terça-feira, 31 de outubro de 2023

Instagram afeta crianças e sofre ações nos EUA

Charge: Angel Boligan
Por Altamiro Borges


Enquanto no Brasil as big techs – as gigantes da tecnologia – seguem sem qualquer regulação, até nos EUA elas são alvo de processos e sentenças punitivas. A agência de noticias Reuters informa que “dezenas de estados norte-americanos estão processando a Meta, dona do Instagram e do Facebook, sob a alegação de que eles contribuem para uma crise da saúde mental de jovens através da natureza viciante das suas redes sociais”.

TSE torna inelegíveis Bolsonaro e Braga Netto

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (31) aplicar uma nova pena de inelegibilidade ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A novidade agora é que o general Braga Netto, que foi vice do “capetão”, também foi condenado. A maioria dos ministros julgou que ambos cometeram abuso de poder político ao usar as comemorações oficiais do 7 de Setembro de 2022 para fins eleitoreiros.

Em junho, o fascista já tinha sido declarado inelegível por oito anos – até 2030. A nova condenação não vai se somar à sanção anterior. Ela só confirma e dá mais legitimidade à punição. Nunes Marques e Raul Araújo, dois notórios bolsonaristas, foram os únicos contrários à pena da inelegibilidade. Desta vez, nem mesmo o general se safou. “Lamentável a triste instrumentalização das Forças Armadas por uma candidatura a presidente e vice-presidente da República”, argumentou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Um filme sobre a blogosfera progressista

Argentina no olhar da imprensa brasileira

Compromissos sociais e ambientais de Itaipu

Eleição em Bogotá e a força da direita na AL

Campanha da candidata Luisa González, Equador
Por Altamiro Borges


Equador, Argentina e, agora, a Colômbia. As forças de direita e extrema-direita seguem causando estragos na América Latina, contrariando os que diagnosticam que elas estão em refluxo na região. Neste domingo (29), a oposição ao governo progressista de Gustavo Petro venceu as eleições em várias cidades colombianas. O baque mais sentido foi em Bogotá, a capital do país, que era considerado um reduto das esquerdas.

Bolsonarista é acusado de feminicídio

Cemitério de mulheres/Senal
Por Altamiro Borges


A Polícia Civil de Roraima deflagrou nesta segunda-feira (30) uma operação para tentar prender o ex-senador Telmário Mota. Ele é acusado de ter mandado matar Antônia Araújo de Souza, de 52 anos, após a filha do casal ter denunciado uma tentativa de estupro no ano passado. Ela foi assassinada com um tiro na cabeça em 29 de setembro último, quando deixou a sua casa em Boa Vista, capital do Estado, para ir trabalhar.

A polícia cumpriu três mandados de prisão e sete de busca e apreensão em Roraima e Brasília. Um sobrinho do ex-senador, identificado como Harrison Nei Correa, e um dos apontados como executor do disparo, Leandro Luz da Conceição, também são alvos da operação. A Folha informa que “Telmário Mota teve a prisão temporária decretada e é considerado foragido. A operação da Polícia Civil de Roraima foi denominada de Caçada Real” – o nome da fazenda do ruralista onde teria sido planejada a execução de Antônia Araújo.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Folha rentista ataca Lula e sabota o Brasil

Bombardeio e invasão por terra em Gaza

ONU tenta, de novo, conter genocídio em Gaza

Genocídio em Gaza e a cobertura da imprensa


Em pouco mais de 20 dias de acirramento da guerra na Faixa de Gaza, cerca de 8 mil palestinos foram mortos - em sua maioria, mulheres e crianças. A suposta retaliação ao Hamas é mais um capítulo sangrento da "nakba", violenta ocupação com fins de limpeza étnica promovidos em território palestino há 75 anos.

Para entender o apartheid vivido pelo povo palestino e o que a cobertura da imprensa diz sobre o conflito e sobre a própria mídia, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé recebe, na quarta-feira (1), às 16h, o seguinte grupo de jornalistas:

STF confirma contribuição para os sindicatos

Charge: Laerte
Do site da CTB:


O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (30) acórdão confirmando a constitucionalidade da cobrança da contribuição assistencial a todos os trabalhadores e trabalhadoras que pertencem à base dos sindicatos, independentes de serem ou não sócios. O Tribunal manteve o direito individual de oposição de quem não é associado e se recusa a contribuir. Na opinião do presidente da CTB, decisão do STF vai fortalecer o movimento sindical e beneficiar a classe trabalhadora.

A decisão veio ao encontro do entendimento e da demanda do movimento sindical. “É justa, vai contribuir para a luta em defesa dos direitos sociais e do desenvolvimento nacional, e representa um alívio para as finanças dos sindicatos”, comentou o presidente da CTB, Adilson Araújo.

Mídia de interesse público só com mão-dupla

Foto: Aline Raquel/Pensar Piauí
Por Tatiana Carlotti, no site do Fórum-21:

Na última sexta-feira (27), o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promoveu o II Encontro de Ativistas Digitais em Teresina – realizado pelo portal Pensar Piauí – com representantes de governos, jornalistas e ativistas digitais para debater a comunicação em governos populares, as redes sociais e a disseminação de ideias políticas, o ativismo digital e o fortalecimento da mídia independente de interesse público.

O encontro aconteceu no Sesc-Cajuína, contou com as presenças de Samara Castro (SECOM-PR), Mussoline Guedes (Secretário de Comunicação do governo do Piauí), das ativistas digitais Samantha Salvatore e Laura Sabino, das jornalistas Bruna Ravena (Uespi), Cristina Serra (ICL), Cinthia Lages (Meio Norte) e Samária Andrade (Revestres, Piauí) e dos jornalistas Carlos Tiburcio (Fórum 21 – Portal das Esquerdas /Barão de Itararé) e Oscar de Barros (Pensar Piauí).

Brasil tem 1,5 milhão de escravos por apps

Charge: Quinho
Por Altamiro Borges


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), agora presidido pelo economista Marcio Pochmann, divulgou na semana passada um estudo inédito sobre a realidade dos escravos por aplicativos no país. Ele é bem assustador e preocupante. Segundo a pesquisa, o Brasil já possui 1,5 milhão de trabalhadores de apps – ou “plataformizados” –, incluindo motoristas de passageiros, entregadores de comida e outros profissionais. Eles trabalham mais horas por semana, ganham menos por hora e não têm qualquer proteção social.

domingo, 29 de outubro de 2023

Folha rentista ataca Lula e sabota o Brasil

Charge: Bessinha/Conversa Afiada
Por Altamiro Borges


Na sexta-feira (27), a Folha de S.Paulo – aquele jornal da “ditabranda” e do apoio a todos os golpes da cloaca burguesa no Brasil – publicou mais um editorial confirmando sua conversão em antro do capital financeiro, em porta-voz dos abutres rentistas. Intitulado “Lula sabota o país”, o texto detona o presidente por suas críticas à austeridade fiscal, que penaliza o povão e beneficia apenas os ricaços, os que vivem da especulação.

Israel isola Gaza para esconder Holocausto

Charge: Latuff
Por Jeferson Miola, em seu blog:

O regime sionista de apartheid isolou por completo a Faixa de Gaza. Cortou comida, água, remédios, socorro e comunicações, e deixou o território na escuridão na ilusão de conseguir esconder o Holocausto do povo palestino.

Israel isolou do mundo inteiro o minúsculo território de 365 km2 da Faixa de Gaza onde aprisiona, confina e asfixia 2,3 milhões de prisioneiros num verdadeiro Auschwitz.

Nem mesmo a ONU consegue acesso ou comunicação com os moradores de Gaza. Israel bloqueou inclusive o sinal de satélite do território.

Funcionários das Nações Unidas, da Unicef, da OMS, de outras agências internacionais, assim como voluntários de organizações humanitárias, estão incomunicáveis devido ao bloqueio total – além de por terra, mar, ar, também pela comunicação cibernética. Sequer é possível saber, nessas condições, se estão vivos, mortos ou feridos.

Como se faz a demonização de um povo

Charge: ManSour
Por Jair de Souza

No exato instante em que esboço estas linhas, um dos mais horrendos crimes contra a humanidade está em vias de consumação. Trata-se de um ato de crueldade e perversidade quase sem paralelo na história. Talvez, tão somente as práticas do nazismo hitlerista possam ser equiparáveis ao massacre que o Estado de Israel está perpetrando contra o indefeso povo palestino na faixa de Gaza.

Porém, apesar de todo este flagrante horror, que vem sendo transmitido em tempo real pelos meios de comunicação para todo o mundo, nos países ocidentais, não parece haver um sentimento de indignação forte o suficiente para obrigar a seus governantes a clamar pelo fim dessas atrocidades.

Esquerdas e o desafio de voltar ao combate

Darcy Ribeiro
Por Roberto Amaral, em seu blog:


"O socialismo comprometido com a democracia burguesa ainda é uma forma de reprodução do sistema capitalista de poder" – Florestan Fernandes
 
Em entrevista à revista Casa de las Americas (Cuba), no início de 1990, Darcy Ribeiro fala-nos do desalento que naqueles idos se aplacava sobre os movimentos populares e socialistas: a esquerda latino-americana desanimada, a esquerda mundial acovardada. Naquela altura, no Brasil, sob o pálio da Nova República, vivíamos a experiência dos governos neoliberais, vencidos os sonhos libertários da luta contra a ditadura. Conquistáramos a democracia burguesa, numa guerra que conheceu o ferro e o fogo, deixando cicatrizes irremovíveis, mas estávamos ainda mais distantes da reforma social, razão de tudo.

Balanço crítica: Lava-Jato e a imprensa

Ato de resistência: um filme sobre o blogprog

Espionagem: PF e Abin duelam

O que as milícias preparam no Rio de Janeiro

Campos Neto e o 'fundo exclusivo' de R$30 mi

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Julia Zanatta e Gayer mentem sobre o Hamas

Por Altamiro Borges


Na semana passada, dois deputados bolsonaristas dos mais hidrófobos e desqualificados – Gustavo Gayer (PL-GO) e Julia Zanatta (PL-SC) – divulgaram uma lista com supostos apoiadores do grupo Hamas, chamando-os de terroristas. Ela incluía parlamentares, intelectuais, jornalistas e lideranças de movimentos sociais. Além disso, os fascistoides garantiram que tinham encaminhado esses nomes para a embaixada dos EUA no Brasil para que fossem vigiados e barrados no território ianque.

Bolsonaristas votam contra taxar super-ricos

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


Após violento jogo de chantagens, finalmente a Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (25) o Projeto de Lei 4173/23, proposto pelo governo Lula, que taxa os chamados “fundos dos super-ricos” e as aplicações em offshores – empresas sediadas em paraísos fiscais. Foram 323 votos favoráveis e 119 contrários. O partido do ex-presidente fujão, o PL, declarou formalmente posição contra a taxação dos ricaços. Dos 98 deputados da legenda, 73 votaram a favor dos abutres financeiros e 13 se abstiveram. O que chamou a atenção é que 12 integrantes romperam com a bancada bolsonarista, com o destaque para o “palhaço” Tiririca.

Ato de Resistência e a mídia progressista

Por Altamiro Borges


Nesta sexta-feira (27), na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, ocorrerá o lançamento nacional do filme “Ato de Resistência”, dirigido pelo premiado cineasta Silvio Tendler. Em tempos de intenso bombardeio midiático, o documentário apresenta um contraponto à desinformação e à manipulação da informação. Ele mostra a rica história do chamado movimento dos blogueiros progressistas – “Blogprog” –, que surgiu em agosto de 2010.

Priminho de Carluxo é alvo de busca da PF

Pelo cessar-fogo imediato em Gaza

Ilustração de Eman Abu Arra
Do site do Cebrapaz:


O Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz se dirige aos movimentos sociais brasileiros, aos amantes da paz, aos movimentos de solidariedade internacional, independentemente das orientações políticas e ideológicas e das confissões religiosas de seus membros, com um veemente chamado pelo fim do bloqueio à Faixa de Gaza e o imediato estabelecimento do cessar-fogo, como solução emergencial para deter os crimes de lesa-humanidade que estão sendo praticados por Israel contra o povo palestino, com o apoio do imperialismo estadunidense.

A criminalização das rádios comunitárias

Ilustração do site Reedit
Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé se une às entidades que lutam pela democratização dos meios de comunicação em solidariedade com a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço Brasil) que foi vítima de tentativa de criminalização pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

"O “alerta” dado ao governo [pela Abert] de que esses veículos de comunicação [rádios comunitárias] estariam sendo usadas pelo tráfico e pelas milícias no Rio de Janeiro é infundado, leviano e tem objetivo criminalizador. Não se joga uma acusação desse nível sem elementos comprobatórios", diz nota publicada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Direita se alia ao fascismo na Argentina

Charge: Serko
Por Moisés Mendes, em seu blog:


A velha direita está fazendo na Argentina o mesmo movimento feito no Brasil em 2018, quando tucanos, a elite empresarial e o conservadorismo sem pai nem mãe, com a perda de força do PSDB, jogaram-se nos braços de Bolsonaro.

O ex-presidente Mauricio Macri e Patricia Bullrich, a candidata do Juntos pela Mudança, derrotada no primeiro turno, decidiram apoiar formalmente Javier Milei, o fascista que empacou com 30% do eleitorado desde as prévias de agosto.

Repete-se, como tango, o que aconteceu no Brasil como moda sertaneja. João Doria, Aécio Neves, Eduardo Leite e Romeu Zema, entre outros, transformaram-se em cabos do bolsonarismo, ao lado de grileiros, militares, milicianos, banqueiros, desmatadores da Amazônia e assassinos de indígenas.

Crônica de acontecimentos correntes

Foto: Jaélcio Santana/Força Sindical
Por João Guilherme Vargas Netto


Destaco uma série de acontecimentos correntes no mundo sindical, que têm relevância.

O 14º congresso da CUT foi realizado no Center Norte, em São Paulo, de 19 a 21 de outubro, prestigiado por númerosa delegação internacional, por lideranças políticas, de movimentos sociais, de centrais sindicais coirmãs e teve a participação de 1800 delegados de todo o Brasil.

O congresso elegeu a nova diretoria (com o identitarismo cobrando um alto preço), confirmando o metalúrgico Sérgio Nobre como presidente, Juvandia Moreira (bancária) na vice-presidência e Renato Zulato (químico) na secretaria-geral, tendo sido criadas quatro novas secretarias, aprovado um plano de trabalho e uma marcha a Brasília.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Primo de Carluxo é alvo de busca da PF


Por Altamiro Borges


Nesta quarta-feira (25), a Polícia Federal desencadeou a 19ª etapa da Operação Lesa Pátria, que apura as ações golpistas do 8 de janeiro. Ao todo, foram expedidos treze mandados de busca e apreensão e cinco ordens de prisão em cidades como Cuiabá (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e Brasília (DF). Entre os alvos está o sinistro Léo Índio, que ganhou fama como priminho e ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, vulgo Carluxo Pitbull.

Pesquisa acende sinal de alerta para Lula

Não é guerra; é um genocídio em Gaza

Sobrinho de Bolsonaro é alvo da PF

Pesquisa acende sinal de alerta para Lula

Curitiba, 17/9/22. Foto: Ricardo Stuckert
Por Altamiro Borges


A pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (25) devia acender o sinal de alerta para o presidente Lula. Ela mostra uma queda de seis pontos na aprovação do seu governo entre agosto e outubro – caiu de 60% para 54%. Já a desaprovação subiu sete pontos no mesmo período, pulando de 35% para 42%.

Outro dado preocupante da sondagem, conforme ressalta Felipe Nunes, fundador da Quaest, é que a queda na aprovação “não está concentrada em nenhum segmento. Pelo contrário, ela se deu de forma generalizada, em todas as regiões e estratos sociais”. Além disso, “é a primeira vez que a desaprovação chega a quase 10% de quem votou em Lula; e, depois de três rodadas, a desaprovação voltou a crescer no eleitorado de Bolsonaro”.

Uma criança palestina morta a cada 9 minutos

Ilustração do livro Palestina de Joe Sacco
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Em 15 dias de ofensiva genocida na Faixa de Gaza, Israel já matou 5.791 palestinos. Dentre as vítimas, 2.360 crianças e 1.230 mulheres, segundo informes de autoridades sanitárias do território acompanhadas por técnicos da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Em média, são quase 160 crianças palestinas mortas por dia, o que corresponde a praticamente 7 crianças mortas por hora – uma a cada 9 minutos.

Não consta em nenhum registro fotográfico, jornalístico ou documental, que uma única dessas crianças assassinadas estava armada, em combate; ou que fosse militante do Hamas ou estava entrincheirada.

Nota de repúdio ao deputado Gustavo Gayer


Tornou-se um deplorável e apátrida costume difamar os cidadãos e cidadãs brasileiras que têm apego pela democracia, a paz e a liberdade de expressão incluindo-os em listas que depois são enviadas aos Estados Unidos com o adjetivo “apoiadores do terrorismo”. O fez o ex-parlamentar paulista Douglas Garcia, que construiu uma lista do que, segundo seu pensamento doentio, significavam terroristas, ato pelo qual já perdeu uma série de casos na Justiça. Agora trata-se do deputado federal do PL de Goiás, Gustavo Gayer, que é, além de tudo, um professor e influenciador digital brasileiro; alguém que deveria educar e não difamar.

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Dudu Bananinha dá vexame na Argentina

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também apelidado de Dudu Bananinha em decorrência de um comentário picante do general e atual senador Hamilton Mourão, adora falar e fazer besteiras. O filhote 03 do ex-presidente, que foi cogitado pelo pai para ser o “embaixador do hambúrguer” nos EUA, é motivo constante de chacota nas redes digitais. Na semana passada, o panaca voltou ao Trending Topics (TTs) do X, ex-Twitter.

Cid confirma que Bolsonaro ordenou fraudes

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


A prisão de Jair Bolsonaro parece cada dia mais próxima. Não há mais desculpa para manter o “capetão” solto. Nesta segunda-feira (23), o site UOL revelou que “o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, afirmou em seu acordo de delação premiada que partiu do então presidente a ordem para confeccionar certificados falsos de vacinas da Covid-19”. O ex-faz-tudo entregou de vez o bandido!

Damares Alves espalha fake news sobre Gaza

EUA são o grande inimigo da humanidade

Ultraliberal vence primárias na Venezuela

Filho de Bolsonaro passa vergonha na Argentina

O que esperar do segundo turno na Argentina?

Metalúrgicos entram em greve na GM

Assembleia em frente ao Sindicato
Foto: Roosevelt Cássio/Sindmetal SJC
Por Altamiro Borges


Teve início na madrugada desta segunda-feira (23) a greve nas unidades da General Motors (GM) em São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, em São Paulo. Em total desrespeito aos trabalhadores e às leis brasileiras, a multinacional estadunidense demitiu centenas de operários sem qualquer negociação. De forma covarde, eles foram comunicados do cruel facão através de telegramas e e-mails.

“Absurdo o que a GM fez com os trabalhadores(as) nesse final de semana. Simplesmente enviaram telegrama informando a demissão! Um verdadeiro desrespeito! Não vamos deixar isso ficar assim. Já notificamos o MPT para que as providências sejam tomadas”, postou no X, ex-Twitter, Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da Força Sindical.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Secretária de Tarcísio intimida na TV Cultura

Argentina não é um país de merda

Argentinos vencem a barbárie fascista

O que esperar do segundo turno na Argentina?

Guaramputa

Charge: Duke
Por Wilson Ramos Filhos (Xixo)

Em Curitiba costuma-se almoçar fora aos domingos. Um dos restaurantes mais procurados pela oligarquia local, e por parte da pequena burguesia intelectualizada (onde me incluo) chama-se Tartine, na Praça Espanha. O serviço oferecido é de bufet: saladas, pratos quentes, grill e massas, ao custo de R$ 120,00 por pessoa, sem bebidas alcoólicas.

O virtual ex-senador Sérgio Moro é frequentador assíduo, segundo me informaram. Cruzei com ele lá nas poucas vezes em que estive no Tartine.

Na primeira vez, logo depois da ilegal condução coercitiva espetacularizada pela mídia tradicional, fiquei chocado. O restaurante inteiro aplaudiu a chegada do juiz incompetente e parcial, alguns até levantando para tietá-lo.

Guerreiros, terroristas e civis inocentes

Bairro de Ridwan, na cidade de Gaza. Foto: The New Arab
Por Manuel Domingos Neto

A suprema estratégia guerreira é submeter o inimigo sem lutar. Neste afã, a exibição de força inexcedível é usual. A disseminação do terror foi prática de colonizadores, Estados autocráticos, monopolizadores da riqueza, intérpretes de divindades e contestadores da ordem.

A busca da supremacia guerreira orientou a superação de limites tecnológicos e constrangimentos morais. Confrontos de vida e morte suspendem regras e convenções que atrapalhem a vitória. O guerreiro moderno, querendo diferenciar-se do “primitivo”, inventou “crimes de guerra” tipificados em leis internacionais inócuas, chanceladas por uma fantasiosa “comunidade internacional”, mas persistiu agindo, em essência, como seus antepassados.

domingo, 22 de outubro de 2023

Damares Alves espalha fake news sobre Gaza

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


Damares Alves, a ex-ministra do fascista Jair Bolsonaro eleita senadora do Republicanos pelo Distrito Federal, é uma difusora obsessiva de fake news. Na semana passada, ela postou em suas redes digitais que a delegação brasileira no Comitê de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, teria virado as costas quando a embaixadora dos EUA, Michele Taylor, utilizou a palavra para se rejeitar a proposta de paz e de ajuda humanitária em Gaza.

Secretária de Tarcísio intimida na TV Cultura

Por Altamiro Borges


A Folha revelou neste sábado (21) que “a secretária da Cultura do Estado de São Paulo, Marilia Marton, tentou intimidar os conselheiros da Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura, em reunião no último mês de junho. As informações constam da ata do encontro, registrada em cartório e divulgada pelo órgão em seu site”.

Segundo o jornal, a serviçal do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ficou irritada com uma notinha publicada pelo Painel da Folha, “revelando a tentativa dela de indicar para o órgão o cineasta conservador Josias Teófilo, autor de filme sobre o escritor Olavo de Carvalho, que tinha despertado forte reação entre conselheiros”.

Marco Temporal: apesar de tudo, um avanço

Foto: Sofia Lisboa/Tucum
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

Ao enfrentar o Marco Temporal, na primeira decisão de extrema gravidade que lhe coube definir no terceiro mandato, Lula tomou a decisão acertada.

Produto de uma sequencia de lutas sociais e conflitos de interesse de gigantesca dimensão, este debate envolve um ponto sem retorno da história de nosso país.

Com a precisão de quem é capaz de conservar os compromissos fundamentais assumidos perante a maioria dos brasileiros e brasileiros e, ao mesmo tempo, mostrar-se leal a uma Constituição que serve de amparo final ao regime democrático, Lula tomou uma decisão política com a precisão cirúrgica de quem se move pelas entranhas da História. Conservou todos os elementos positivos que representam o processo constituinte - retrato menos imperfeito da vontade de uma nação com um reconhecido passivo de domínio e submissão dos mais fracos e menos protegidos.

Israel assassina 150 crianças por dia em Gaza

Rafah, no sul da Faixa de Gaza, 22/10/23. Foto: Said Khatib/AFP
Por Jeferson Miola, em seu blog:


O 11º dia da ofensiva genocida de Israel na Faixa de Gaza contabiliza resultados tétricos.

Segundo relatórios das autoridades sanitárias de Gaza publicados pela imprensa internacional, 13.162 palestinos ficaram feridos e 4.127 foram mortos até esta 6ª feira, 20/10.

Isso representa 15 palestinos mortos por hora – a maioria crianças, mulheres e idosos.

A quantidade de vítimas palestinas já corresponde a praticamente três vezes o número de israelenses mortos nos atentados do Hamas no 7 de outubro.

Revisando a história para impedir desgraças

Por Jair de Souza


Neste exato momento em que o processo de expulsão e extermínio do povo palestino pelas forças armadas do Estado de Israel está em vias de concluir, considero de fundamental importância rever (ou ver pela primeira vez) um documentário preparado há mais de 15 anos por Renen Berelovich, um ex-soldado do exército israelense.

Em A História Sionista, o autor faz uma profunda meditação e análise sobre as causas que provocaram o surgimento e acirramento de um sangrento conflito, em cujo estágio de máximo horror nos encontramos agora.

Sob a influência da perversidade de vários dirigentes de algumas igrejas falsamente cristãs, muita gente inocente tem sido induzida a aceitar, e até mesmo a apoiar, o massacre de todo um povo, acreditando que, desta maneira, estariam atendendo os desígnios de Deus. Como se Deus pudesse ser tão cruel e monstruoso a este ponto!

As raízes bíblicas do sionismo de Israel

Gaza. Foto: EFE
Por Frei Betto, em seu site:

Sionistas são aqueles que advogam a supremacia do Estado de Israel e impedem que os palestinos tenham um Estado independente, inclusive com direito a terem, como todo Estado constituído, Forças Armadas.

O atual conflito entre israelenses e palestinos deita raízes na Bíblia, em especial no Livro de Josué, que teria sido escrito no século XII a.C. Nem tudo nele possui base histórica. Segundo o relato, Deus teria assumido postura de colonizador e dito a Josué, herdeiro de Moisés, quando o povo hebreu terminava a travessia do deserto após se libertar do Egito: “Atravessa o rio Jordão e entra na terra que dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta dos pés de vocês, darei a vocês conforme prometi a Moisés” (1,2-3).

sábado, 21 de outubro de 2023

Bolsonaro é condenado por ataques a jornalistas

Tudo ainda pode acontecer na Argentina

Argentina pode colapsar com Javier Milei

Entidades se levantam contra PL do Veneno

Biden e Netanyahu, os carrascos de Gaza

Agentes da Abin espionaram ilegalmente

Sabe quem o Brasil resgatou em Israel?

Tarcísio livra Bolsonaro de multa na pandemia

Charge: CrisVector
Por Altamiro Borges


Por 52 a 26 votos, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na terça-feira (17) o projeto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que livra o genocida Jair Bolsonaro do pagamento das multas aplicadas na pandemia da Covid-19. O capacho do fascista até levou um susto. O criminoso artigo que anistia as dívidas foi votado separadamente e conseguiu apenas quatro votos acima dos 48 necessários para dar quórum à sessão.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Bolsonaro jogou fora R$ 1,2 bi em vacinas

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


Os quatro anos de trevas de Jair Bolsonaro foram uma desgraça para a sociedade e uma tragédia para os cofres públicos. Além da corrupção desenfreada, a total incompetência e falta de planejamento. Relatório divulgado pela área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) revela que o Brasil teve prejuízo de R$ 1,2 bilhão com vacinas que tiveram data de validade expirada antes do uso durante a pandemia da Covid-19. O documento mostra que foram desperdiçadas mais de 28 milhões de doses de imunizantes até dezembro do ano passado.

Relatora da CPMI é ameaçada de morte

Senadora Eliziane Gama
Por Altamiro Borges


Após receber várias ameaças de morte, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, será escoltada por três policiais legislativos. A autorização para a ação dos agentes foi dada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A denúncia das ameaças foi feita durante a votação do relatório final da CPMI nesta quarta-feira (18). Os familiares da senadora também seriam alvo dos criminosos, que teriam anunciado que poderiam surpreendê-la em aeroportos.

Parem com a sangueira no Oriente Médio!

Rafah, sul da Faixa de Gaza. Foto: AFP
Por João Guilherme Vargas Netto


Não é apenas para escrever nota pública ou marcar posição, mas para ter a cabeça no lugar, que o movimento sindical (seus dirigentes e seus ativistas) deve se posicionar sobre a guerra no Oriente Médio.

Em primeiro e absoluto lugar o repúdio ao terrorismo, aos assassinatos e às mortes de civis, mas sobretudo o apoio consciente às iniciativas do governo brasileiro nesta grave crise.

Deve ser motivo de regozijo a espetacular operação de repatriamento dos brasileiros e brasileiras de Israel e de Gaza (ainda em curso), ações complexas que demonstraram ao país e ao mundo a orientação pacifista do governo e sua capacidade de realizar aquilo que para outros países tem sido impossível ou sujeito a restrições, inclusive financeiras (como, por exemplo, a cobrança das viagens porventura organizadas).

O holocausto palestino (da Nakba a Gaza)

Ilustração: Eman Abuarra
Por Roberto Amaral, em seu blog:


"O povo alemão é um só corpo, mas sua integridade está ameaçada. Para manter a saúde do povo, é preciso curar o corpo infestado de parasitas.” – Adolf Hitler, Minha Luta

“Nem eletricidade, nem comida, nem água, nem gás. Estamos lidando com animais humanos e agindo de acordo.” – Yoav Gallant, Ministro da Defesa de Israel


Concerto de elos, a História é tecida por fatos que se explicam uns pelos outros, como as ondas do mar, que se parecem autônomas, quando toda vaga é a sequência da anterior e ao mesmo tempo o impulso da onda seguinte. Um feito, um evento, uma transformação social, uma ruptura ou uma composição explicam outros sucessos, numa cadeia de interdependência causal em que atuam elementos políticos, econômicos, culturais e sociais, em níveis que não podemos estabelecer É essa correlação sequencial que dá sentido aos acontecimentos e à vida política, o produto dialético do encontro do conflito com a harmonia, entre racionalidade e irracionalidade, arbítrio e necessidade, força e debilidades, contradições e antíteses.

Bolsonaro é condenado por ataque a jornalistas

Charge: Ribs
Por Altamiro Borges


A GloboNews confirmou nesta quinta-feira (19) que “o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado em definitivo pela Justiça, por dano moral coletivo, por uma série de ataques feitos a jornalistas ao longo de seu mandato. Ele terá que pagar uma indenização de R$ 50 mil. A ação foi movida pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo em abril de 2021. A entidade elencou 175 ataques feitos por Bolsonaro só em 2020 e argumentou que a postura do ex-presidente incentivou seus apoiadores a também atacarem a imprensa”.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Embaixador de Israel no Brasil é um provocador

Faixa de Gaza, 15/10/23. Foto: Abed Rahim Khatib 
Por Altamiro Borges


Bajulado pela mídia sionista e pelos milicianos bolsonaristas, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, já devia ter sido repreendido formalmente pelo governo Lula. O sujeito é um típico provocador. Não age como diplomata, mas como capanga. Não é para menos que está sempre de braços dados, em vídeos e fotos, com parlamentares da extrema-direita nativa. Nesta terça-feira (17), ele usou suas redes digitais para atacar o PT:

Artistas e atletas que bajularam Bolsonaro

Mobilização de Milei assusta na Argentina

Biden foi ao Oriente Médio pisotear os mortos

Charge: Latuff
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Canalhas também envelhecem. Há controvérsias sobre a autoria desta frase, uns dizem que é de Nelson Rodrigues, outros asseguram que é da lavra de Rui Barbosa ou de Rachel de Queiróz. Pouco importa. O que vale é o alerta nela contido.

Pensei nisso quando acompanhei pela imprensa, nesta quarta-feira (18), a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Israel.

Durante sua fala no encontro com o comandante do genocídio do povo palestino, Benjamin Netanyahu, o presidente americano não demostrou nenhuma empatia com as mães palestinas que perderam seus filhos, com os meninos e meninas que ficaram órfãos, com os mais de mil habitantes de Gaza que gemem soterrados.

Jornalões escondem os generais golpistas

Charge: Cacinho
Por Moisés Mendes, em seu blog:


Os jornalões se negam a dar de manchete o relatório da CPI do Golpe, que está sendo lido pela senadora Eliziane Gama, com pedidos de indiciamento de Bolsonaro e seus generais.

Esta é a manchete fria do Estadão:

Thomas Friedman: Uma invasão a Gaza e a mentalidade ‘de uma vez por todas’ são equívocos para Israel

Esta é a manchete da Folha:

Filha de brasileira que estava entre sequestrados pelo Hamas foi morta, diz tia

E aqui a manchete do Globo:

CPI do 8 de Janeiro: relatório pede indiciamento de Bolsonaro, Cid, Silvinei, Zambelli e Torres

EUA pagarão por impiedade populista de Biden

Charge: Mohammad Sabaaneh
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:


Os Estados Unidos garantiram ontem, em dois momentos, o prosseguimento do genocídio perpetrado por Israel contra o povo palestino.

Em Nova York, os Estados Unidos vetaram a proposta de resolução brasileira, que trazia alívio humanitário para quem sofre e morre em Gaza, apesar de 12 países terem votado a favor.

Enquanto isso, em Tel Aviv, Biden abraçava por inteiro a posição israelense, garantindo apoio político e militar, de olho em seus baixos índices eleitorais.

Mas haverá custos. As duas decisões poderão levar ao alastramento do conflito e já produzem uma revolta ampla no mundo árabe contra os Estados Unidos, a exemplo da tentativa de ataque à embaixada americana em Beirute, na manhã desta quarta-feira, duramente reprimida pelo governo local.

E haverá também custos internos, inclusive eleitorais. Se a opção de Biden pelo massacre de Gaza lhe rendeu simpatias mesmo entre republicanos, analistas americanos dizem que alas progressistas de seu partido, o Democrata, devem engrossar as resistências à candidatura dele à reeleição.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Israel mata jornalistas. Mídia sionista abafa!

Gaza, tragédia humanitária

Israel mantém genocídio em Gaza

A privatização dos presídios

Imagem da internet
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


A página do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República apresentou um balanço bastante positivo de um leilão muito especial ocorrido no Rio Grande do Sul no dia 6 de outubro deste ano. Tratava-se de um evento realizado na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo) onde estavam sendo apresentados os lances do capital privado na disputa pelo direito de compor oficialmente o modelo de Parceria Público Privada (PPP) para construir e operar um presídio no município de Erechim, no Rio Grande do Sul.

O genocídio midiático dos palestinos

Manifestação em Londres em apoio à Palestina. Foto: Reuters
Por Ângela Carrato, no site Viomundo:

Os palestinos enfrentam simultaneamente dois genocídios.

O primeiro teve início em 1948, quando a ONU criou o estado de Israel e deixou para depois o estado palestino. Um depois que, até agora, transcorridos 75 anos, não aconteceu.

O segundo, tão terrível quanto privar um povo de espaço para viver, é tentar transformá-lo em “inimigo”, “sanguinário”, “terrorista” e “perigo para a humanidade”, como tem sido feito pela mídia corporativa internacional e brasileira desde então, com o clímax sendo alcançado na última semana, após os ataques do Hamas a Israel.

Há milênios, Sêneca, o filósofo grego, já dizia que “na guerra, a primeira vítima é a verdade”.

Não há, no século XX e nas primeiras décadas do atual século, nenhuma guerra que tenha começado sem ser antecedida por provocações e mentiras da mídia.

domingo, 15 de outubro de 2023

Exército avalia promover o golpista Mauro Cid

Charge: Jorge Braga
Por Altamiro Borges


Segundo várias pesquisas, a imagem das Forças Armadas despencou no período recente. Presença de milhares de oficiais em cargos no covil de Jair Bolsonaro, denúncias de roubalheiras e de privilégios – como nas compras de picanha, lagosta, Viagra e próteses penianas – e participação ativa em conspirações golpistas, entre outros absurdos, ajudam a entender a perda acelerada de credibilidade. Mas parece que os generais estão pouco se lixando com a imagem da instituição. Eles se preocupam apenas com a corporação e com o “partido militar”.

Os artistas e atletas que bajularam Bolsonaro

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


Na semana passada, o site Metrópoles postou uma curiosa lista com os nomes de 24 artistas e atletas que bajularam o “capetão” Jair Bolsonaro durante seu reinado das trevas. O levantamento tem como base os presentes autografados entregues ao fascista. Os itens foram relacionados pelo Departamento de Documentação Histórica (DDH) como parte do acervo do ex-presidente. No total, o DDH registrou 9.158 mimos recebidos por Jair Bolsonaro entre 2019 e 2022. A lista foi enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Israel, Gaza e as esquerdas massacradas

Ilustração: Mohammad Sabaaneh/Territórios Palestinos
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Debates entre pessoas sóbrias, numa mesa da família, ou de bêbados, numa mesa de boteco de beira de estrada, teriam o mesmo efeito hoje, se o tema fosse este: um dia, Bolsonaro planejou um ataque terrorista, com bombas, a quartéis do Exército.

Se essa pauta fosse usada, entre discordantes, para lembrar que Bolsonaro foi um terrorista fracassado e que por isso não pode hoje estar ao lado de pacifistas, o resultado seria nulo. Zero. Nada.

Porque os que percebem o tenente Bolsonaro como terrorista fracassado, absolvido nos anos 80 pelo acovardamento da Justiça da ditadura, não iriam convencer ninguém do outro lado, que acha que ele não é.

Mas o contrário pode acontecer e está acontecendo em meio ao debate sobre os conflitos em Gaza e Israel. Se alguém à direita disser a grupos vacilantes de classe média que as esquerdas têm simpatia por terroristas palestinos, é possível que obtenha sucesso. Já está obtendo.

Jornalistas defendem cessar-fogo em Gaza

Charge: Mahmoud Alrifai/Jordânia
Do site da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj):

Relatório publicado pelo Comitê das Liberdades do Sindicato dos Jornalistas da Palestina (PSJ, em inglês) declara que, desde o início do conflito na Faixa de Gaza, no último dia 7 de outubro até a noite dessa sexta-feira (13/10), 10 jornalistas palestinos foram mortos por mísseis aéreos de Israel. Outros dois profissionais estão desaparecidos. Ao menos 50 instituições de comunicação social foram destruídas e mais de 45 violações ao trabalho da imprensa foram registradas na Cisjordânia e em Jerusalém, enquanto os crimes se estendem aos jornalistas no Líbano.