Por Altamiro Borges
As provas contra Jair Bolsonaro, chefe da organização criminosa (Orcrim) que planejou um golpe de Estado, são volumosas e consistentes. São mais de 900 páginas do inquérito da Polícia Federal, 272 páginas da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e vídeos e áudios da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, o ex-faz-tudo do fascista. Diante de tantas provas, a sua prisão já é dada como líquida e certa. E daí o temor de que o ex-presidente tente fugir do Brasil.
Para evitar que isso ocorra novamente – como na fuga para os EUA antes das ações golpistas do 8 de janeiro de 2023 e do refúgio na embaixada da Hungria após a retenção do seu passaporte –, setores da sociedade têm proposto várias medidas cautelares. Na quinta-feira passada (6), a liderança do PT na Câmara Federal pediu que Jair Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica. A solicitação foi protocolada pelo líder da bancada, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
domingo, 9 de março de 2025
Bolsonaristas postam novas fake news sobre Pix
![]() |
Imagem: Agência Lupa |
Ou se tomam medidas mais efetivas contra a difusão de mentiras pela internet, ou os neofascistas seguirão enganando muitos otários e promovendo o ódio na sociedade. Na semana passada, as milícias digitais bolsonaristas voltaram a espalhar fake news sobre o Pix. O mote dessa vez foi a decisão do Banco Central de excluir do serviço pessoas que estão em situação irregular na Receita Federal. O objetivo da medida foi coibir fraudes e a ação de grupos criminosos. A decisão do BC foi autônoma, mas a horda usou as redes antissociais para atacar a equipe econômica do governo.
A misoginia de Bolsonaro no 8 de Março
![]() |
Foto: CTB/Bahia |
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o ex-presidente Jair Bolsonaro obrou mais uma de suas declarações misóginas. Em vídeo divulgado pelo filhote 04, o vereador Jair Renan (PL), ele diz: “Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes acontece quando estou no aeroporto e alguém me xinga. Mulher, né? Olho para ela e penso: ‘Nossa, mãe. Incomível’”. O comentário foi feito em conversa com seus apoiadores em Angra dos Reis no feriado de Carnaval.
A declaração criminosa gerou duras críticas ao asqueroso machista. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que Jair Bolsonaro “volta a atacar as mulheres com sua prática misógina” e que sua fala “é uma tentativa de desumanizar e silenciar mulheres pelo simples fato de pensarem diferente dele. Não nos calaremos. Seguimos na luta por respeito e igualdade... Para quem se dizia imbrochável, hoje está inelegível e investigado. Logo, logo, será insignificante”.
Extrema direita abandona Dudu. Carluxo chia!
![]() |
Charge: Fraga/GZH |
É mais do que uma queixa o grito de Carlos Bolsonaro em defesa de Eduardo, diante do silêncio de figuras que deveriam apoiar o irmão nos ataques a Alexandre de Moraes. É um pedido de socorro. Dudu foi abandonado.
Muitos são os alvos do que Carluxo publicou esses dias nas redes sociais, quando cobrou, ao falar do risco de Eduardo perder o passaporte: “Onde andam os candidatos da “união da direita”, inquestionáveis e absolutos, mesmo com Jair Bolsonaro despontando mais uma vez?”
A união da direita está entre aspas, sugerindo uma ironia com o conjunto de nomes que se apresentam como possíveis sucessores de Bolsonaro, incluindo Tarcísio de Freitas, Caiado, Zema, Eduardo Leite e todos os que detêm liderança ou algum mandato.
União Europeia ignora colonialismo de Trump
![]() |
Charge: Stellina Chen/Cartoon Movement |
A decisão de rearmar a Europa adotada na cúpula extraordinária do Conselho Europeu, que reúne chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), realizada em Bruxelas, é um enfático sinal de perigo para o mundo. Seria uma resposta à política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão abalou seriamente a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), braço armado do imperialismo estadunidense na região e âncora principal da defesa dos países europeus, financiado em mais 60% pelos Estados Unidos.
Assinar:
Postagens (Atom)