sábado, 2 de maio de 2020

Bolsonaro esconde seus exames da Covid-19

Por Altamiro Borges

O jornal Estadão brigou na Justiça e garantiu na quinta-feira passada (30) o direito de ter acesso aos exames de Covid-19 feitos pelo "capetão" Bolsonaro. A juíza Ana Lúcia Petri Betto deu prazo de 48 horas (sob pena de multa de R$ 5 mil) para que o presidente da República forneça "laudo de todos os exames".

Metido a valentão, Jair Bolsonaro se nega a apresentar o resultado dos exames. Em entrevista ao miliciano José Luiz Datena, na Band, ele até disse que sua palavra vale mais do que um papel. A juíza Ana Lúcia Petri Betto, porém, encarou as suas negativas como "ilegítimas" e como falta de transparência.

"No atual momento de pandemia que assola não só o Brasil, mas no mundo inteiro, os fundamentos da República não podem ser negligenciados, em especial quanto aos deveres de informação e transparência", argumentou a juíza Ana Lúcia Petri Betto.

Quais as causas da tragédia no Amazonas?

Brasil pós-coronavírus: futuro do trabalho

E daí, Bolsonaro?

O capitalismo está diante de uma parede

Desmatamento na Amazônia está acelerado

A dívida das igrejas: é para louvar de pé!

A guerra do STF contra Bolsonaro

Que direitos você perdeu desde o golpe?

Moro, Bolsonaro e as subnotificações

As redes de fake news do bolsonarismo

Bolsonaro afaga sua base evangélica

A luta pela hegemonia na atualidade

Por Samuel Pinheiro Guimarães

1. O fenômeno político, econômico e militar mais importante, anterior à emergência do Coronavírus e que, após o fim da Pandemia, permanecerá, é a firme disposição dos Estados Unidos de manter sua hegemonia mundial, seu poder de Império, face à ascensão e à competição chinesa.

2. A hegemonia em nível mundial é a capacidade de elaborar, divulgar e fazer aceitar pela maioria dos Estados uma visão do mundo em que o país hegemônico é o centro; de organizar a produção, o comércio e as finanças mundiais de forma a captar para a sede do Império uma parcela maior do Produto Mundial para uso de sua população, e muito em especial de suas classes hegemônicas e de seus altos funcionários; a capacidade de impor a “agenda” da política internacional; a força para punir os Governos das “Províncias” do Império que se recusem a aceitar ou se desviem das normas (informais) de seu funcionamento.