segunda-feira, 7 de março de 2016

Carta aberta ao diretor golpista da Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Caro Erick Bretas:

Eu ia escrever a palavra jornalista, mas me detive. Não acho que possa chamar de jornalista, não pelo menos como imagino que se comporte um jornalista, alguém que coloca no Facebook o avatar de Sergio Moro e, na véspera da Aletheia, defendeu euforicamente a prisão de Lula e a deposição de Dilma.

Mesmo para os padrões jornalísticos da Globo, me parece coisa demais para designar alguém que faça aquilo como jornalista.

A crise política e a última esperança

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Todo cidadão sensato há de perguntar aos seus desalentados botões até quando terá de assistir ao espetáculo de insensatez encenado diuturnamente pela mídia nativa em apoio à trama golpista urdida mais uma vez a bem dos interesses da casa-grande. Não há dia em que não seja possível imaginar ter chegado ao clímax o espetáculo desolador. Que nada. A encenação da má-fé e da parvoíce, da arrogância e da irracionalidade, sempre logra ir além como se o ato final pudesse ganhar novas cenas ad infinitum.

Lava-Jato e a radicalização da crise

Por Aldo Fornazieri, no Jornal GGN:

No passado recente o autoritarismo se apresentava pela força das baionetas. Os tempos mudaram e hoje ele se viabiliza pelo permanente estado de exceção implementado pelas arbitrariedades do judiciário e do Ministério Público e garantido pelos camisas pretas da Política Federal que, fortemente armados, ao mando daqueles, invadem residências e conduzem à força cidadãos para depor ao arrepio daquilo que prescreve a própria lei.

Semana começa sob o risco de radicalização

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Quando vamos voltar a ter um dia normal, sem novos sobressaltos a cada momento, para podermos planejar nossas vidas e cumprir nossos compromissos pessoais e profissionais conforme marcado na agenda? Certamente, não será nesta semana que começa carregada de nuvens negras no horizonte e sob o risco de mais radicalização no cenário político.

Para quem acompanhou a intensa movimentação nas redes sociais nos dias que se seguiram à "condução coercitiva" de Lula pela Polícia Federal na sexta-feira, a previsão é de novos confrontos entre os grupos a favor e contra o ex-presidente.

O golpismo está sendo televisionado

Do blog do Levante Popular da Juventude:

Nos últimos dias vivenciamos mais uma tentativa de golpe das elites brasileiras ao Estado Democrático de Direito, e no fundo um golpe no povo brasileiro. Mas como assim golpe? Não era apenas um procedimento jurídico para apurar a corrupção? Não, não era. Pra desmentir esta farsa jurídica vários ministros, advogadas/os e professores de Direito já emitiram notas, escreveram textos explicando por A + B os excessos cometidos pelo famoso juiz Sérgio Moro. Mas de onde vem tanta força desse juiz? Por que ele tem esse poder de armar um verdadeiro ‘circo’, com centenas de policiais para criar um clima de guerra, de prisão de líder de grupo terrorista?

Merval, Noblat e a dança das vivandeiras

Por Leandro Fortes, em sua página no Facebook:

Bastou a militância do PT e os movimentos populares reerguerem suas bandeiras para defender Lula e a democracia que vivandeiras alvoroçadas voltaram aos bivaques para bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do Poder Militar - como dizia o marechal Humberto Castello Branco, primeiro presidente-ditador pós golpe de 1964.

Castello Branco, figura anterior ao endurecimento do regime dos generais, a partir de 1968, referia-se, não sem esconder o asco, às ratazanas civis que se acercavam dos milicos a pedir quarteladas quando as urnas não lhes eram favoráveis.

Folha abre o jogo: não deixem Lula voltar!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Da Folha de hoje:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser alvo de ação civil de improbidade administrativa na Operação Lava Jato, que tem como uma das punições a proibição de disputar eleições.

Lula pode ser acusado nesse tipo de processo caso fique comprovado que empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras pagaram custos de obras do sítio frequentado por ele em Atibaia (SP) no final de 2010, quando ainda era presidente, para beneficiá-lo ilegalmente.


Sergio Moro e o ninho de corrupção

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Osvaldo Bertolino, em seu blog:

Os corruptos verdadeiros, os que não aparecem na mídia corrupta como tal, gente da mesma categoria social e política do juiz Sérgio Moro e seus blue caps (os fanáticos da “Operação Lava Jato”), normalmente são pessoas que entregam seu dinheiro apenas para instituições bancárias muito bem enfronhadas nas malandragens do mundo financeiro. Se não fosse assim, já teriam perdido tudo ou grande parte do que possuem.

Lava-Jato tem motivação política

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Maria Inês Nassif, no site Carta Maior:

A literatura política brasileira está recheada de histórias que comprovam a máxima “aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”. É uma tradição das elites brasileiras o uso da polícia e da Justiça como arma, quando o voto não é favorável aos seus interesses. A ofensiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff e o PT não desmentem a história.

A celebração precipitada dos tucanos

Por Tarso Genro, no site Sul-21:

Aos que festejam a condução coercitiva do Presidente Lula é bom informar que os acontecimentos de sexta-feira, dia 4 de março, marcam uma profunda mudança no Estado de Direito em nosso país. E que essas mudanças, se consolidadas, dependendo dos governos e da correlação de forças dentro do Poder Judiciário, podem se aprofundar e chegarmos a uma situação que Mário Vargas Llosa – insuspeito de ser de esquerda – classificou de “ditadura perfeita”. Foi como ele designou o regime do PRI, partido-estado mexicano, que governou o país durante mais de sete décadas.

Bullying contra Lula entra para a história

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A professora Ivana Bentes, até pouco tempo diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comenta sobre a violência midiático-judicial contra Lula: "O que o judiciário brasileiro está fazendo, o nível de arbitrariedade na coação ao presidente Lula, o nível de construção e direção de realidade e manipulação psicológica, emocional dos fatos pela mídia (suspeições, criminalizações, induções, omissões), a construção de um tribunal das reputações é, por incrível que pareça, um espelho do que fizeram nesses 500 anos com os pobres no Brasil!"

Farofeiros 'invadem' triplex de Paraty

Do site do Mídia Ninja:

Farofeiros estão invadindo nesse momento a praia da família Marinho em Paraty- RJ, encravada no melhor ponto da Mata Atlântica brasileira. O triplex do clã hegemônico da mídia familiar foi ocupado neste domingo pela farofa chic da indignação.

Fotos: Mídia NINJA



Globo chama os militares para o golpe

Por Renato Rovai, em seu blog:

Dois dos principais porta-vozes da família Marinho, Ricardo Noblat e Merval Pereira, publicaram textos apontando que as Forças Armadas estão de prontidão para fazer o serviço de organizar o país.

Um texto complementa o outro, até porque a voz que os ditou é a mesma. Artigos como esse são escritos na mesa do dono.

Vamos a trechos:

Mexeu com Lula, mexeu comigo!

Do site da UJS:

Acompanhamos na manhã de hoje (04/03/2016) mais um capítulo da histeria política vivida no país contra o Estado Democrático de Direito, que foi a condução coercitiva do presidente Lula pela Polícia Federal. Diante de mais esse absurdo, afirmamos:

- Não temos dúvidas de que ações desse tipo são motivadas unicamente para retirar da cena política o presidente que mais fez pela classe trabalhadora em toda História do Brasil. Nasce, a partir do seu governo iniciado em 2003, a materialização dos sonhos de milhares de brasileiros que conquistaram a casa própria, o acesso à universidade, a valorização dos seus salários e foram beneficiados por uma série de outras políticas públicas que elevaram a qualidade de vida do povo brasileiro. Criminalizar Lula, portanto, é GOLPE também;

Globo me usa para pegar Lula e os blogs

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na última sexta-feira, o jornal O Globo publicou matéria revoltante e infame que envolve este Blog em investigações que a Operação Lava Jato afirma que está empreendendo sobre o vazamento de sua 24ª fase, chamada de operação Aletheia, em alusão à interpretação dessa palavra grega (que significa “verdade”) feita pelo filósofo alemão Martin Heidegger, simpatizante do nazismo, quem interpretou Aletheia como “busca da verdade”.

Ocupar as ruas para derrotar o golpismo

Editorial do site Vermelho:

A surpresa do consórcio direitista formado por setores do judiciário e do ministério público junto com partidos e a mídia golpista, foi visível ao longo do dia 4, a sexta-feira da indignação, na maneira acanhada com que, na televisão, se referiam ao sequestro do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e à pronta reação que aquele ato ilegítimo suscitou em todo o país.

Aquela reação foi confirmada no sábado (5) pela divulgação de pesquisa do instituto Vox Populi mostrando que 56% desaprovaram a inclusão de Lula na Lava Jato, 65% acharam exagerada a condução coercitiva, e 57% afirmaram que acreditam em Lula.