da Petrobras?”, questionam muitos. Ler os jornais faz crer que a estatal, uma das maiores petrolíferas do mundo e com reservas para mais de quatro centenas de anos, está próxima da derrocada. Depreciação que só interessa à oposição entreguista e às empresas estrangeiras. É o motivo da pancadaria sistemática.

É uma imoralidade alegar que a estatal – maior vítima de uma operação construída de forma subliminar a atingir o Governo Federal e a Esquerda brasileira – tenha se desvalorizado. Empresa forte e estratégica, a Petrobras impulsionou o Brasil a patamares exclusivos de autossuficiência energética e soberania a partir dos governos Lula e Dilma.

Os frutos proibidos que o PT ousou provar

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A desnecessária e abusiva prisão do publicitário João Santana, agora rebatizado de “o marqueteiro do PT”, já teve o efeito de alterar a agenda política, tirando do noticiário o caso FHC-Miriam Dutra. Já serviu também para realimentar a ofensiva pró-impeachment e a estratégia da oposição de cassar o mandato de Dilma e Temer através da ação eleitoral que será julgada pelo TSE. Ponto para a Lava Jato e para as forças políticas a que ela serve, no fim e ao cabo.

"Terrorismo" político amplia a crise

Por Joana Rozowykwiat, no site Vermelho:

A situação da economia brasileira é difícil, mas está longe do caos. Esta foi a conclusão dos economistas Luiz Carlos Bresser-Pereira, Leda Paulani e Guilherme Mello, que participaram, nesta segunda (23), do Ciclo de Debates “Que Brasil é Este?”. Cada um deles, contudo, apresentou seu próprio diagnóstico para a crise atual e propôs distintos caminhos para enfrentá-la.

Senado acelera a entrega do pré-sal

Do blog Viomundo:

Por 33 votos a 31, o Senado votou ontem à noite para manter o regime de urgência na tramitação do PL de autoria do senador José Serra que permite às petrolíferas estrangeiras explorar o pré-sal sem fazer parceria com a Petrobras.

Dezesseis senadores estavam ausentes, dentre eles os petistas Walter Pinheiro e Jorge Viana. A senadora Lidice da Mata, do PSB, também poderia ter ajudado a reverter o resultado. Eram os três votos que faltaram.

O governo Dilma assistiu ao desastre à distância.

As mordomias na sede da PF do Paraná

Por Marcelo Auler, em seu blog:

Através de um Requerimento de Informações (RI) a ser encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) tentará descobrir aquilo que o Departamento de Polícia Federal (DPF) silenciou quando questionado pelo blog: quem autorizou e quem pagou a reforma no prédio do centro de Curitiba onde funcionam o Grupo de Investigação Sensível (GISE) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), ambos os órgãos subordinados as da Superintendência Regional do DPF no Paraná (SR/DPF/PR)?

Mirian Dutra abre o quarto de despejo

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Por que só agora que o PT está a um degrau do cadafalso?

A suspeição que o jornalismo tucano consegue balbuciar em meio às alvejantes declarações de Mirian Dutra sobre a parceria público privada para silenciá-la no governo FHC, carrega um efeito bumerangue demolidor.

Pode ser respondida com uma arguição.

O PT vai perder por WO?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A esta altura, o mais tolo “republicano de taubaté” deveria estar vendo que o roteiro da tomada do poder segue sua marcha inexorável.

Se Dilma não pode ser incriminada por qualquer benesse recebida, que o seja pelos negócios de seu marqueteiro.

Se Lula não tem milhões, que seja corrupto pelos pedalinhos, pelo puxadinho, pela churrasqueira ou pela canoa de lata.

FHC, Globo e o exílio de Mirian Dutra

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Na última semana, estouraram algumas bombas na blogosfera: as ligações entre o triplex dos Marinho, a Globo e a Brasif - a empresa responsável pelo envio de dinheiro à ex-amante de FHC.

No domingo, Miriam Dutra dá entrevista exclusiva ao DCM, um blog político de perfil progressista, em que denuncia o conluio entre Globo, Veja e FHC, para abafar um escândalo.

No dia seguinte, a Lava Jato, tchan, tchan, tchan, tchán!, aparece qual a sétima cavalaria para salvar a honra da Globo!

Prendam o "marketeiro da Dilma"!

A Petrobras e a guerra do pré-sal

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Presidente da Petrobras por sete anos, quando participou da transformação que fez da empresa uma das maiores petroleiras do planeta, o economista Sérgio Gabrielli é uma referência obrigatória no atual momento político. Quando o senado discute um projeto de José Serra (PSDB-SP), que propõe mudanças no sistema de partilha, que hoje assegura participação da Petrobras em pelo menos 30% da exploração do Pré-Sal, Gabrielli é a voz mais autorizada pela manutenção do regime atual.

Mídia cria os fanáticos da "Lava-Jato"

Por Osvaldo Bertolino, em seu blog:

Doutor Sérgio Moro. É assim que muitos incautos pelas ruas se referem ao juiz que comanda a ação persecutória que recebeu o nome de “Operação Lava Jato”. Há um culto ao doutor no Brasil, especialmente nas camadas médias, envolvidas por lances patéticos da mídia para divertir o público, como se neles não estivesse hipotecado nosso futuro como nação. Cria-se, desse modo, legiões de incautos, cegos e fanatizados, sem a menor noção do que há por baixo de um tapete cuidadosamente vigiado pelos setores dominantes da sociedade.

BNDES favoreceu a Globo no governo FHC

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Em entrevista ao Diário do Centro do Mundo, Mirian Dutra, ex-jornalista da TV Globo com quem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teve um relacionamento extra-conjugal, disse que em 1997 estava cansada de ficar na "geladeira" na sucursal da empresa em Portugal. Quis ir para a sucursal de Londres, mas a rejeitaram. Disse ao então diretor de jornalismo da TV Globo, Evandro Carlos de Andrade, que a escalassem para trabalhar no Brasil ou pediria demissão. Segundo ela, Evandro disse a subordinados: "Ninguém mexe com essa mulher. Ela mostrou que tem caráter".

A que veio o Partido da Mulher Brasileira?

Por Débora Melo, na revista CartaCapital:

Ao anunciar sua filiação ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), em dezembro de 2015, o senador Hélio José, do Distrito Federal, fez questão de exaltar as qualidades do sexo feminino, segundo a sua interpretação. “O que seria de nós, homens, se não fosse uma mulher para estar do lado, para nos trazer alegria e prazer?”, discursou no plenário.