sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O PSOL elegeu um reacionário?

Por Renan Truffi, na revista CartaCapital:

Um vídeo de pouco mais de três minutos divulgado no Facebook pegou de surpresa o PSOL na última semana. Eleito deputado federal pelo partido, o Cabo Daciolo (PSOL-RJ) declarou na rede social que o Brasil vive uma “falsa democracia”, defendeu a indicação de um general para o Ministério da Defesa e ainda relacionou os índices de violência com o “baixo” número de militares no País. Antes mesmo de assumir o cargo, o militar dá sinais de que, apesar de ter liderado uma greve dos bombeiros no Rio de Janeiro, não é tão progressista como o partido pensava.

O golpe de Veja na eleição de 2014

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Emiliano José, na revista Teoria e Debate:

“Nos últimos anos, a maioria dos brasileiros, sem
desertar de suas convicções democráticas, mas,
mesmo em razão delas, já construiu amplamente

um diagnóstico crítico do modo de funcionamento
do atual sistema político no Brasil e anseia por

reformas políticas. Há muitas evidências de que já
se está firmando em um número cada vez maior
de brasileiros a consciência de que também o
sistema de comunicações de massas, privatizado,

altamente concentrado e oligopolizado, não serve
à democracia do país e precisa ser regulado a

partir de princípios republicanos e pluralistas.”

(Em Defesa de uma Opinião Pública Democrática –

Conceitos, Entraves e Desafios. 
Venício A. de Lima, Juarez Guimarães e Ana Paola Amorim (orgs.). 
São Paulo: Paulus, 2014. p. 9.)

Blog de política é mídia técnica?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Da EBC, hoje:

A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos.

A política e as bactérias

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Quando alguém se declara “apolítico”, ou diz que “odeia a política”, nos lembramos de que a palavra política deriva de Politeía, vocábulo relativo a tudo que acontecia nas antigas Polis, cidades-estado gregas, e da velha constatação aristotélica de que “o homem é um animal político”.

Querendo ou não, todo ser humano participa, no convívio, no aprendizado e no debate com outros seres humanos, da atividade política, mesmo quando não exerce nenhum cargo público, se assume “apolítico” e declara o seu “ódio” à política.

Porque os grupos de mídia atacam os blogs

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Na edição de ontem, a Folha publicou um resumo dos gastos de publicidade das empresas públicas. Entre os mais de 5 mil veículos programados, o jornal definiu uma curiosa subdivisão: as verbas dos grupos de mídia e as verbas dos blogs e jornais online independentes - classificados como "aliados do governo".

Comunicação e democracia, tudo a ver

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O principal extrato da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (íntegra aqui), divulgada na sexta-feira (19/12) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, revela que quase metade da população tem acesso à internet, e desse total 37% a utilizam todos os dias, com uma intensidade de quase 5 horas por dia.

Multa da água! Estelionato eleitoral?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O jornais paulistas do último dia útil da semana noticiam retribuição que o povo que reelegeu o governador Geraldo Alckmin em primeiro turno neste ano acaba de ganhar dele: a conta de água de quem exceder a média do que gastou entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014 será majorada em cinquenta por cento.

Cuba e EUA: o início do fim do bloqueio

Por Frei Betto, no site da Adital:

O papa Francisco, ao comemorar ontem 78 anos, deu um inestimável presente ao Continente americano: o início do fim do bloqueio dos EUA à Cuba e o reatamento das relações diplomáticas entre os dois países.

Este foi o tema que Francisco priorizou com Obama no encontro que mantiveram, em Roma, em março deste ano. Um ano antes, ao assumir o pontificado, Francisco se inteirou da questão ao receber Diaz-Canel, primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba.

"Carta Maior" vai processar a Folha


Com obsessiva recorrência, o oligopólio midiático que domina a sociedade brasileira desembainha armas para fustigar qualquer ensaio de pluralidade na estrutura de comunicação do país.

Interditar a participação, mesmo que tangencial, como acontece hoje, dos veículos progressistas na programação da publicidade estatal, é um dos carros-chefes dessa guerra diuturna.

"Vai pra Cuba". Obama ouviu os coxinhas!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Uma nova era começou!

Segundo o New York Times, as relações diplomáticas entre EUA e Cuba serão completamente restauradas.

Várias medidas políticas já foram decididas para restabelecer a confiança entre os dois países.

Rumo a Cuba pós-embargo

Por Leonardo Padura, no site Outras Palavras:

Uma enorme marina, capaz de abrigar umas mil embarcações de recreio, foi construída no extremo da península de Hicacos, de onde domina a praia de Varadero e, graças a ela, o polo turístico mais importante de Cuba, pela quantidade de hotéis e de quartos que possui.

A uns 200 quilômetros a leste do balneário, na baía de Mariel, foi inaugurado um porto para supercargueiros e manejo de grandes contêineres, em cujo entorno se criou uma “Zona Especial de Desenvolvimento”, na qual espera-se que funcione uma zona franca que abrigará inclusive diversas indústrias.

Aécio insiste na censura no Twitter

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Da revista Fórum:

O juiz Helmer Augusto Toqueton Amaral, de São Paulo, determinou a quebra dos sigilos cadastrais e eletrônicos de usuários da rede social Twitter, a pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A princípio, a solicitação do tucano pretendia saber a identidade de 66 perfis do microblog, mas somente 20 foram autorizados pela Justiça, segundo informações publicadas nesta sexta-feira (19) pela Folha de S. Paulo.

A "mão pesada" de Alckmin na Alesp

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

A Assembleia Legislativa de São Paulo chega ao fim de sua 17ª legislatura com uma retrospectiva de produção baixa e, considerando o papel fundamental que o Legislativo deve ter num regime republicano, com perspectivas pouco ou nada animadoras para os próximos quatro anos. A não ser em situações específicas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) contou até o fim de 2014 com uma bancada amplamente majoritária de 78 deputados contra apenas 26 da oposição, formada pelo PT (22 deputados), PCdoB (dois), Psol e PDT (um cada). Esse desequilíbrio e o rolo compressor do Palácio dos Bandeirantes, de 2015 a 2018, será maior. Após as eleições deste ano, a oposição será 31% menor e contará com apenas 18 parlamentares: 14 do PT, dois do Psol e dois do PCdoB.

“Bolsonaro, você não merece ser deputado”

Do site da UJS:

“Bolsonaro, você não merece ser deputado.” A afirmação da representante da União da Juventude Socialista (UJS), Maria das Neves, deu o mote da manifestação realizada na tarde desta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados. Movimentos sociais, sindicais, estudantis, camponês se uniram ao movimento de mulheres para pedirem punição para o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) que, ao ofender a deputada Maria do Rosário (PT-RS) atingiu todas as mulheres brasileiras e o Parlamento.

Governo banca a pior mídia do planeta

Por Leandro Fortes, no blog Diário do Centro do Mundo:

O recente levantamento publicado pela “Folha de S.Paulo” sobre despesas de publicidade do governo federal, nos últimos 14 anos, 12 dos quais sob o comando do PT, é, ao mesmo tempo, um espanto estatístico e um desalento político.

Foram 15,7 bilhões de reais despejados, prioritariamente, em veículos de comunicação moralmente falidos e explicitamente a serviço das forças do atraso e da reação. Quando não, do golpe.

Aécio é diplomado... numa clínica!

Por Altamiro Borges

O cambaleante Aécio Neves está com algum problema sério. Nem o bafômetro consegue identificar o transtorno. O senador mineiro-carioca até agora não engoliu a derrota na eleição presidencial – nem a surra que levou em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Ele já pediu recontagem dos votos, deu apoio aos malucos que gritam pelo impeachment da presidenta e pelo retorno da ditadura e pressionou pela rejeição das contas de campanha do PT. Sua última investida, porém, foi a mais patética. Seu partido solicitou que ele fosse diplomado no lugar de Dilma Rousseff. Não é piada! Aécio Neves poderia até ser "diplomado", mas numa clínica... psiquiátrica!

Yoani Sánchez perderá a boquinha?

Por Altamiro Borges

A blogueira Yoani Sánchez, tão bajulada pela mídia colonizada, ficou triste com o restabelecimento das relações diplomáticas entre EUA e Cuba e com a libertação dos três heróis cubanos – Gerardo Hernandez, Ramón Labaniño e Antonio Guerrero. Enquanto o mundo inteiro saudava a "decisão histórica" e milhares ocupavam as ruas de Havana para festejar, ela lamentou: "O castrismo venceu... No jogo da política, os totalitarismos sempre conseguem se impor sobre as democracias". A tristeza da mercenária é compreensível. Talvez agora ela tenha mais dificuldades para garantir os subsídios das potências capitalistas e os holofotes da imprensa mundial para a sua causa "dissidente".