domingo, 20 de novembro de 2016

Judas Temer abandona Sérgio Cabral

Por Altamiro Borges

O Judas Michel Temer, o “vice decorativo” que apunhalou Dilma e liderou o “golpe dos corruptos”, não vacila nas suas traições. Diante da prisão cinematográfica de Sérgio Cabral, o traíra fez de conta que não tinha nada a ver com o ex-governador do Rio de Janeiro e o jogou às traças – ou aos ratos do Presídio Bangu. Na maior caradura, o porta-voz do usurpador, o elitista Alexandre Parola, afirmou nesta quinta-feira (17) que “o presidente da República lembra que o PMDB tem mais de dois milhões de filiados que militam na atividade política e tem de ser analisado na plenitude de todas as suas ações no país. O partido continuará a cumprir o seu papel relevante para a história brasileira”.


Cheque de um milhão e a delação em "nuvem"

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Nunca aceitamos - e consideramos execrável - a tese - um dos pilares da Operação Lava Jato - da transformação retroativa, automática, proposital, de doações de campanha em "propina".

Se à época era legal e foi registrada, a doação foi doação e ponto final, mesmo que eventualmente tenha sido feita por meio de "Caixa 2", que - a exemplo das tais "pedaladas fiscais" que justificaram a derrubada de Dilma - se à época também não era crime, só pode passar a sê-lo depois que for criada uma lei para regulamentar o assunto.

Trump apertará o botão da bomba atômica?

Por Cristina Pereda, no site Carta Maior:

Cerca de 42% dos estadunidenses afirma que sentiram “medo” após que a vitória de Donald Trump nas eleições, com relação ao que poderia acontecer durante o seu mandato, segundo pesquisa do instituto Gallup. A campanha do magnata, iniciada em junho de 2015 e que levou a ser o próximo presidente dos Estados Unidos pode se resumir numa combinação de grandes promessas – desde a reinstituir técnicas de tortura entre os procedimentos de segurança, passando pela revogação parcial da reforma da saúde, até a construção de um muro na fronteira com México e a deportação massiva de imigrantes indocumentados – e poucos detalhes de como elas poderão ser realizadas.

Lava-Jato: A lei não é para todos

https://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

E aí, comemorou muito as prisões de Garotinho e Cabral? Gostou, né? Afinal, pouca coisa é mais verossímil que a culpabilidade desses dois. E com corrupto é assim mesmo, tem que esculachar – você só pede bala na testa pra bandido pobre, pra rico você quer humilhação pública. Você pode curtir mais.

Afinal, não tem graça a polícia levar o bandido para trás da viatura e dar um teco na cabeça dele. Você não tem tempo de saciar seu sadismo. Que graça tem torturar bandido pobre? Esse aí já nasce ferrado e não dá chiliques engraçados como o do Garotinho.

Hipocrisia, teu nome é Globo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Se você não sabe o que é hipocrisia, olhe as capas dos dois veículos impressos das Organizações Globo – O Globo e o Extra – e leia o minieditorial que o primeiro publica, que reproduzo ao centro, no destaque.

Diz que o “escracho a que (Cabral e Garotinho) foram submetidos na prisão e no hospital merece repulsa, compromete a seriedade do procedimento e evoca questões essenciais à vida democrática”.

O incêndio do RJ e seu alastramento

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Ventos semeados, estão aí as tempestades. Receando que os protestos dos servidores do Rio ganhem força com a prisão do ex-governador Sergio Cabral e a revelação da roubalheira que ele comandou, e se espalhem como rastilho de pólvora pelo país, o governo quebra cabeça para evitar a quebradeira geral dos estados. Se outros governadores forem obrigados a tomar medidas impopulares como as tentadas no Rio por Pezäo, o caldeirão pode sopitar. E chegará a Brasília, logo que o governo aprovar a PEC 55 e apresentar a reforma da previdência, que mexerá com os mortais do INSS mas também com os funcionários favorecidos pelo regime de aposentadoria com salário integral. Como os fascistas que invadiram o plenário da Câmara não foram castigados, os deputados que se cuidem.

Geddel tem potencial para derrubar Temer

https://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A denúncia de um Ministro demissionário da Cultura, Marcelo Callero, de que foi pessoalmente pressionado por um homem forte do governo Temer, o Secretário de Governo Geddel Vieira Lima, tem potencial para derrubar não apenas Geddel mas o próprio governo.

Trata-se, portanto, de uma questão de Estado.

Como se comporta o presidente Michel Temer?

PEC-55 prejudicará estados e municípios

Do site Vermelho:

"Medidas amargas”: foi o que prometeu o presidente não eleito Michel Temer (PMDB), durante jantar oferecido a ministros e parlamentares na quarta (16). O objetivo central do encontro foi garantir apoio à PEC 55 (antiga 241), que prevê um congelamento das despesas primárias da União, como saúde e educação, mas não diz nada sobre o pagamento dos juros da dívida pública.

Embora a medida tenha como foco as despesas da União, estados e municípios serão profundamente afetados pela PEC. Ao menos dois efeitos são esperados, de acordo com o economista Frederico Melo, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Trump, Temer e o Brasil desplugado

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Todos nós, das gerações que nasceram nas décadas seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial, crescemos com a memória pesada dos horrores do conflito.

Sempre associamos guerra aos bombardeios convencionais, à conquista de território, aos combates de infantaria - ainda que hoje ela tenha se ampliado para incluir as batalhas no campo da informação, as operações psicológicas, o uso de drones e de outros métodos de ataque à distância, como os golpes suaves.

Fascista na Câmara: Insanos, não passarão!

Por Jandira Feghali

A cena dantesca que percorreu computadores, celulares e televisões como vírus, de um grupo de extrema direita tomando o Plenário da Câmara dos Deputados, pareceu um mal-acabado filme de terror. É como se fosse um replay horripilante nos capítulos históricos pré-Ditadura, em que parte da classe média se insurgia contra ilusões vendidas a esmo pela mídia e a burguesia à época.

Os invasores da Câmara bradavam por intervenção militar no Brasil e contra um comunismo gigantesco que “teria” dominado o país, o Parlamento e todos os políticos que rodeiam Brasília. Seria irônico se isso não fosse dito a partir de uma das legislaturas mais conservadoras das últimas décadas, em que bancadas inteiras tentam a todo custo evaporar direitos sociais civilizatórios conquistados pela sociedade.

João Doria e a privatização da política

Por Tatiana Sampaio Ferraz, no site Outras Palavras:

O slogan do prefeito recém-eleito de São Paulo, João Doria (“não sou político, sou gestor”) vem dando o tom de suas intenções para o quadriênio 2017-2020 em São Paulo. Em 25 de outubro, as redes sociais acordaram com a notícia de que foi formalizado o convite a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni” da TV Globo, para a pasta da Cultura. “Os planos do Doria são fascinantes e eu penso seriamente em aceitar”, declarou Boni ao jornal O Globo. Em 10/11, ele afirmou que não assumiria diretamente o posto, mas participaria intensamente dos planos do prefeito.

O previsível roteiro político do golpe

Por Ricardo Gebrim, no jornal Brasil de Fato:

Ao enfrentarem corajosamente a "PEC da Morte", as ocupações de escolas por todo o país converteram-se no principal pólo de resistência ao golpe. Sua ousadia, determinação e ânimo de luta despertam uma crescente admiração.

As paralisações e atos da jornada do dia 11 de novembro, mesmo sem conseguir ainda envolver as principais categorias de trabalhadores, demonstram uma importante capacidade de luta, possibilitando uma intensificação nas próximas jornadas previstas.

Centrais sindicais unidas contra retrocessos

Do site da CTB:

Lideranças das principais centrais sindicais se reuniram na manhã desta quarta-feira 16, na sede do Dieese, em São Paulo, para debater e organizar a agenda deste "Novembro de Lutas".

Na pauta, um balanço dos atos e paralisações realizados na última sexta-feira 11 em todo o país e organização dos próximos dias 25, o Dia Nacional de Lutas - com greves, paralisações e mobilizações, e 29, data da votação da Proposta de Emenda Constitucional 55 no Senado federal, em Brasília.