sábado, 20 de outubro de 2012

PT retomará debate sobre a mídia?

Por Altamiro Borges

Em sua visita à Argentina nesta semana, o ex-presidente Lula foi explícito ao defender a urgência da regulação da mídia no Brasil. Em entrevista ao jornal La Nación, que faz oposição à presidenta Cristina Kirchner e ataca diariamente a Ley de Medios aprovada no país vizinho, ele não vacilou: “Precisamos instalar uma discussão política sobre um novo marco regulatório da comunicação”. Na mesma semana, dirigentes do PT anunciaram que retomarão este debate após as eleições. Será que agora a coisa anda?

O melô da privataria tucana

O Senhor do Rouboanel

O escracho pela regulação da mídia

Malafaia espanta até os evangélicos

Imagem do blog: http://vomitada.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Como cabo eleitoral, o “pastor” Silas Malafaia é uma tragédia. O bem-sucedido homem de negócios da fé espanta até os evangélicos. Isto é o que detectou a última pesquisa do Ibope sobre as eleições para a prefeitura da capital paulista. Após ingressar com toda a sua pregação na campanha de José Serra, o tucano perdeu votos neste expressivo segmento da população paulistana. O eterno candidato do PSDB caiu de 37% para 28% na preferência eleitoral dos evangélicos. Um verdadeiro desastre!

O que explica a rejeição de Serra?

Por Altamiro Borges

Na última pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira, a taxa de rejeição de José Serra voltou a disparar: subiu de 46%, em setembro, para 52%. Isto significa que mais da metade do eleitorado paulistano afirma que “não votaria de jeito nenhum” no candidato do PSDB. Diante destes números, parte da mídia decidiu culpar exclusivamente o atual prefeito da capital, Gilberto Kassab, pelas dificuldades da campanha de Serra. Esta explicação, porém, é unilateral. É como se a mídia serrista ainda tentasse salvar a imagem do odiado tucano.

México é o "inferno para os jornalistas"

Foto: http://www.diariotijuana.com/
Por Federico Mastrogiovanni, no sítio Opera Mundi:

O México se confirma a cada dia como um dos lugares mais perigosos para jornalistas no mundo. Em 2012, o país se firma como o primeiro colocado no continente americano e o segundo mundial, perdendo somente para a Síria, que vive uma guerra civil.

CIA solicita mais drones armados

Do sítio Vermelho:

A Agência Central de Inteligência (CIA) solicitou à Casa Branca a aprovação de um aumento significativo da frota de aviões sem tripulação (drones) armados, revelou nesta sexta-feira o diário The Washington Post. Segundo funcionários da administração de Barack Obama, a proposta apresentada pelo diretor da CIA, David H. Petraeus, pretende aumentar os danos letais contra "objetivos" no Paquistão e no Iêmen e enviar novos meios deste tipo para onde existirem "ameaças" de ações da Al-Qaida.

Chávez e a derrota dos barões da mídia

Por Roberto Amaral, na CartaCapital:

A pergunta não pode ser outra: por que os jornalões brasileiros, se excedendo em face dos jornalões norte-americanos (suas matrizes ideológicas), mentem tanto com relação à Venezuela e ao chavismo? Se essa campanha de permanente e sistemática desinformação, pelo que não diz, mas principalmente pela infâmia e a calúnia quando fala, não atende aos interesses estratégicos e comerciais brasileiros, isto é, do empresariado brasileiro, a serviço de quem está nossa grande imprensa?