domingo, 4 de março de 2018

Monarquistas apoiam Alckmin. Agora vai!

Por Altamiro Borges

Geraldo Alckmin, o “picolé de chuchu” que governa São Paulo, segue empacado nas pesquisas e ainda enfrenta problemas em seu próprio partido. Ninguém se entende no ninho. FHC, por exemplo, não esconde a sua rejeição ao presidenciável do PSDB e espalha a cizânia. Após a desistência de Luciano Huck, que fugiu da briga temendo a exposição das suas tretas, o grão-tucano agora resolveu testar o nome do dono da Riachuelo, o escravocrata Flávio Rocha. Outros tucaninhos, menos paparicados pela mídia, também já fixam prazo para depenar o governador. Caso não decole nas pesquisas até abril, eles prometem retomar a campanha do traíra João Doria, o “prefake” da capital paulista. No meio destas bicadas sangrentas, porém, Geraldo Alckmin teve uma notícia alvissareira na semana passada. Os monarquistas sinalizaram apoio ao seu sonho presidencial. Agora vai!

Centrais protestam no consulado dos EUA

Por Altamiro Borges

Nesta segunda-feira (5), a partir das 11 horas, as principais centrais sindicais do país farão um protesto diante do consulado dos EUA em São Paulo. O objetivo é condenar a decisão do presidente Donald Trump, que anunciou na semana passada que irá impor uma sobretaxa de 25% nas importações de aço e de 10% nas de alumínio. A medida deve afetar duramente o setor de minérios no Brasil, resultando em mais falências e desemprego. Enquanto o usurpador Michel Temer, que assaltou o poder com o apoio do império ianque, promove o entreguismo das empresas e das riquezas nacionais – como o pré-sal –, Donald Trump fecha a economia dos EUA. Vale o ditado: façam o que falo, não façam o que eu faço!

O verdadeiro inimigo da classe trabalhadora

Por Adilson Araújo, no site da CTB:

O editorial do Jornal Estado de São Paulo publicado nesta quarta-feira (28), com o título os "Sindicatos contra o trabalhador", é mais uma peça venenosa contra o livre direito à organização contido em nossa Constituição. O qual, pelo teor do editorial, deve ser desconhecido pelo autor do famigerado texto.

Ao afirmar que as “centrais sindicais estão aconselhando seus filiados a aprovarem, por votação em assembleia extraordinária, a manutenção da cobrança da contribuição sindical”, o Estadão esquece que tal orientação se baseia no ART. 8º da Constituição Federal, que orienta sobre a autonomia sindical, a livre organização e o direito da fixação da contribuição sindical:


Por que querem liquidar a Constituição?

Por Aldo Arantes, no Blog do Renato:

Em matéria sobre o “Fórum Estadão - A Reconstrução do Brasil”, o Jornal O Estado de São Paulo, de 28 de fevereiro, estampou matéria sob o título “Juristas veem ‘excessos’ da Constituição”. Os juristas em questão eram os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim e Eros Grau, e o professor de direito constitucional Joaquim Falcão, da FGV.
Nelson Jobim defendeu a retirada de “excessos” da Constituição afirmando: “Precisamos fazer uma lipoaspiração na Constituição, retirar todos esses excessos das regras constitucionais para reconstruir a harmonia de poderes”. E destacou que este excesso alimenta o presidencialismo de coalizão, defendendo a recomposição das maiorias parlamentares, através da mudança do sistema eleitoral.

Liberdade para Lula vira campanha mundial

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Eis a descrição do quadro político brasileiro no terceiro mês de 2018: uma revista semanal anuncia que 350 homens, avião e tropas da Polícia Militar de São Paulo se preparam para encarcerar um homem que acaba de ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz e que pesquisa eleitoral – divulgada no dia da reportagem da tal revista – mostra que, além de ser o político mais admirado do Brasil, é o candidato mais forte a governar o país a partir de 2019. Além disso, a pesquisa mostra que 54% dos brasileiros querem que Lula dispute a Presidência. Eis a razão pela qual surge uma campanha internacional pela liberdade de Lula.

Multis querem comprar o Aquífero Guarani

Do blog Nocaute:

As negociações para privatizar o Aquífero Guarani avançam. A segunda maior reserva de água doce do mundo se estende pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O governo Temer e transnacionais, como a Coca-Cola e a Nestlé, estariam discutindo uma forma que garanta aos conglomerados o direito exclusivo ao aquífero e à venda da água.

Neymar e a espetacularização do fútil

Por Jeferson Miola, em seu blog:

A reportagem do Jornal Nacional que noticiou a cirurgia para reparação da fratura do 5º metatarso do dedinho do pé direito do jogador Neymar é o retrato fiel da sociedade mercantilista, que celebriza e espetaculariza o fútil e aliena o povo em relação aos seus problemas reais.

Antes de um ser humano, Neymar é tratado como uma imagem [certas religiões também cultuam e exploram as imagens de seus ícones] que gera negócios que movimentam milhões e milhões de dólares no mercado esportivo e publicitário mundial.

Lava-Jato foi pensada como operação de guerra

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O vazamento torrencial de depoimentos, a marcação cerrada sobre Lula, o pacto incondicional com os grupos de mídia, a prisão de suspeitos até que aceitem a delação premiada, essas e demais práticas adotadas pela Operação Lava Jato estavam previstas em artigo de 2004 do juiz Sérgio Moro, analisando o sucesso da Operação Mãos Limpas (ou mani pulite) na Itália.

O paper "Considerações sobre a operação Mani Pulite", de autoria de Moro é o melhor preâmbulo até agora escrito para a Operação Lava Jato. E serviu de base para a estratégia montada.

Em sete páginas, Moro analisa a operação Mãos Limpas na Itália e, a partir dai, escreve um verdadeiro manual de como montar operação similar no Brasil, valendo-se da experiência acumulada pelos juízes italianos.


Segovia é premiado com salário de R$ 56 mil

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Em tempo: ao se despedir da corporação, depois de ser demitido do cargo de diretor-geral da Polícia Federal e antes de assumir seu novo posto em Roma, Fernando Segovia teve a coragem de citar o imperador romano Júlio Cesar: “Vim, vi e venci… Essa foi a mensagem enviada pelo imperador descrevendo a sua vitória e é assim que me sinto: `combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé´”.

Que combate, que corrida, que fé? Do que este homem está falando? Será que ele foi submetido a algum exame psicotécnico antes de ser enviado a Roma?

Do que nos livramos… Mas continuamos pagando, agora em dólares ou euros.

Metade da população já desconfia da Lava-Jato

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

O título é uma interpretação minha sobre os números do Vox Populi. Mas eu acho que fui até conservador, porque usei o termo “desconfia”. Poderia ter dito “já sabe”, mas talvez fosse exagero.

A pesquisa informa que 49% dos brasileiros (metade, portanto) acham que a condenação de Lula foi injusta, sem provas, e que ele não deveria ser preso.

Quem acha isso, a meu ver, é porque já desconfia que a Lava Jato faz parte da estratégia do golpe.

Como os EUA seduzem autoridades brasileiras

Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Em 1920, o então presidente dos Estados Unidos, Warren G. Harding, disse: “Esta é uma nação essencialmente de negócios”. Seu sucessor, Calvin Coolidge, complementou: “O negócio da América são os negócios”.

Os Estados Unidos não têm amigos, têm interesses e, em nome deles, até mantêm uma política de amizades aparentes.

Digo isso a propósito da decisão do governo de Donald Trump de sobretaxar a importação de aço, que atinge em cheio as siderúrgicas brasileiras.

Imprensa-carcereira descreve prisão de Lula

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Primeiro, eles detalharam os supostos “planos de fuga” do ex-presidente Lula. Que, claro, não existiam.

Agora, a Veja, num exercício de prazeirosa morbidez, descreve os complicados planos para a “captura” do líder petista, dando como certa até a data (23 de março) em que o TRF-4 julgará improcedentes os embargos de declaração apresentados por sua defesa.

350 policiais, viaturas aos montes e até um avião para alguém que, no caso de triunfar a Operação Cala a Boca, dirigida por Cármen Lúcia para que o Supremo seja impedido de julgar o seu pedido de habeas corpus, irá apresentar-se tranquilamente a seus algozes.