quinta-feira, 26 de junho de 2014

Merval escreve o epitáfio de Barbosa

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Exatamente como eu pensei.

Pode-se até discordar que a decisão do STF de negar prisão domiciliar à Genoíno tenha sido um “acordo político”, como eu acho que foi, mas que teve este significado, isso está claro.

Prendeu-se Genoíno para se soltar Dirceu. Os ministros entenderam que não tinham força ainda para enfrentar as duas arbitrariedades ao mesmo tempo.

Mídia, a mãe de todas as reformas


Por Emir Sader, no site Carta Maior:

A maior disputa política na sociedade brasileira se dá no processo de formação da opinião pública. Atualmente se dá entre o governo e a mídia privada - assumida como partido político da oposição.

O Brasil retomou a democracia política no final da ditadura e passa por um processo de profunda democratização social desde o começo do governo Lula. Mas esse processo não chegou aos meios de comunicação, que seguem controlados pelos mesmos grupos monopolistas da época da ditadura. E não haverá democracia no Brasil enquanto não houver democratização dos meios de comunicação, enquanto não houver um processo democrático e pluralista de formação da opinião publica.

O Brasil que não rende manchete

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O Brasil que dá certo é o título de um livro do contabilista e administrador de empresas Stephen Charles Kanitz, cuja primeira edição saiu em 1994, e também uma frase que inspira muitas iniciativas editoriais e eventos sobre economia, desenvolvimento e responsabilidade social empresarial. É também a mais recente iniciativa da Folha de S.Paulo, que publica nesta semana caderno especiais, patrocinados, com reportagens sobre histórias de sucesso nos negócios.

A sinistra "Repórteres Sem Fronteiras"

Por Mauro Donato, no blog Diário do Centro do Mundo:

Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Danilo Gentili e Marcelo Madureira.

Essa é a escalação da seleção feita por Alberto Cantalice, vice-presidente do PT, com a qual ele não gostaria de jogar. Em recente artigo, Cantalice afirmou que esse time não faz outra coisa a não ser propagar o ódio.

Huck, Bueno e a arrogância estúpida

Por Renato Rovai, em seu blog:

O empresário travestido de apresentador Luciano Huck e o jornalista travestido de historiador, Eduardo Bueno, foram protagonistas de dois momentos bizarros nos últimos dias. Peninha, como Bueno é conhecido no meio, chamou o Nordeste de “aquela bosta”. Veja vídeo aqui. E Huck colocou no Twitter e no Facebook um pedindo de “currículos” de garotas que quisessem ficar com gringos.

O gringo dos sonhos de Huck e FHC

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O “Ministro da Cultura” de Aécio Neves, o apresentador Luciano Huck, apagou a postagem “meiga” que fez em seu Facebook, com o endereço que criou para que “cariocas solteiras” se candidatem a cinderelas de um “gringo encantado”.

O ressentimento de Faustão com a Copa

Por Nirlando Beirão, na revista CartaCapital:

Fausto Silva anda muito nervoso ultimamente. Perdeu muito do humor que o consagrou e de sua verve inteligente e debochada. Aderiu aos rabugentos do #nãovaiterCopa e, já que tem Copa, sim, tenta manter a bandeira do encrenqueiro, distribuindo, sem nenhum fair play, insultos ao evento esportivo. A delicada defesa de Honduras deve estar morrendo de inveja do novo estilo Faustão.

Brasil: Por um lugar no mundo

Por Mauro Santayana, na Revista do Brasil:

Todas as grandes nações do mundo se ergueram sobre espaços amplos, população instruída, e o ânimo de grandeza. Essas são as condições para que seu povo disponha de autoestima, identidade nacional, e exerça sua influência política e econômica em sua região.

Nova batalha pelo controle da internet


Por Thiago Domenici, na revista Retrato do Brasil:

A internet tem dono? Oficialmente, não. Sobretudo por seu aspecto descentralizado, a internet é constituída por muitas redes independentes interconectadas voluntariamente, o que dá a ela o caráter de “rede de redes”. Nesse emaranhado, cada uma é dona de si mesma e, ao integrar-se, se dispõe a contribuir para que o tráfego flua conforme os protocolos de roteamento estabelecidos previamente pelos organismos que administram a rede (ver, abaixo, “Quem dirige a internet”). Funciona como cidades que se interligam numa malha viária, sob um regime de leis de trânsito.

Dilma domina o tempo de TV

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Quebrou a cara quem apostou no desgaste da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, a ponto de provocar uma debandada de aliados na véspera do início oficial da campanha eleitoral, na próxima semana. Em lugar da violência dos protestos e do caos da infraestrutura nas cidades-sede, previstos pela oposição e pela mídia familiar para dar um cavalo de pau nas pesquisas, a Copa no Brasil está sendo festejada aqui e no mundo todo como o melhor e mais bem organizado evento da Fifa, tanto dentro como fora do campo.

A lição de uma vaia a Dilma

Editorial do jornal Brasil de Fato:

As vaias que a presidenta Dilma Rousseff recebeu na abertura da Copa, em 12 de junho, na presença de inúmeros chefes de Estados e transmitidas pelas redes de televisão ao mundo todo, revelam aspectos do que temos em nosso país.Vaiar autoridades em eventos que reúnem multidões – de futebol ou de shows musicais – não é nenhuma novidade em nosso país ou em qualquer outro lugar do planeta. No entanto,há singularidades nos xingamentos que atingiram a mulher, a mãe e avó que, por decisão da maioria da população brasileira, ocupa atualmente o cargo de presidenta da República e, nessa condição, assistia a partida de futebol.

Bancos cortaram 3.283 empregos

Do site da Contraf-CUT:

Os bancos fecharam 3.283 empregos de janeiro a maio de 2014. Enquanto os bancos privados e o Banco do Brasil cortaram postos de trabalho, a Caixa Econômica Federal abriu 1.433 novas vagas no mesmo período, o que evitou um resultado ainda pior para o setor, que é o mais lucrativo do País.

Justiça salva o “mensaleiro” Arruda


Por Altamiro Borges

Parte da mídia está indignada com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que finalmente corrigiu um dos desmandos de Joaquim Barbosa ao garantir o direito legal ao regime semiaberto para o petista José Dirceu. O assunto foi manchete de todos os jornalões nesta quinta-feira (26). Ao mesmo tempo, porém, ela quase nada falou sobre a suspensão do julgamento do ex-governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal, que foi flagrado embolsando grana no escândalo do “mensalão do DEM”. Com a decisão, tomada nesta terça-feira, com base numa liminar do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça, o “mensaleiro” poderá até concorrer novamente ao governo do Distrito Federal.

O “cafetão” Luciano Huck

Por Altamiro Borges

As redes sociais se agitaram nesta quarta-feira (25) com a história de que Luciano Huck, o “bom moço” da TV Globo, estaria incentivando o turismo sexual na Copa do Mundo em sua página no Facebook. Muitos internautas passaram a disparar mensagens chamando o apresentador global de “cafetão” e de outros adjetivos. Num primeiro momento, confesso, não acreditei que ele teria dado mais esta pisada na bola. Pensei que fosse mais um dos exageros da web. Mas a coisa era séria. Até a “insuspeita” Folha, em seu site de entretenimento (F5), confirmou o “crime”. Vale conferir:

O PIB desmorona... nos EUA!

Por Altamiro Borges

Por motivos políticos-eleitorais, a mídia tucana tenta vender a imagem de que o Brasil está afundando numa violenta crise econômica. Todos os dias, os jornalões e as emissoras de rádio e tevê preveem o colapso final. Até parece que o mundo está a mil maravilhas, em plena prosperidade, e o Brasil está na lanterninha. A manipulação deliberada, já que os barões da mídia sabem perfeitamente que a economia capitalista vive um período de prolongada crise, não resiste à realidade. Nesta quinta-feira (26), a imprensa mundial confirmou que os EUA tiveram a maior contração econômica dos últimos anos. A tal recuperação ianque não passava de uma lenda difundida pela mídia colonizada do Brasil.

STF: A derrota de uma vergonha

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Deve-se comorar a votação de 9 a 1 que garantiu a José Dirceu o direito de trabalhar fora da Papuda. Quem ainda não perdeu a capacidade de reconhecer o valor da liberdade e a importância da Justiça, deve sentir-se um pouco mais feliz desde ontem. Respire: há oxigênio no ar.

Dirceu derrota Barbosa por 9 a 1

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Em sessão na tarde desta quarta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que José Dirceu tem direito ao trabalho externo.

A defesa do ex-ministro da Casa Civil alegou que negar trabalho externo a quem cumpre pena no semiaberto equivale a igualá-lo a quem está em regime fechado.