quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bolsonaro é poupado por fugidinha na embaixada

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


Apelidado de Xandão por sua ação firme contra as milícias bolsonaristas, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), parece que decidiu poupar Jair Bolsonaro no patético episódio da sua fugidinha para a embaixada da Hungria. Nesta semana, o magistrado concluiu que não há evidências de que o ex-presidente fujão planejava obter asilo diplomático para escapar da Justiça nativa. Para o afável ministro, as duas noites dormidas na embaixada – em pleno carnaval – foram normais, quase corriqueiras.

Google e Youtube vetam anúncio pago na eleição

Charge publicada no site Sesc São Paulo
Por Altamiro Borges


Com base nas novas regras fixadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Google anunciou nesta quarta-feira (24) que decidiu proibir a veiculação de anúncios políticos pagos nas eleições deste ano. A medida também será adotada pelo Youtube, que pertence à mesma big tech ianque – a Alphabet. Segundo nota da corporação, “essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”. Pelo jeito, a postura mais dura do TSE surtiu os primeiros resultados!

A polêmica revisão das meta fiscais

Foto: Diogo Zacarias/MF
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

O ministro da Fazenda anunciou há pouco a revisão da meta de resultado primário para 2025. Antes, o arcabouço fiscal estabelecia um superávit de 0,5%, com uma margem de tolerância de 0,25 % do PIB para mais ou para menos. Agora, o ponto central da banda foi reduzido para déficit zero, repetindo a meta de 2024 e mantendo a margem de tolerância. Decidiu-se, também, suavizar as metas para os anos subsequentes.

Como seria de esperar, o mercado e a mídia tradicional reagiram mal. Deram arrancos triunfais de cachorro atropelado, como diria Nelson Rodrigues. Alegam que o risco fiscal aumentou, com consequências negativas para a economia. Há base para preocupações?

Vida que segue no sindicalismo

Cartaz especialmente preparado para o dia 28 de abril
Fundacentro
Por João Guilherme Vargas Netto


Felizmente a vida nacional se normaliza, os acontecimentos deixam de ser extraordinários alimentando a polarização e tornam-se corriqueiros.

Assim também na vida sindical em que as preocupações cotidianas dos dirigentes e dos ativistas ocupam seu tempo e o dos trabalhadores.

São as campanhas salariais com ganhos reais, os esforços para sindicalização, as eventuais greves, as comemorações festivas das datas significativas ou o entristecimento pelas mortes de companheiros pranteados.

É a constante e necessária “subida” às bases.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Austrália rechaça Musk, o bilionário arrogante

Charge: Stellina Chen/Cartoon Movement
Por Altamiro Borges


Enquanto as milícias bolsonaristas e setores da mídia bajulam Elon Musk em seus ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), o governo da Austrália resolveu jogar duro contra o dono do X – o antigo Twitter. Nesta terça-feira (23), o primeiro-ministro Anthony Albanese desafiou o excêntrico ricaço, nascido na África do Sul e radicado nos EUA, a desrespeitar a Justiça do país. “Ele é bilionário arrogante que pensa estar acima da lei, mas também acima da decência comum”, reagiu o chefe do governo australiano.

Lula tenta abafar a pressão no Congresso

O que dizer da economia sob Lula

"Liberdade, anistia", roga Bolsonaro

Aliados já mandam Zambelli renunciar

terça-feira, 23 de abril de 2024

Milícia digital usa X para crescer no Brasil

Charge: Rayma/Cartoon Movement
Por Altamiro Borges


O bilionário excêntrico Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), que segue atacando a democracia e soberania brasileiras, está na mira da Polícia Federal. Em relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana, a PF acusou a plataforma ianque de permitir a “reorganização das milícias digitais” e de fomentar a campanha de ódio, violência e desinformação no país. Entre outros crimes, o X estaria desbloqueando e alavancando perfis de ativistas de extrema direita investigados pela Justiça.

88 golpistas seguem presos pelos atos do 8/1

Charge: Miguel Paiva
Por Altamiro Borges

Relatório divulgado pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mostra que 88 bolsonaristas seguem presos devido à tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes do Congresso Nacional, Palácio de Planalto e STF foram invadidas e depredadas em Brasília. O documento ainda revela que, desse total, 13 já foram condenados, 42 estão com denúncia recebida e 33 estão com inquéritos em andamento.

PGR denuncia Zambelli por invadir site do CNJ

Por Altamiro Borges


A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu denunciar Carla Zambelli (PL-SP) – já apelidada nas redes digitais de “deputada-pistoleira” – e o hacker Walter Delgatti Neto sob acusação dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Ambos são acusados de invadirem o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A investigação foi concluída pela Polícia Federal no fim de fevereiro e agora a PGR apresenta a denúncia formal, o que complica ainda mais a situação dos dois criminosos na Justiça.

PL de Bolsonaro insiste na cassação de Moro

Charge: André Ribeiro
Por Altamiro Borges


O jornalista Esmael Morais, do Blog do Esmael, acaba que postar que “o Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, protocolou às 23h33 desta segunda-feira (22/4), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recurso ordinário pedindo a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Havia uma expectativa, que não se confirmou, de que Bolsonaro iria demover o PL da ação”. A decisão é uma facada no ex-juizeco da midiática Operação Lava-Jato e ex-ministro da Justiça do covil fascista.

O recurso do PL se contrapõe à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), de 9 de abril passado, que rejeitou as ações da própria sigla e da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) contra o atual senador. Na peça de 125 páginas, a legenda de aluguel do “capetão” reafirma as acusações contra Sergio Moro por abuso de poder econômico e uso irregular dos meios de comunicação na eleição de 2022. O PL retoma o pedido de cassação “pelos fortes indícios de corrupção, caixa dois e triangulação de recursos” na campanha do outrora super-homem dos bolsonaristas – e também da TV Globo!

Dallagnol é punido por powerpoint contra Lula

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


Deltan Dallagnol, o capanga da midiática Operação Lava-Jato que teve seu mandato de deputado federal cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado, segue sofrendo derrotas e humilhações na Justiça. Nesta sexta-feira (19), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou recurso do ex-procurador e manteve a condenação que o obriga a indenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela canhestra apresentação em PowerPoint das falsas acusações contra o líder petista.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Renda bate recorde com Lula, mas mídia abafa!

Ato bolsonarista fracassa no Rio de Janeiro

Ato em Copacabana frustrou Bolsonaro

Entre a tutela e o golpismo

Foto: Divulgação
Por Roberto Amaral, em seu blog:


Comemora-se decisão do STF que, por unanimidade, pulverizou a interpretação castrense (que falava para além do texto) do malfadado art. 142 da Constituição Cidadã do dr. Ulisses, redigido pelo senador Fernando Henrique Cardoso, embora ditado pelo general Leônidas Pires Gonçalves, bedel da constituinte, cumprindo com rigor o dever que o castro se auto-atribuíra, de reduzir a termos aceitáveis pelos fardados as aspirações políticas e sociais “mais avançadas” dos constituintes de 1988, que chegavam a Brasília embalados pelas bandeiras progressistas da longa luta contra o regime de 1º de abril de 1964. Já nos havíamos libertado da ditadura tout court, mas persistia a supervisão política da caserna no novo regime, como parte do acordo que permitira a anistia capenga, a implosão do colégio eleitoral, a eleição de Tancredo Neves e a posse de José Sarney. Assim tinha início o governo da Nova República, no qual se projetava o regime decaído, mas não derrotado, tanto que pudera ditar as condições de sua retirada de cena, “lenta e gradual”, processo continuado que parece não ter fim, como sugerem o patrocínio castrense da ascensão política e do regime Bolsonaro, a intentona frustrada de 8 de janeiro de 2023 e o comando da Defesa no governo Lula.

Quando os escravocratas clamam por liberdade

Fotomontagem do site 9to5mac
Por Jair de Souza

Diz o velho ditado popular: “é viver para ver”. E os que ainda estamos vivos, em pleno Brasil do ano 2024, temos fundadas razões para estarmos estupefatos com o que anda ocorrendo. É que, por mais que aspirássemos a acrescentar muitíssimos outros anos a nossas vidas, jamais imaginaríamos que chegaríamos a ver o que estamos vendo.

Porém, o que seria capaz de causar ainda mais espanto em quem já anda contemplando tantas coisas estapafúrdias nos últimos tempos? É inegável que tem sido uma constante o aflorar de cenas tão incrivelmente contraditórias como a de presenciarmos cruéis pregadores do ódio e da maldade arvorando-se como representantes de Jesus, e não como serviçais do diabo.

A dominação dos EUA e o extermínio palestino

Charge: Qaddura/X
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A Administração Biden vetou no Conselho de Segurança [18/4] a admissão da Palestina como membro pleno da ONU. A medida desrespeita a Resolução 181 de 29/11/1947 da própria ONU, aquela que arbitrariamente criou dois Estados às custas da partilha da Palestina.

Na prática, esta decisão significa que, do ponto de vista legal e formal, a Palestina continuará não existindo como um país soberano, e continuará sendo não-membro observador das Nações Unidas.

Esta condição absurda retira dos palestinos o poder de participar de instâncias relevantes da ONU, como o Conselho de Segurança, e de exercer prerrogativas legais, como votar e propor resoluções. E é, obviamente, algo totalmente kafkiano.

Além da Palestina, só o Vaticano tem o status de não-membro observador da ONU. Com a diferença, contudo, de que ao contrário da cidade-sede da Igreja Católica, os palestinos possuem uma população permanente e reconhecida étnica, histórica e culturalmente enquanto povo.

domingo, 21 de abril de 2024

Renda bate recorde com Lula, mas mídia abafa!

Foto: Roberta Aline/MDS
Por Altamiro Borges


Divulgada nesta sexta-feira (19), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) mostrou que a renda domiciliar cresceu 12,2% no ano passado e bateu recorde histórico. Segundo o estudo, a geração de empregos, o aumento real do salário mínimo e ampliação do Bolsa Família foram os maiores responsáveis pela melhoria das condições de vida do povo brasileiro. Essa excelente notícia, porém, não foi manchete dos jornalões e nem destaque nas emissoras de rádio e televisão. Os avanços do governo Lula seguem sendo abafados e sabotados pela mídia hegemônica.

A ação de um bilhão contra Elon Musk

Lava-Jato é investigada por corrupção

Lira volta a jogar o governo contra as cordas

Indígenas cobram demarcação de terras

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Lula ainda não ouviu a mídia alternativa

Extrema direita mundial atiça golpe no Brasil

O que leva o Irã a ser contra Israel?

Em Teerã, iranianos apoiam o ataque a Israel, 14/abril/2024
Foto: Majid Saeedi /Gettyimages.ru
Por Jair de Souza


Neste preciso momento em que está havendo um escalonamento da magnitude do conflito no Oriente Médio, creio ser de fundamental importância fazer algumas reflexões a respeito desta questão.

Como deve ser de conhecimento de todos, há poucos dias, o Estado de Israel efetuou um terrível ato de agressão ao direito internacional ao bombardear e arrasar a sede diplomática do Irã em Damasco, na Síria. Além da destruição física do edifício, foram assassinados quase uma dezena de altos funcionários iranianos que ali se encontravam na hora do atentado. Ou seja, para todos os efeitos, tratou-se de um verdadeiro ato de terrorismo de guerra.

Em represália à agressão sofrida, o Irã decidiu desfechar um ataque de grandes proporções ao território israelense, com o lançamento de centenas de mísseis sobre instalações militares estratégicas do Estado sionista.

A peixeira de Arthur Lira e o novo cangaço

Charge: Romulo Garcias
Por Moisés Mendes, em seu blog:

A metralhadora de ódio e mentiras de Elon Musk pode ser menos efetiva hoje do que a peixeira de Arthur Lira. Musk é o chefe dos gângsteres das big techs e parece ter se acalmado, depois das ameaças a Alexandre de Moraes.

Lira é o líder do novo cangaço da Câmara, a delinquência do centrão e do fascismo. Os cangaceiros sempre avisam o governo que vão sabotar o que puderem no Congresso, se não conseguirem saquear todas as áreas, pela obtenção de dinheiro para ‘obras’ ou por ocupação.

Agora, andam dizendo que, por ter perdido a guerra em defesa da libertação de Chiquinho Brazão, por causa das brigas com Alexandre Padilha e porque um primo perdeu o cargo de delegado do Incra em Alagoas, Lira estaria preparando um pacote de maldades contra Lula e outro contra Alexandre de Moraes.

Decisão lamentável contra os trabalhadores

Ilustração do site Slide Player
Por João Guilherme Vargas Netto


Recentemente o juiz Eduardo Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo, decidiu que o trabalhador não sindicalizado não tem direito aos benefícios conquistados pelo sindicato (quem não contribui não tem direito).

Com sua decisão, que provocou polêmica nas redes sociais, infringiu a Constituição, agrediu a lógica e o bom senso e deu um tiro no pé do movimento sindical. Poderá haver recurso.

Infringiu a Constituição, que em seu artigo 8º parágrafo III determina que “ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria” representada em sua totalidade pelo sindicato, confirmado o princípio da unicidade (parágrafo II do mesmo artigo). Nesta representação não cabe exclusão, para o bem ou para o mal.

O aumento da tensão no Oriente Médio

República das Milícias e a ascensão do PCC

O projeto de poder dos neopentecostais

Israel, Irã e a escalada no Oriente Médio

terça-feira, 16 de abril de 2024

ONU em alerta sobre grupos nazistas no Brasil

Gabriela Hardt pode ser presa

Privatizar a Sabesp é a gota d´água

Charge: Bira Dantas/ADunicamp
Por Soraya Misleh, no site do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo:

Na última segunda-feira (8/4) a Comissão de Constituição, Justiça e Legalidade Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de São Paulo deu parecer favorável ao Projeto de Lei 163/2024, que, na prática, garante a adesão da Capital à proposta de privatização da Sabesp. Foram cinco votos a três e muitos protestos. Diante desse retrocesso, a oposição está convocando um ato no próximo dia 18 de abril, às 18h, no Salão Nobre da Casa dos Vereadores. O mote é “Privatizar a Sabesp é a gota d´água”.

A Capital, como abordado no Jornal do Engenheiro no. 568, é chave nesse processo de entrega do patrimônio público. Detém, sozinha, 45% da arrecadação da empresa. Juntamente com outros 14 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, perfaz 80% do que entra nos cofres da Sabesp. Sem sua adesão, a companhia não atrairia investidores privados.

Gabriela Hardt arrasta junto Moro e Dallagnol

Charge: Geuvar
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Na decisão para pedir os afastamentos da juíza Gabriela Hardt, do titular da 13ª Vara de Curitiba Danilo Pereira e dos juízes do TRF4 Thompson Flores e Loraci Flores de Lima, o Corregedor Nacional de Justiça Luis Felipe Salomão se embasou em provas pesadas descritas no relatório da Correição realizada na “jurisdição lavajatista”.

A Correição “identificou diversas irregularidades e ilegalidades ocorridas nos fluxos de trabalho desenvolvidos durante diversas investigações e ações penais que compuseram o que se denominou ‘Operação Lava Jato’, especialmente no que se refere aos mecanismos de controle e prestação de contas […] referentes aos repasses de valores depositados em contas judiciais à Petrobras”.

Censura, não. Direitos humanos, sim!

Charge: Alex Kiesling/Bloomberg Businessweek
Por André Curvello

O recente embate entre o ministro Alexandre de Moraes e o bilionário Elon Musk reacendeu um debate crucial: o papel das redes sociais em nossa sociedade. É fundamental analisarmos essa questão com seriedade e sem paixões partidárias, reconhecendo a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a responsabilidade com o bem-estar social. Na minha opinião, Moraes apenas cumpre o papel que lhe é atribuído, de defender a nossa Constituição.

As investidas e factóides de Musk contra ele e o presidente da República são inaceitáveis e representam um ataque direto às instituições democráticas brasileiras. Tais ações visam desviar o foco de temas relevantes e promover a desinformação, colocando em risco a paz social e a própria estrutura da nossa democracia.

Gabriela Hardt e o 'cash back' da Lava Jato

Por César Locatelli, no Jornal GGN:


Repercute a decisão do ministro Luís Felipe Salomão, Corregedor Nacional de Justiça, de afastar a juíza Gabriela Hardt por conduta “aparentemente descambando para a ilegalidade”. O caso de Sergio Mor será tratado no plenário do Conselho Nacional de Justiça, por não haver necessidade de ação preventiva, já que ele não mais ocupa a posição de juiz.

Foram também afastados Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lima, desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4a Região, bem como o juiz federal, Danilo Pereira Júnior, que atualmente chefiava a 13ª Vara Federal de Curitiba.

As decisões vêm na esteira da conclusão da investigação (correição) promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça nos trabalhos da operação Lava Jato. A reclamação disciplinar foi instaurada em 29/09/2023 e a inspeção, realizada na 13ª Vara Federal de Curitiba e gabinetes da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, apontou indícios de infrações disciplinares dos reclamados.

O que está por trás dos ataques de Musk

MST começa o Abril Vermelho

Musk está de olho no lítio brasileiro?

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Diretor da Record demitido por assédio sexual

EUA "temem" ataque iminente de Israel

3ª guerra no Oriente Médio é inevitável?

O agente Musk

Foto: Justin R. Pacheco/Força Aérea dos EUA
Por Manuel Domingos Neto


Certo dia, lá se vão 50 anos, mostrei a Pierre Monbeig um relatório que encontrara no Serviço Histórico do Exército francês indicando a interferência militar na escolha dos jovens intelectuais enviados ao Brasil para operar na USP.

Surpreso, o professor sorriu e me perguntou: “fui um agente involuntário do Exército”?

Além de Monbeig, Fernand Braudel, Lévi-Strauss e Roger Bastide, entre outros, participaram dessa empreitada que repercute ainda hoje. O eurocentrismo predomina no meio acadêmico brasileiro.

Os que disputam a hegemonia mundial criam expedientes capazes de atuar em seu favor. Desde o século XIX, o envio de missões religiosas, artísticas, científicas e militares integram práticas de governos que disputam estrategicamente mercados consumidores e fornecedores de matérias primas. O controle da imprensa e de grandes contingentes de emigrantes integram o amplo rol de lances estratégicos dos que dominam ou querem dominar o mundo.

Abril Vermelho: a jornada de lutas do MST

Elon Musk e seu projeto de poder

domingo, 14 de abril de 2024

Diretor da Record é demitido por assédio sexual

Imagem de Kamila Bay/Adobe Stock
Por Altamiro Borges


O site de entretenimento NaTelinha confirmou nesta sexta-feira (12) que Márcio Santos, diretor de Recursos Humanos da TV Record, foi demitido após ser indiciado pela acusação de assédio sexual. “O executivo estava afastado do trabalho desde novembro do ano passado, quando foi denunciado pelo jornalista Elian Matte. O caso é investigado pela Polícia Civil de São Paulo”.

Márcio Santos comandou o RH da emissora durante 10 anos. Segundo a matéria, “Elian Matte teria se reunido com profissionais da Record para denunciar o caso internamente, mas não teve sucesso e por isso procurou a polícia. Ele mostrou trocas de mensagens de WhatsApp que revelaram investidas de Santos, valendo-se da posição hierárquica na empresa. Após os episódios, Matte foi diagnosticado com burnout, um distúrbio adquirido pela exaustão no trabalho, e estresse pós-traumático. Ele segue na Record, cumprindo suas funções em home-office por conta dos problemas de saúde”.

ONU alertada sobre grupos nazistas no Brasil

Secretaria de Educação de Dona Emma mostra bandeira com a suástica
e simpatizantes de Hitler. Foto: 
Giuliano Bianco/Brasil de Fato
Por Altamiro Borges


O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do governo Lula, acaba de acionar a Organização das Nações Unidas para advertir sobre o “alarmante cenário de crescimento” de grupos neonazistas no Brasil. O documento encaminhado à ONU mostra que essas seitas de extrema direita têm gerado “um aumento do discurso de ódio, especialmente direcionado às mulheres, à população negra e à população LGBTQIAP+”.

Segundo matéria de Mônica Bergamo na Folha, o objetivo do CNDH ao fazer a denúncia “é conseguir que a situação do Brasil seja incluída no relatório sobre formas contemporâneas de racismo, que está sendo elaborado pela ONU. Ele será apresentado na 56ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da organização, que ocorrerá entre junho e julho”.

Já passou da hora de regular as plataformas

Charge: Rahma/Cartoon Movement
Por Adilson Araújo, no site da CTB:


Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e um dos indivíduos mais ricos e arrogantes do planeta, decidiu afrontar a Justiça brasileira. Declarou que não vai mais obedecer ordens emanadas do STF e vem defendendo, nas redes sociais, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, fazendo coro com a extrema direita bolsonarista.

O poderoso capitalista não ficou só nas palavras. Já na segunda-feira (8) liberou a conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça, que teve sua página bloqueada por determinação de Alexandre Moraes.

Bolsonarista raivoso, Santos fez uma live na noite de domingo, transmitida através do canal de extrema direita “Terça Livre”, na qual não poupou provocações ao Poder Judiciário e xingamentos a Moraes.

Golpe em câmera lenta é a onda do século XXI

Charge: Iotti
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

1 - Como entender a conexão que aproxima o golpe contra Dilma e a impunidade que mantém Jair Bolsonaro fora da cadeia

Por razões que se pretende debater nos parágrafos seguintes, há uma velha novidade na cena política deste século XXI.

Todos já percebemos que os golpes de Estado em estilo clássico, com tanques nas ruas, cenas de violência explícita, prisões e mesmo execuções de lideranças perseguidas pela nova ordem deixaram de integrar o roteiro obrigatório das iniciativas anti-democráticas de nosso tempo.

Ainda que a memória política permaneça ilustrada pelo golpe de 31 de março 64 no Brasil, a violenta deposição de Salvador Allende no Chile, em 1973, os golpes de 1930, 1943, 1955, 1962 e 1976 na Argentina, nem sempre as coisas se passam dessa forma, como se vê pela disputa eleitoral que concentra olhares e nervos de 2024 - a eleição presidencial norte-americana.

Saúde e educação sob ataque!

Charge: Benett/Um Brasil
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


As propostas de arrocho fiscal carregam consigo consequências muito mais graves do que simplesmente o discurso mentiroso e demagógico de buscar o tal do saudável equilíbrio das contas públicas. Via de regra, as medidas se concentram sobre a limitação e/ou a redução das despesas orçamentárias para que as receitas possam se igualar aos gastos na apuração final do resultado das contas da tesouraria governamental.

Ocorre que a obsessão irracional com o corte em tais rubricas termina por prejudicar de forma aguda as contas das áreas sociais, dos investimentos públicos e dos salários dos servidores, dentre tantos outros setores estratégicos para a dinâmica econômica e social. Além de provocar redução de direitos legais e constitucionais, o viés pela austeridade também se revela como um tiro no pé da própria capacidade de se promover a recuperação da atividade econômica de forma mais geral.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

O bandidão amigo do covardão

Charge: Adam C. Moore/Laemeur
Por Moisés Mendes, em seu blog:


As respostas aos ataques do fascismo parecem estar sempre aquém do tom que o caso requer. Lula disse o seguinte sobre o gângster Elon Musk:

“Temos que escolher se queremos viver num regime democrático ou não queremos isso. Se vamos permitir que o mundo viva a xenofobia do extremismo de extrema direita, que se dá ao luxo de permitir que um empresário americano, que nunca produziu um pé de capim nesse país, ouse falar mal da Corte brasileira e do povo brasileiro”.

O que ficou disso tudo na imprensa, como resumo, foi que Lula acusou Musk de nunca ter produzido um pé de capim no Brasil. Quem acolhe essa declaração como a resposta que Musk merece?

A bola de cristal furada da Globo

Por Bepe Damasco, em seu blog:


Se você quiser saber a previsão de uma votação importante no Congresso Nacional, sugiro que aposte no resultado oposto ao projetado pelos repórteres e comentaristas da GloboNews.

A barriga da emissora no episódio da votação da manutenção ou não da prisão do deputado Brazão, um dos acusados de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson, foi constrangedora, coisa capaz de provocar vergonha alheia.

Depois de despachar praticamente todo seu time de jornalistas de política para Brasília, para cobrir a votação que decidiria o destino de Brazão, a GloboNews passou 48 horas a apregoar os seguintes consensos entre seus profissionais:

Muitas semelhanças, mas nenhuma coincidência

Do site Aporrea
Por Jair de Souza

Exatamente no próximo dia 13 de abril, vai-se completar 22 anos de um dos episódios mais fascinantes da história da América Latina. Foi na citada data em 2002 que o povo da Venezuela proporcionou a toda a humanidade uma das lições mais inesquecíveis e grandiosas de todos os tempos.

Movido pelas saudosas lembranças, decidi rever o documentário A Revolução não será televisionada, produzido naquele momento por uma equipe de jornalistas irlandeses que se encontrava na Venezuela para realizar uma reportagem sobre a situação político-social sob o então recente governo bolivariano liderado por Hugo Chávez. Foi esta feliz casualidade do destino o que possibilitou que as pessoas certas estivessem no lugar certo e na hora certa para efetuar um inestimável trabalho de jornalismo investigativo.

A perseguição implacável a Julian Assange

A liberdade de expressão absoluta de Musk

Valdemar ferra Moro e contraria Bolsonaro

Chiquinho Brazão na cadeia cala bolsonaristas

Musk, Bolsonaro e o PL das fake news

China-Rússia: base do mundo multipolar

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Chilique de Musk repercute na mídia mundial

Charge do site Civitai
Por Altamiro Borges


Levantamento feito pela rede britânica BBC mostra que o chilique do bilionário Elon Musk contra a soberania brasileira repercutiu com força na imprensa internacional. O dono do X, ex-Twitter, já não é bem visto em vários países da Europa, da Ásia e até nos EUA. O seu anúncio de que desrespeitará a Justiça do Brasil, que solicitou o bloqueio de perfis na plataforma que espalham fake news e estimulam o ódio fascista, não pegou bem em muitas nações, que atualmente discutem formas de regulação das poderosas e prepotentes big techs.

STF condena mais 14 patriotários pelo 08/01

Quaest: Lula cresce em estados bolsonaristas

O alinhamento de Lira, Musk e Bolsonaro

Charge: Adam/Gulf News
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A guerra fascista aberta contra o STF e a democracia brasileira pode não ter sido combinada em todos seus detalhes, mas tem um alto nível de coordenação.

É notório o alinhamento estratégico das iniciativas de Bolsonaro, Elon Musk e Arthur Lira para a retomada da ofensiva política da extrema-direita brasileira em articulação com o fascismo internacional.

Em poucas semanas a conjuntura nacional deu várias cambalhotas.

A perspectiva de condenação e prisão do Bolsonaro e do núcleo central de lideranças fascistas – civis e militares – nunca esteve tão tangível como a partir do avanço do inquérito sobre as tentativas de golpe de Estado e de ruptura institucional.

Apesar disso, o bolsonarismo conseguiu sair da situação de defensividade política. A primeira e rápida reação para sair do canto do ringue político foi o ato de 25 de fevereiro na avenida Paulista, convocado “em defesa do nosso estado democrático de direito”, como Bolsonaro anunciou.

Ninguém se engane, estamos sob ataque

Charge: GG Marquez
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

Elon Musk não está preocupado com a liberdade de expressão no Brasil nem com as contas dos usuários do X, cuja suspensão foi ordenada pelo ministro Alexandre de Morais. Por trás de seus ataques ao ministro e à própria soberania nacional, com ameaças de desobediência a uma ordem da Suprema Corte, estavam seus interesses econômicos e uma calculada ação da extrema direita internacional, com participação do bolsonarismo doméstico.

Na semana passada, antes ainda das postagens provocativas de Musk, a mega bolha global da extrema direita na Internet já vinha sendo excitada, a partir de fora, por publicações sobre uma suposta “ditadura” instalada no Brasil, tendo como tiranos Morais e Lula.

O esquenta do 1º de Maio

Charge: Bira Dantas
Por João Guilherme Vargas Netto

Enquanto as direções responsáveis estão ocupadas no planejamento e preparação dos atos do dia 28 de abril em memória das vítimas de acidente do trabalho e das comemorações unitárias do 1º de Maio, todas as entidades devem organizar o esquenta para tanto.

Sugiro para o curso do mês de abril a realização de reuniões – presenciais e virtuais – dos dirigentes e dos ativistas, sob os mais variados pretextos, com discussões de temas que, ao mesmo tempo unificadores, tenham a preocupação de abordar assuntos de interesse corrente do movimento sindical.

Seria a ocasião, por exemplo, de uma informação abrangente por um economista qualificado sobre a conjuntura econômica e as perspectivas futuras, uma informação pertinente e mobilizadora sobre o combate às mortes e acidentes do trabalho, uma informação atualizada sobre a correlação de forças no Congresso Nacional e uma informação precisa sobre as últimas posições jurídicas a respeito do mundo do trabalho.

A reforma agrária na literatura de cordel

A guerra de Musk contra o Brasil

Os contratos no Brasil com Starlink de Musk

O Brasil à deriva no capitalismo nascente

México rompe relações com o Equador

terça-feira, 9 de abril de 2024

STF condena mais 14 patriotários pelo 08/01

Por Altamiro Borges


Nesta segunda-feira (8), o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 patriotários pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília. As penas pelos delitos de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado foram fixadas em 14 anos de prisão para nove pessoas, em 17 anos para quatro e em 13 anos e seis meses para um dos condenados.

Filhote 06 de Bolsonaro será cassado em SC?

Por Altamiro Borges


Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC) – chamado de “filhote 06” de Jair Bolsonaro devido às suas relações íntimas com o ex-presidente fujão. Segundo a Agência Brasil, “a sessão foi suspensa sem a apresentação dos votos. O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela cassação da chapa e a realização de novas eleições”. A retomada do julgamento está marcada para 16 de abril e ainda é imprevisível o seu desfecho.

Histeria de Musk afronta soberania nacional

Charge: Osama Hajjaj/Cartoon Movement
Por Altamiro Borges


Consumidor de drogas pesadas – em janeiro último o diário ianque The Wall Street Journal revelou que ele usa “LSD, cocaína, ecstasy e cogumelos psicodélicos” –, o bilionário Elon Musk deve ter ingerido algo estragado nos últimos dias. O dono da rede social X, ex-Twitter, está histérico, babando pelos cantos e obrando babaquices. Após pedir a deposição de Alexandre de Moraes, ele agora elevou ainda mais o tom e chamou o ministro do STF de “ditador brutal”, acusando-o de ter “tirado Lula da prisão” e de manter o atual presidente na “coleira”.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Fundador da confederação de tiro é alvo da PF

Charge: Maíra Colares
Por Altamiro Borges


Na quinta-feira passada (4), o fundador da Confederação de Tiro e Caça do Brasil (CTCB), Fernando Humberto Henrique Fernandes, foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Ele é suspeito de intermediar uma quadrilha que trafica armas de fogo entre o Brasil e os EUA. Segundo matéria do Estadão, “ao todo foram realizados seis mandados de busca e apreensão na capital carioca e nas cidades de Curitiba e Maringá”. Há indícios ainda de que “o grupo fazia comércio clandestino de materiais bélicos a facções criminosas e milícias do Rio de Janeiro”.

Receita investiga influenciadores digitais

Moraes X Musk. Quem ganha essa guerra?

Twitter vai fechar? Anatel está de prontidão

Moro é chamado de "ladrão de galinhas"

Musk não está brincando: Ele quer golpe!

Musk, Moraes e a liberdade de expressão

José de Abreu derrota o lavajatista Sabino

José de Abreu/Twitter
Por Altamiro Borges


O jornalista Mario Sabino, ex-editor do decadente site Antagonista e ex-jagunço do moribundo Sergio Moro, sofreu uma sentida derrota na Justiça de São Paulo. Ele teve rejeitada uma ação de R$ 100 mil que movia contra o ator José de Abreu, que o chamou de “canalha” e “destruidor de reputações” em suas redes sociais. O direitista já anunciou que irá recorrer da sentença, mas sentiu o baque.

Em sua decisão, o juiz Fernando Antonio Tasso, da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, argumentou que os dois já “travaram diversas trocas de ofensas” na internet e em jornais e, portanto, o pedido indenizatório não se justificaria. O magistrado ainda condenou Mario Sabino a pagar as despesas processuais e os honorários advocatícios, que foram fixados por ele em 10% do valor da causa.

domingo, 7 de abril de 2024

Receita investiga influenciadores ostentação

Imagem do site PicMix
Por Altamiro Borges


Na terra sem lei da internet, onde qualquer regulação é tratada cinicamente como atentado à liberdade de expressão, tem muita gente fazendo fortuna por meio de ações criminosas. Para combater esses crimes, a Receita Federal decidiu investigar influenciadores digitais que ostentam carrões, mansões e outros objetos de luxo em suas redes sociais. O principal objetivo é coibir a sonegação fiscal, mas os auditores também já descobriram delitos mais graves, como lavagem de dinheiro para bicheiros, traficantes e milicianos.

Jornalistas barram trumpista em TV dos EUA

Foto: Divulgação
Por Altamiro Borges

A eleição indireta para presidente da República nos Estados Unidos – que alguns ainda bajulam como a pátria da democracia ocidental – será uma das mais sujas e violentas da história recente. Marcada para 5 de novembro, ela já desperta fortes tensões. O temor não é apenas com o esgoto digital trumpista, famoso por difundir fakes news e deepfakes. Há receio também com as baixarias na mídia tradicional, nos jornalões e emissoras de rádio e tevê. O clima já é de guerra nas redações.

No final de março, a poderosa NBC Universal, dona dos canais NBC e MSNBC, informou que desistiu da contratação da comentarista Ronna McDaniel, ex-dirigente do Partido Republicano de Donald Trump. A decisão só ocorreu devido a uma estridente rebelião nas redações. Em um comunicado, o presidente da rede, Cesar Conde, classificou como legítima a pressão e pediu desculpas aos funcionários que se sentiram decepcionados com a contratação. “Nenhuma organização, particularmente uma Redação, pode ser bem-sucedida a não ser que seja coesa e alinhada”, afirmou, justificando o recuo da NBC Universal.

Governador do Mato Grosso persegue jornalistas

Charge do site 123RF
Por Altamiro Borges


A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, pediu na semana passada informações ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre as providências já tomadas diante dos ataques sofridos por jornalistas do Mato Grosso, que têm sido alvos constantes de uma “polícia paralela” do governador bolsonarista Mauro Mendes (União Brasil). A mesma solicitação foi encaminhada ao Ministério Público Federal.

Diante das graves denúncias sobre ameaças aos profissionais de imprensa mato-grossenses, o Ministério da Justiça criou em 2023 um grupo de trabalho para acompanhar as investigações e também o desenrolar das ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele conta com a participação da Secretaria de Comunicação do governo federal, da Secretaria Nacional de Justiça, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Instituto Vladimir Herzog e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A segurança pública e a comunicação

Foto: Polícia Federal
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Imagina o provável saldo de mortos e feridos, se a operação de recaptura dos fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró fosse conduzida pela PM de Tarcísio de Freitas?

E se Bolsonaro fosse reeleito? Alguém duvida que as investigações sobre o assassinato de Marielle e Anderson seriam definitivamente atiradas na lata do lixo, depois de sabotadas durante os quatro anos de mandato do capitão fascista?

O governo federal marcou dois golaços em uma área sensível, como a segurança pública, que lidera o ranking de preocupação dos brasileiros, conforme atestam todas as pesquisas.

Mas, atenção para o dito popular de que "não basta pôr o ovo, é preciso cacarejar."

Aí que mora o perigo. Será a comunicação do governo capaz de capitalizar os dois episódios exitosos junto à população?

Limitar o poder das big techs!

Charge: Jorge Braga
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


Muito tem sido escrito a respeito do enorme poder que vem sendo conquistado pelas chamadas “big techs” no mundo globalizado. Estas grandes corporações do universo que tangencia os espaços das comunicações, da informação e da tecnologia digital de ponta revelam a faceta concentradora e oligopolista do capitalismo contemporâneo. Enfim, ainda que esta tendência seja uma característica intrínseca a esse modo de produção desde sempre, o fato é que a realidade da internacionalização e da financeirização do mesmo aponta perigosamente para os riscos que tal processo inédito de concentração de capital, de poder político e de mercado coloca para a maioria da população do planeta.

A pior podridão bolsonarista é civil

Charge: Cau Gomez
Por Moisés Mendes, em seu blog:

O que 99% dos acusados de produzir violência, qualquer tipo de violência, têm em comum: são bolsonaristas assumidos ou têm índole bolsonarista.

São da base do fascismo, não necessariamente como ativistas de extrema direita. Mas como participantes, às vezes silenciosos, de uma estrutura social que sustenta um terço do eleitorado de direita.

São todos bolsonaristas os políticos que incitam violência contra pobres e negros, sob o pretexto de que combatem bandidos, como faz o governador Tarcísio de Freitas com a matança do tô nem aí na Baixada Santista.

São bolsonaristas os agressores de mulheres, os donos de pitbulls que atacam escritoras na praia, os donos de Porsche que dirigem a 160 por hora e matam motorista de aplicativo.

Estado Islâmico x Estado de Israel

Por Jair de Souza

Queria dar início a este singelo texto trazendo de volta à memória excertos dos pensamentos de dois grandes filósofos contemporâneos que, pelo prestimoso papel que prestaram a certos setores sociais são por estes muito reverenciados. Em razão da grandiosidade de suas figuras e por serem muito conhecidos e amados nos círculos já referidos, não será preciso explicitar seus nomes, os quais, de todos modos, serão imediatamente reconhecidos.

O primeiro desses pensadores, por ter se consagrado como um ilibado e justo perseguidor da verdade e da justiça, ao justificar suas ações visando aplicar merecida condenação a um certo vilão, exibiu um PowerPoint e proferiu uma sentença que dizia mais ou menos o seguinte: “Não disponho de provas para corroborar a justeza da condenação dessa pessoa, mas tenho convicção mais do que suficiente para garantir sua validade”. E, como deveria ter sido, suas convicções foram plenamente aceitas, pelo menos no seio da grande mídia corporativa de nosso país.

O outro grandioso filósofo a quem vamos recorrer era um sábio, grande conhecedor das leis e, mais ainda, um certeiro aplicador da justiça. E, certa vez, ao saber que o nome de um conhecido figurão tinha sido detectado em coisas não muito lícitas, não vacilou em fazer uso de toda sua sapiência jurídica e externar o seguinte pensamento: “Em razão de que a tal pessoa flagrada em atividades condenáveis é, na verdade, um potencial aliado para nossas causas, não convém que melindremos com a mesma”.