segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Judiciário e a farra das mordomias

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

O caro leitor teria conhecimento de alguém em sua família que já recebeu auxílio funeral? Não? Então, certamente, não tem nenhum parente magistrado, desses que são chamados de meritíssimos.

Pois esta é apenas uma das várias mordomias dos ilustres togados, em benefícios que vão muito além do respeitável teto constitucional de R$ 33,7 mil de salário mensal, estabelecido para o funcionalismo público dos três poderes.

Fórum é alvo de ataque cibernético

Por Maíra Streit, na revista Fórum:

O portal da revista Fórum sofreu um ataque na madrugada do último sábado (19). Segundo foi apurado, o invasor criou um usuário parecido com o utilizado pelos administradores da página para fazer alterações e tirá-la do ar. De acordo com o gestor de Marketing e Tecnologia da Fórum, Daniel Bryan, a pessoa responsável pelo ato possui um bom nível de conhecimento técnico e rendeu prejuízos que ainda estão sendo analisados pela equipe.

O chororô contra a decisão do STF

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Depois que o STF decidiu pôr fim à deformação das eleições brasileiras através do dinheiro, proibindo doações de empresas a candidatos e partidos, representantes da direita e seus porta-vozes no monopólio da mídia reagiram de forma furiosa.

Direto ao ponto: a verdadeira causa do esperneio é a mudança geral do panorama das próximas eleições, nas quais os partidos de esquerda, especialmente o Partido dos Trabalhadores, por contarem com militância não paga, projeto coletivo e ideologia, podem sair em vantagem.

Os bastidores da atuação de Gilmar no STF

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Para entender as razões de Gilmar Mendes ter protagonizado um dos mais infames episódios da história do STF (Supremo Tribunal Federal) – no julgamento do financiamento privado de campanha – tem que se passar inicialmente por algumas características psicológicas do personagem.

Gilmar é do tipo visceral. Em cada polêmica ele precisa enxergar o inimigo, uma pessoa física ou jurídica a ser implacavelmente destruída, apelando para todas as formas de ataque, especialmente o de atacar em circunstâncias em que o atacado não possa se defender.

A mídia na Venezuela, Bolívia e Equador

Por Larissa Gould, no Centro de Estudos Barão de Itararé:

As experiências latino-americanas de políticas públicas de comunicação e de democratização do setor foram temas de debate no sábado (19), durante o Seminário Internacional Mídia e Democracia nas Américas. Representantes de Bolívia, Equador e Venezuela relataram os processos pelos quais passaram para garantir a democratização e pluralização de seus meios de comunicação e enfrentar o conservadorismo da mídia hegemônica.

Derrotados no STF jogarão na ilegalidade?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Convém prestar atenção à postura dos adversários da ADI 4650, que proíbe doações eleitorais de pessoas jurídicas.

Inconformados com a derrota por 8 votos a 3 no Supremo, que extingue um privilégio assegurado pela legislação em vigor até aqui - alugar partidos e candidatos políticos para executar seus interesses a frente do Estado - eles nem esperaram pela publicação dos acórdãos para ameaçar chamar Alberto Yousseff e sua turma de doleiros de volta e já anunciam o retorno do Caixa 2.

Querem mutilar o Marco Civil da Internet

Do site no FNDC:

Estão em tramitação na Câmara dos Deputados diferentes projetos que ameaçam uma das mais importantes conquistas democráticas do último período - a edição do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014). O MCI trouxe garantias a direitos fundamentais para os usuários da rede, como a privacidade e a liberdade de expressão, em consonância com orientações internacionalmente aceitas de governança da Internet.

A Justiça na sociedade do espetáculo

Do blog Viomundo:

O jurista Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), lança nesta-segunda feira 21, em São Paulo, A Justiça na sociedade do espetáculo.

É um livro que reúne os seus principais artigos publicados na mídia, especialmente em CartaCapital, nos últimos anos.

O desemprego no ajuste fiscal

Por Marcio Pochmann, na Rede Brasil Atual:

O sentido geral das mudanças registradas no interior do mercado de trabalho em função da adoção de políticas de ajuste econômico aponta para a elevação da taxa de desemprego. Nas últimas três décadas, a recessão provocada entre os anos de 1981 e 1983 e de 1990 e 1992 levaram à trajetória de alta no desemprego no Brasil de 137% e de 89%, respectivamente.

Também na crise do Plano Real, em 1998 e 1999, as políticas de ajustamento econômico trouxeram impactos negativos para o comportamento do mercado de trabalho. A taxa de desemprego no referido período subiu quase 30%.

Uma segunda chance para Tsipras

Por Jannis Papadimitriou, de Atenas, na revista CartaCapital:

Ainda era antes da meia-noite desta segunda-feira 21, no centro de Atenas, quando Alexis Tsipras surgiu, junto aos seus colegas de partido, para festejar uma clara e surpreendente vitória do Syriza. Mesmo com cofres públicos vazios, controle de capital e turbulências internas, o partido esquerdista alcançou mais de 35% dos votos, deixando para trás seu maior adversário, o conservador Nova Democracia – liderado pelo ex-presidente do Parlamento Evangelos Meimarakis e que conseguiu 28%.

'Veja' e mais 11 frases sobre a mídia

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

1) O pior analfabeto é o que lê a Veja.

2) A Globo não resolve nem o problema da novela das 9 e acha que tem a fórmula para resolver o problema do país.

3) O surdo irremediável é o que ouve a Jovem Pan.

4) Não dá para confiar mais nem na exatidão do dia que aparece na Folha.

Duvivier, Noel e o samba do folgado

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não sei se foi o sono matinal, mas as duas primeiras leituras do dia se misturaram: a da coluna de Gregorio Duvivier, sobre os “folgados” e a da reportagem da Folha sobre os bilhões pagos aos nossos ínclitos juízes (porque quase tudo é para eles, um nada para os servidores) a título de “benefícios”.

Diz Duvivier que o folgado sabe exatamente o que está fazendo, e não está nem aí: “folga porque acha que tem direitos”.

Impeachment pode se tornar inexorável

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Matéria publicada neste domingo pelo jornal O Estado de São Paulo, e destacada pelo Brasil 247, informa que o Planalto aposta no Senado e no apoio de seu presidente Renan Calheiros para barrar um eventual processo de impeachment contra a presidente Dilma. Se tal estratégia existe, é capitulacionista, talvez equivocada por desinformação. Isso porque Dilma já seria afastada do cargo, temporariamente, assim que a Câmara autorizar a abertura do processo pelo Senado, e não ao final do julgamento pelos senadores. A lei diz que o afastamento é temporário, por até 90 dias, para que não haja interferência do governante no julgamento. Neste período, o vice-presidente governa como interino. Se absolvido (a) pelo senado, o (a) presidente volta ao cargo mas, na vida real, quando o processo chega a este pondo dificilmente pode ser revertido. A cadeira já tem dono e outro bloco de forças políticas já domina a situação.

Viagem do papa a Cuba une dois povos

Papa Francisco e o presidente cubano Raúl Castro.
Foto: Ismael Francisco/Cubadebate
Do site Vermelho:

O teólogo brasileiro frei Betto disse neste domingo (20) que a viagem que o papa Francisco faz a Cuba, seguindo depois para os Estados Unidos, é uma oportunidade para abraçar os dois povos que tem se esforçado pela aproximação.

Ele destacou a "participação discreta” do papa e da diplomacia do Vaticano no reatamento – em julho último - das relações entre Cuba e Estados Unidos, após meio século de afastamento, mas observou que “ainda há muito a ser feito”.

A atuação do Quarto Poder no Brasil

Papa Francisco com Fidel e Che Guevara


Por Darío Pignotti, de Havana, no site Carta Maior:

Sob o olhar do retrato do Che Guevara, em plena Praça da Revolução, o papa Francisco celebrou hoje uma missa que provavelmente estampará as capas da maioria dos jornais do mundo nesta segunda-feira (21/9).

Mais que isso: após concluído o evento litúrgico, o sumo pontífice foi recebido pelo comandante Fidel Castro, que lhe entregou uma edição do livro “Fidel e a Religião” escrito em 1985 por Frei Betto, um obséquio que resume a história da aproximação entre a Revolução Cubana e o cristianismo progressista.

O nepotismo do golpista Carlos Sampaio


Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Êê Brasil!

Dêem uma olhada no email que eu recebi ontem à noite, de um leitor irritado com a hipocrisia do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, um dos mais histéricos defensores de um golpe paraguaio contra a presidenta Dilma.

Confiram comigo se a gente tem ou não tem de rir no meio de tanta desgraceira política?

Cunha é hostilizado no Rock in Rio