quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Mídia lavajatista pira com recusa de Lula

Reduto bolsonarista no Sul começa a refluir

Supremo Tribunal Federal custa a acordar

O STF na produção da crise política

Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

A atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e o impacto de suas decisões (ou ausência delas) no processo político brasileiro, durante os últimos seis anos (2012 - 2018), são analisados por Andrei Koerner, professor de Ciência Política da Unicamp, nos últimos dois Cadernos Cedec, publicação do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea.

Pesquisador na área de direito e política, com livros e artigos sobre o sistema Judiciário brasileiro e norte-americano, Koerner reúne desde artigos publicados em veículos de mídia, portanto, focados na conjuntura e destinados ao público mais amplo, quanto artigos acadêmicos e de maior fôlego sobre o tribunal.

Estado de Direito e a 'farmacinha' do Janot

Por Jeferson Miola, em seu blog:

No livro que em que comete haraquiri político e moral e se expõe ao risco de perda da privilegiada aposentadoria, Rodrigo Janot faz muita menção a bebidas alcoólicas, porém não faz absolutamente nenhuma menção ao Estado de Direito ou ao devido processo legal.

Nas quase 250 páginas de texto, o substantivo “democracia” fica quase desapercebido. Aparece apenas 2 vezes, o equivalente a 1 menção a cada 120 páginas do livro.

Numa delas, Janot a emprega numa frase para dissertar que “Ditaduras também tendem a ser mais corruptas do que as democracias” [pág. 166] e noutra passagem, num registro hilariante, Janot filosofa que “Vivemos numa democracia …” [sic] [pág.38].

Preso ou em liberdade, Lula segue liderando

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Lula não é para amadores, que o digam seus carcereiros lavajatistas de Curitiba.

Toda a discussão desencadeada esta semana sobre a libertação ou não de Lula serve para provar um fato incontestável, goste-se dele ou não: em qualquer condição, a vida política do país continua girando em torno do ex-presidente.

Está fazendo agora 30 anos, desde a sua primeira campanha presidencial, em que não passa um dia sequer sem que a imprensa fale dele e especule sobre o que Lula fez ou deixou de fazer, e o que está pensando sobre os próximos passos, o mundo e a vida.

Quem tiver dúvidas, vá ao doutor Google.

Os uberizados brasileiros voltam à luta

Por Felipe Moda, no site Outras Palavras:

Na última terça feira (24/9), mais de 500 motoristas por aplicativos encheram o Auditório Franco Montoro, da Assembleia Legislativa de São Paulo, para a audiência pública #MotoristasPelaVida, que tinha como foco principal debater a segurança dos/as trabalhadores/as. De forma a dar continuidade às análises iniciadas na manifestação global da categoria, realizada em maio deste ano, acompanhamos toda a construção da audiência, realizando mais uma incursão etnográfica com intuito de mapear as formas de articulação destes trabalhadores em sua luta contra as chamadas empresas-aplicativos.

Lula livre e punição a membros da Lava-Jato

Da esq. para a dir.: Mello Filho, Inês Nassif, Ramos Filho
e Juca Kfouri no Barão de Itararé
Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

“Continuaremos trabalhando por um entendimento da nossa época. E continuaremos trabalhando pelo único caminho para a democracia, que tem uma variante: é Lula livre, com reconhecimento de inocência, e Moro e companhia na cadeia, porque não existe crime maior do que o que eles cometeram nesses anos todos.” Com essa avaliação, a jornalista Maria Inês Nassif resumiu o que pensa para o Brasil para superar o pior momento de sua história desde a ditadura.

Governo transforma indústria em sucata

Editorial do site Vermelho:

O descaso com a industrialização do país é uma das mais irresponsáveis atitudes do governo Bolsonaro. Informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam crescimento do pessimismo do empresariado sobre o assunto. O Índice de Confiança da Indústria (ICI), divulgado mensalmente, revela que a esperança de um esforço do governo para o desenvolvimento de uma política industrial está em decréscimo.

A sinuca de bico da prisão de Lula

Lava-Jato agora quer soltar Lula. Será?

A mídia e as relações obscenas da Lava-Jato