domingo, 6 de agosto de 2023

TV aberta tem 190 horas de reprises e igrejas

Ilustração: Autumn Garnett
Por Altamiro Borges


A TV aberta segue perdendo audiência. Ela não vai sumir do mapa, mas ficará cada dia mais frágil. A explosão da internet, com o streaming e outras opções, é o principal motivo dessa queda. Mas não é o único. A péssima qualidade da programação também ajuda a explicar o crescente fiasco no Ibope. Na semana passada, o jornalista Ricardo Feltrin apresentou alguns dados assustadores sobre esse fenômeno no artigo intitulado “TV aberta tem 190 horas de reprises ou igrejas por semana”. O especialista em mídia foi ácido em suas críticas:

Ruralista que ameaçou matar Lula já está solto

Charge: Gilmar
Por Altamiro Borges


O agrotroglodita Arilson Strapasson, que foi preso no Pará por ameaçar matar o presidente Lula, já está solto. Segundo revelou o jornal Correio Braziliense, a juíza Mônica Guimarães, responsável pela audiência de custódia, concedeu a liberdade provisória nesta sexta-feira (4). “A Justiça entendeu que não havia motivo para manter a prisão porque não houve comprovação de que meu cliente tenha de fato feito a ameaça de atirar no presidente. O que houve foi uma denúncia que deverá ser investigada”, festejou o advogado do terrorista.

Lula planeja limitar poderes dos militares

Por Altamiro Borges


Publicada nesta sexta-feira (4), reportagem da Folha garante que “o governo Lula (PT) prepara uma alteração da legislação sobre o emprego das Forças Armadas durante crises de segurança ou de instabilidade institucional. A proposta elimina o atual modelo de operações de garantia da lei e da ordem [GLO]”. O objetivo da medida, segundo o jornal, seria “limitar o poder dos militares em crises domésticas de toda ordem”.

STF começa a julgar os golpistas do 8/1

Charge: Miguel Paiva
Por Altamiro Borges


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concluiu na semana passada as audiências dos 228 acusados de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro que vandalizaram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do próprio STF. Realizadas para ouvir réus e testemunhas, as audiências foram conduzidas entre 26 de junho e 1º de agosto por juízes auxiliares do gabinete do relator do processo. Segundo dados do STF, foram feitas 719 oitivas, todas por videoconferência.

Mídia, ditadura e o caso Folha


Segunda-feira (7), às 17h, o Barão de Itararé promove debate sobre colaboracionismo da mídia na ditadura, com foco em responsabilização e o caso da Folha de S. Paulo.

Autora de pesquisa crucial para balizar os estudos sobre o conluio entre barões da mídia e a ditadura militar, Beatriz Kushnir comentará novidades no debate sobre o que se sabe sobre o "colaboracionismo" com a ditadura e a responsabilização no caso Folha de S. Paulo.

Para isso, a historiadora e autora, entre outros, do livro “Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988" (Boitempo), dialoga com os seguintes convidados:

Lideranças apoiam ComunicaSul no Equador

Na foto: Paulo Cannabrava Filho, Katya Teixeira, Silvio Tendler,
Luiz Carlos Bahia, Márcia Campos, Nilson Araújo de Souza,
Gilberto Maringoni, Nivaldo Santana,
Samira de Castro e Sinésio Campos
Do site Vermelho:

A Agência ComunicaSul de Comunicação Colaborativa parte para o Equador nos primeiros dias de agosto para acompanhar as eleições presidenciais que ocorrem no domingo (20) confrontando o projeto nacional e popular da oposição com o neocolonial, submisso ao sistema financeiro e às transnacionais, abraçado pela mídia venal.

Para tornar possível a cobertura jornalística em um país dolarizado, o coletivo tem se empenhado na mobilização para a coleta de recursos. Produtor e diretor de mais de 70 filmes, autor de premiadíssimos longas-metragens como Jango e Os Anos JK, o cineasta e documentarista Silvio Tendler é um dos nomes de peso da campanha de arrecadação. “Acompanho há muito tempo o trabalho do ComunicaSul, que adoro e respeito. Quem puder apoiar não terá seu tempo perdido, pois trabalham sério e merecem o nosso carinho e o nosso estímulo”, reforçou.

Marcio Pochmann e a guerra híbrida 2.0

Marcio Pochmann. Foto: Pedro França/Agência Senado
Por Ângela Carrato, no blog Viomundo:


A indicação do economista Marcio Pochmann para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi o pretexto utilizado pela velha mídia para recolocar sua artilharia em cena e, com críticas virulentas, tentar desmoralizar o próprio governo Lula.

Famílias oligárquicas e mercado financeiro que controlam essa mídia (Grupo Globo, Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo para ficar nos casos mais evidentes) fizeram de tudo para “queimar” Pochmann com alegações absurdas e sem base na realidade.

Segundo colunistas e editorias dessa mídia, Pochmann poderia, no futuro, tentar manipular estatísticas e sua indicação seria uma espécie de volta do “aparelhamento” do Estado.

Quem tem mais de 30 anos conhece bem essas mentiras.

Exército vincula sua imagem à corrupção

Charge: Cacinho
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Ao escrever que o relógio Rolex cravejado de diamantes “foi um presente recebido em viagem oficial de negócios”, o tenente-coronel do Exército Mauro Cid assumiu que planejava roubar um bem pertencente ao patrimônio da União e ilegalmente vendê-lo no estrangeiro.

Este ilícito é mais um que passa a integrar o diversificado catálogo de desvios, crimes e ilegalidades cometidas pelo multi-delinquente fardado.

A variedade de crimes cometidos por Mauro Cid – filho de um general [Lorena Cid] e neto de um coronel do Exército [Antônio Carlos Cid] –, sugere que o cargo de ajudante de ordens era, na realidade, uma fachada para práticas criminosas.

O tenente-coronel está preso, mas por determinação do STF, não em decorrência de apurações do Exército, que se omite e prevarica diante da ficha corrida dele, que justificaria sua expulsão do Exército.