terça-feira, 22 de abril de 2025
Milhares protestam contra Trump nos EUA
![]() |
Nova York, 19/4/25. Foto: Caitlin Ochs/Reuters |
O neofascista Donald Trump começa a colher o que planta e a tendência é que a revolta popular e a divisão entre os seus próprios seguidores cresçam ainda mais no próximo período. Neste sábado (19), milhares de pessoas saíram novamente às ruas dos EUA em protesto contra a sua arrogância imperial e sua política interna destrutiva. Duas semanas antes, em 5 de abril, as manifestações já tinham surpreendido pela grande adesão. Outros protestos já estão agendados para maio.
Edir Macedo perde ação contra a Netflix
Por Altamiro Borges
A Folha noticiou neste domingo (20) que o chefão da Igreja Universal do Reino de Deus, o “bispo” Edir Macedo, perdeu o recurso que moveu na Justiça contra a Netflix no ano passado. Ele e o seu genro, o também bispo Renato Cardoso, entraram com a ação pedindo que as imagens dos cultos da Iurd fossem retiradas do documentário “O Diabo no Tribunal”, disponível na plataforma de streaming desde 2023. O Tribunal de Justiça de São Paulo, porém, negou o pedido.
A Folha noticiou neste domingo (20) que o chefão da Igreja Universal do Reino de Deus, o “bispo” Edir Macedo, perdeu o recurso que moveu na Justiça contra a Netflix no ano passado. Ele e o seu genro, o também bispo Renato Cardoso, entraram com a ação pedindo que as imagens dos cultos da Iurd fossem retiradas do documentário “O Diabo no Tribunal”, disponível na plataforma de streaming desde 2023. O Tribunal de Justiça de São Paulo, porém, negou o pedido.
A manobra bolsonarista por impunidade
![]() |
Charge: Aroeira |
A obtenção de assinaturas superior ao limite mínimo de adesão de 257 deputados federais, necessário ao requerimento de urgência ao Projeto de Lei da anistia, corretamente denominado de “projeto da impunidade”, representa um fato novo no processo de punição aos participantes de atos golpistas liderados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão de pautar ou não o requerimento de urgência na ordem do dia da Câmara dos Deputados agora depende da decisão do presidente da Casa, deputado Hugo Motta.
O fato em si revela que a extrema direita é capaz de aglutinar, em pautas dessa natureza, parcelas amplas do conservadorismo que, hoje, é hegemônico na Câmara dos Deputados.
O paradoxo da sucessão do Papa Francisco
![]() |
Foto: AP |
Em 2013, a escolha do cardeal Jorge Mario Bergoglio como papa Francisco para o comando da Igreja Católica pegou parte da imprensa brasileira no contrapé.
Depois de dois papados conservadores, do papa João Paulo II e do papa Bento XVI, parecia difícil acreditar que um religioso que construíra parte de sua trajetória sob o regime militar argentino assumiria uma postura progressista.
A avaliação estava, como se mostrou rapidamente, errada. Parcialmente porque parte da imprensa conservadora descrevia uma guinada à direita de alguns dos que viriam a ser os principais “eleitores” de Francisco, como o brasileiro D. Claudio Hummes.
O que assistimos foi, na prática, a uma espécie de rearticulação do clero progressista com parte daqueles, mais ao centro e até à direita, que perceberam os danos causados pelos excessos políticos de João Paulo II e de Bento XVI.
Assinar:
Postagens (Atom)