sexta-feira, 19 de julho de 2013

Carta aos jovens jornalistas

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Caro jovem interessado em jornalismo:

Você deve ter ouvido vaticínios terríveis sobre o futuro do jornalismo. E isso pode estar fazendo você desistir de ser jornalista.

Pois eu digo. Pense duas vezes.

Lula defende Edward Snowden

Por Marsílea Gombata, na revista CartaCapital:

Em um auditório lotado por estudantes e acadêmicos na Universidade Federal do ABC (Ufabc), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden, atualmente buscando asilo político na Rússia. “Esse cara merece respeito pelos serviços que está prestando à humanidade e pelas denúncias que fez”, disse. “Esse rapaz está prestando um serviço à democratização, às liberdades democráticas e à autodeterminação dos povos, denunciando comportamentos que não são aceitáveis por um país presidido por um homem como o [Barack] Obama.”

Globo sonega milhões em impostos

O protesto irreverente na Globo

Sai Marinho, entra Brizola

Foto do facebook de Carla Santos
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Dessa vez foi uma manifestação quase poética, que reuniu de oitenta a cem pessoas. Fizemos um protesto pequeno, mas gigante em sentido, beleza e contexto histórico. Havia uma bandinha que tocou marchas famosas. Um carro de som onde as pessoas faziam discursos. Substituímos o nome da rua Irineu Marinho para Leonel Brizola. Lançamos grandes bolinhas de papel jornal na parede do edifício. Um operador seguia no alto do carro projetando vídeos de discursos do Brizola nas fachadas dos prédios. Ao final, foi realizada uma assembléia popular para discutir objetivamente o que deve ser feito para modernizar e democratizar a mídia nacional.

Um dia, a Globo terá que pagar

Por Márcio Zonta, no jornal Brasil de Fato:

Centenas de pessoas protestaram contra a Rede Globo em diversos pontos do país, em frente às sedes da empresa. Isso ocorreu no dia 11 de julho, uma quinta-feira, no Dia Nacional de Lutas, chamado pelas centrais sindicais e pelo MST.

Com o tema da democratização da mídia ganhando fôlego nas ruas, a emissora mergulha em uma série de denúncias sobre suas relações promíscuas com figurões da política brasileira, benefícios ilícitos adquiridos desde os tempos ditatoriais, além do mais recente escândalo de sonegação de impostos, que ultrapassa os R$ 600 milhões.

A mídia contra os interesses nacionais

Por Leandro Severo, no sítio da Adital:

Em 1941, enquanto milhões de homens e mulheres derramavam seu sangue pela liberdade nos campos da Europa e da União Soviética, a elite dos círculos financeiros dos Estados Unidos já traçava seus planos para o pós-guerra. Como afirmou Nelson Rockefeller, filho do magnata do petróleo John D. Rockefeller, em memorando que apresentava sua visão ao presidente Roosevelt: "Independente do resultado da guerra, com uma vitória alemã ou aliada, os Estados Unidos devem proteger sua posição internacional através do uso de meios econômicos que sejam competitivamente eficazes...” (Colby, p.127, 1998).

Mídia especula sobre disputa em 2014

Por José Dirceu, em seu blog:

A imprensa continua alimentando a especulação de que o ex-presidente Lula poderia ser candidato em 2014, embora ele mesmo já tenha afastado diversas vezes essa hipótese. Mesmo assim, essa história se mantém na imprensa.

Hoje, o Estadão dá na manchete que “Lula supera Dilma em votos”, referindo-se à mais recente pesquisa Ibope.