sexta-feira, 18 de maio de 2018

Papa Francisco excomungou a TV Globo?

Por Altamiro Borges

O Papa Francisco, que tem sido vítima de conspirações dos setores reacionários da Igreja Católica, parece que não se intimida. Nesta quinta-feira (17), em sua homilia, ele fez duras críticas ao papel desestabilizador da mídia hegemônica. Em um recado que até poderia ser endereçado à Rede Globo, ele afirmou que ao caluniar sem provas as autoridades públicas a imprensa cria as condições para “golpes de Estado”. O religioso não citou o exemplo brasileiro, como o falso impeachment de Dilma Rousseff que conduziu ao poder a quadrilha de Michel Temer. Mas a denúncia da manipulação midiática se encaixa perfeitamente.

Cadê a ação penal contra chefão do Bradesco?

Por Altamiro Borges

No início de maio, o Jornal do Brasil informou que o Ministério Público Federal (MPF) defendeu o desarquivamento de uma ação penal por corrupção contra o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. Em 2016, uma denúncia por lavagem de dinheiro foi apresentada pela força-tarefa da Operação Zelotes, que investiga a sonegação e a evasão de divisas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. “Em junho de 2017, entretanto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concedeu um habeas corpus ao executivo e trancou a ação, por entender não haver provas suficientes para o andamento do processo”. Agora, porém, o MPF voltou à carga e pediu novas investigações.

Casamento real, Sabrina e a mídia frívola

Por Altamiro Borges

“A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana” – Barão de Itararé

Nos últimos dias, a mídia vira-lata, com seu complexo colonizado, tem dado enorme destaque para o “casamento real” do príncipe Harry com a atriz estadunidense Meghan Markle. Até parece que os brasileiros são súditos servis da coroa britânica. A Rede Globo usa a sua concessão pública de tevê para imbecilizar os nativos, com frivolidades que agridem o cotidiano carregado de sofrimento de milhões de desempregados e miseráveis. As futilidades servem para amortecer as maldades impostas pela quadrilha de Michel Temer, que só assaltou o poder graças ao apoio da golpista famiglia Marinho.

As relações entre doleiros e endinheirados

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

O fim da escravidão no Brasil faz aniversário dia 13. Em 130 anos, o País tornou-se a oitava maior economia do mundo e a décima mais desigual. Quem ganhou 10 mil reais por mês no ano passado faz parte dos 10% mais ricos. Renda acima de 27 mil bota a pessoa no clube do 1%.

Os endinheirados são a “elite” dirigente nacional, a casa-grande responsável pela abolição da escravatura por aqui ter sido a última nas Américas, embora muitos deles se sintam “classe média”. Ao serem eleitos, os atuais prefeitos, governadores, senadores, deputados estaduais e federais tinham patrimônio médio de 1,2 milhão de reais.


Mídia tomou a fake news como sua bandeira

Da Rede Brasil Atual:

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promoveu, na noite desta terça-feira (15), um debate sobre o papel da "mídia monopolista, que pautou, insuflou e vem sustentando a farsa golpista" que colocou Michel Temer na presidência da República. O encontro marcou o lançamento do livro Enciclopédia do Golpe – Volume 2 – O Papel da Mídia(Editora Praxis), composto por 28 verbetes escritos por jornalistas, acadêmicos, cientistas políticos, filósofos e historiadores.

Participaram da discussão os jornalistas Maria InêsNassif, Paulo Henrique Amorim e Laurindo Lalo Leal Filho. O diretor da revista Carta Capital, Mino Carta, esperado no evento, não pôde comparecer.

Aloysio Nunes, um macho-man no Itamaraty

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Poucas vezes na história do Brasil viu-se chanceler mas sem noção do que Aloysio Nunes. Nada surpreendente para um governo que tem Elsinho Mouco como marqueteiro, Eliseu Padilha como Chefe da Casa Civil, e Moreira Franco como o estrategista dos macro-negócios.

Mesmo nesse time de campeões, Aloysio tem merecido justo destaque.

Para rebater manifesto de algumas das maiores lideranças mundiais, em favor de Lula, recorreu ao mesmo estilo que emprega em bate-bocas com manifestantes em aeroportos ou em guerrilhas de Twitter: o do macho latino-americano, que não leva desaforo para casa.

Corrupção no futebol e o cinismo da Globo

Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Em um programa da SporTV de ontem, o jornalista Martin Fernandez, do Globoesporte.com, falava sobre a reportagem que fez com a divulgação de grampos do empresário J. Havilla na investigação realizada pelo FBI sobre a corrupção no futebol. O jornalista Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo e dono de uma empresa de marketing esportivo, a Klefer, foi um dos citados.

Ele aparece em diálogos em que, supostamente, fala a J. Hawilla, dono de afiliadas da Globo, que pagava propina para Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. Quem fala os nomes dos dirigentes é J. Hawilla, provavelmente orientado pelos investigadores americanos.

Doria, Moro e a tragédia brasileira

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Duas imagens nos jornais desta quinta-feira retratam com fidelidade a tragédia brasileira, dois anos após o golpe.

Numa delas (ver post anterior), João Doria e Sergio Moro festejam em Nova York a entrega do premio “Personalidade do Ano” outorgado ao juiz.

João Doria deveria estar em São Paulo, acudindo as vítimas do desabamento do prédio dos sem teto, mas abandonou o cargo 33 meses antes do final do mandato para se candidatar a governador.

Dois anos de Temer: Brasil ladeira abaixo

Editorial do site Vermelho:

Contrariando a encenação de otimismo de Michel Temer na desprestigiada cerimônia no Palácio do Planalto que registrou os dois anos do golpe de 2016, as agências do próprio governo, que estudam o cenário econômico, mostram a dramática situação a que foi levado o Brasil e suas consequências para o povo brasileiro.

O IBGE reiterou a descrição deste cenário tenebroso e mostrou, nos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD) recém divulgados, que quase 30 milhões de brasileiros estão desempregados ou subempregados – são 27,7 milhões em números exatos. Isto é, um em cada quatro brasileiros em condição de trabalhar está ou desempregado ou subempregado.

A prisão de Dirceu condena seus algozes

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Os 30 anos e nove meses de prisão confirmados hoje pelo TRF-4, o chancelador das decisões de Sérgio Moro na Lava Jato, com o requinte de sadismo de aumentar a pena original, que era de “apenas” 20 anos de encarceramento dispensa maiores considerações sobre o processo fático.

Revela, antes de tudo, que se trata de uma sentença produzida por gente que, em razão do seu ódio político, é capaz de ultrapassar, em várias vezes, o que qualquer juiz brasileiro faria apenando José Dirceu a mais tempo de cadeia do que a lei imputaria a um assaltante a mão armada que matasse sua vítima.

O ninho tucano de Sergio Moro

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Moro não é um juiz. Moro não é imparcial.

Moro é um acusador fascista, que usa a toga para aniquilar inimigos de classe.

Moro é anti-Lula e anti-PT porque odeia os pobres.

Moro é tucano, e não demonstra nenhum interesse em esconder sua intimidade com a tucanalha do PSDB.

Israel, EUA e o ovo da serpente

Por Breno Altman, em seu blog:

Os violentos ataques militares de Israel contra civis palestinos, na cerca divisória da Faixa de Gaza, com dezenas de mortos e centenas de feridos, em manifestações pacíficas, são apenas o retrato mais recente de um processo nefasto desde o seu nascedouro.

O sionismo, fonte ideológica do Estado de Israel, forjado por Theodore Herzl e seus seguidores no final do século XIX, desde a pia batismal carregava os genes das teratologias praticadas por Benjamin Netanyahu.

O alarido externo da prisão de Lula

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

A repercussão internacional da prisão do ex-presidente Lula, inicialmente subestimada, promete gerar um incômodo crescente para o Brasil, com mais personalidades e organizações defendendo seu direito de ser candidato. Nas últimas horas houve a manifestação de seis ex-chefes de Estado e de governo europeus condenando sua prisão e defendendo sua candidatura, um manifesto similar de parlamentares daquele continente e a publicação de um artigo de Lula no jornal francês Le Monde. O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, acusou o golpe emitindo uma truculenta nota de censura aos ex-governantes.

Maduro enfrenta desafio de fazer História

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Principal referência da resistência na América do Sul depois da queda de Dilma Rousseff e Fernando Lugo através de dois golpes de Estado, a derrota de Cristina Kirchner nas urnas e a neutralização de Equador numa sabotagem por dentro da própria coalizão de Rafael Correa, na tarde de quinta-feira Nicolás Maduro não parecia nem um pouco desajeitado ao ocupar o centro do palco na praça Caracas, no centro da capital venezuelana, para o comício de encerramento de campanha.

Temer exclui os pobres das universidades

Por Danilo Molina, no blog Socialista Morena:

Passou quase despercebida por parte da grande mídia a informação, divulgada pelo G1 no último domingo, 13 de maio, sobre a queda no número de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao longo do governo ilegítimo de Michel Temer. De acordo com a reportagem, o número de novos contratos do programa, firmados no ano passado, é o menor dos últimos seis anos.

Os dados do G1, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação junto ao FNDE, órgão vinculado ao próprio Ministério da Educação, apontam que, em 2017, o Fies teve 170.905 novos contratos, uma redução de 22.454 contratos em relação ao ano anterior. Quando comparada com 2015, o último ano de governo da presidenta eleita Dilma Rousseff, a queda é ainda maior, um total de 102.891 contratos a menos.