terça-feira, 6 de junho de 2017

Vox Populi confirma: Aécio virou pó!

Por Altamiro Borges

O cambaleante Aécio Neves ainda não foi preso – não faltam provas sobre os seus atos de corrupção, mas faltam convicções aos "justiceiros" do Ministério Público Federal –, mas já virou pó. Sua "carreira" política está implacavelmente ferida de morte, como confirma a pesquisa Vox Populi, encomendada pela CUT, divulgada nesta terça-feira (6). Se as eleições presidenciais fossem hoje, o grão-tucano não teria nem 1% – um por cento! – dos votos dos brasileiros. Após encabeçar o "golpe dos corruptos" que depôs Dilma Rousseff e alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer, o senador mineiro só despencou nas pesquisas de opinião. Hoje, ele é um zumbi. Se bobear, não é eleito nem para síndico de prédio.

Henrique Alves é preso. Falta o Temer!

Por Altamiro Borges

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (6) mais um “amigão” do usurpador Michel Temer. Henrique Eduardo Alves, ex-presidente da Câmara Federal e ex-ministro do Turismo do covil golpista, foi detido sob a acusação de ter recebido propina para a construção do estádio Arena das Dunas, em Natal. Segundo a midiática Operação Lava-Jato, o velho cacique do PMDB cometeu os crimes de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro. As investigações apontaram superfaturamento de R$ 77 milhões na obra da Copa de Mundo de 2014. A operação da PF – que cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão – recebeu o nome de “Manus” em referência ao provérbio latino “Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, que significa “uma mão lava a outra”.

Rocha Loures foi blindado pela Lava-Jato?

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Desde que a Lava-Jato se desdobrou na Operação Patmos, conduzida pela Procuradoria-Geral da República e pelo Supremo, que algo me intriga: como é que o núcleo de Curitiba nunca se tocou das atividades do ex-deputado federal Rodrigo da Rocha Loures, bem ali em suas barbas, no Paraná? Pois uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, com pouquíssimo destaque, em 25 de maio de 2016, mostra que Loures esteve mais perto da Lava-Jato do que a gente imaginava. E numa data muito significativa: a véspera da votação no Senado que decidiu pelo afastamento da presidenta Dilma Rousseff do cargo, em 12 de maio do ano passado.

Sem "provas cabais", Lava-Jato condena Lula

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Em mais de 300 páginas de alegações finais, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba inseriu um capítulo inteiro sobre a dificuldade de processar crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa, como os imputados a Lula no caso triplex, e apelou por uma "flexibilização" do material probatório, ou seja, para que o juiz Sergio Moro dê um desconto pela inexistência de "provas cabais".

As alegações finais foram apresentadas pela equipe de Deltan Dallagnol no dia 2 de junho, explorando o uso de "indícios e presunções" como provas, a partir de um livro do coordenador da força-tarefa, além de outra obra, publicada por Moro, sobre a dispensa de "provas cabais" quando a dificuldade em coletá-las é grande.

Silvio Santos financia o fascista Gentili

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O fato mais escandaloso acerca do ataque indigente de Danilo Gentili a Maria do Rosário é ele ainda estar empregado no SBT.

Silvio Santos continua, portanto, o maior patrocinador de um discurso de ódio abjeto.

O repúdio generalizado - me refiro a quem tem bom senso - deveria levar o dono da emissora a tomar a atitude óbvia de desligar o ex-humorista.

Ao não fazê-lo, Silvio se torna cúmplice da ignomínia e dá a Gentili o salvo conduto para subir o tom da barbárie mais e mais.

Direita não resolve a crise que criou

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

Desde as denúncias mais recentes, o governo brasileiro ficou reduzido à sobrevivência de Michel Temer no poder, perdeu toda capacidade de iniciativa e passou a ter o objetivo único de se demorar o mais possível antes da queda. O pais fica ao deus-dará. A direita, que forjou essa via do golpe, se mostra incapaz de dar continuidade a ele e sem coragem de enfrentar as eleições diretas.

À direita não importava o que se fizesse para chegar ao objetivo maior – tirar o PT do governo. Todo tipo de aliança e de meio servia para obter esse fim e foi isso que levou ao golpe, com o vice-presidente à frente.

A importância dos sindicatos na fase atual

Por Clemente Ganz Lúcio, no site Brasil Debate:

O projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados promove uma devastação dos direitos trabalhistas, individuais e coletivos. Em apenas duas semanas, os deputados rasgaram o projeto encaminhado pelo poder Executivo e fizeram uma radical mudança no sistema de relações de trabalho, sem qualquer discussão com a sociedade. Alteraram, com a proposta, os instrumentos e regras que regem as relações sociais de produção e a distribuição econômica, construídos em um século de luta social e política.

Temer tenta se esconder no bunker

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Do ponto de vista do bunker, a prisão preventiva de Rocha Loures foi o fato que inaugurou a reta final para a retirada de Michel Temer da presidência da República.

Minha opinião é que o destino presidencial de Temer já se encontra na fase 2 do problema.

A fase 1 consistia em saber se deve ou não ser derrubado, o que parece resolvido pelos senhores da república jurídico-midiática que derrubaram Dilma e deram posse ao um vice que prometia realizar reformas que jamais seriam viáveis pelo voto popular.

A fase 2 é mais complexa. Consiste em impedir que a população brasileira - convencida de que tem o direito inalienável de influir nos destinos de seu país - aproveite a queda de Temer para ocupar as ruas, invadir edifícios públicos e pressionar Brasília para exigir eleições diretas para presidente. Aquilo que seria um minueto de gabinete, mesmo delicado, pode transformar-se num conflito aberto e difícil de controlar.

Diretas-Já e as alianças amplas

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

A verdade está nos fatos. E estes estão indicando o eixo em torno do qual gira a ação política protagonizada pelas forças da esquerda consequente e do movimento popular.

Em 24 de maio, uma centena de milhar de pessoas foi em caravana a Brasília com as bandeiras “Fora, Temer!” e “Diretas, Já!” A manifestação constituiu um contundente pronunciamento contra as reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo golpista e adotadas como prioridade na agenda do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do partido direitista DEM.

Dias 28 de maio e 4 de junho, algumas dezenas de milhares de pessoas, embora que em clima de “domingo no parque” e “virada cultural”, na metáfora do companheiro Artur Araújo, reuniram-se em Copacabana e no Largo da Batata (SP), para, entre números musicais, performances e falas, protestar contra o governo usurpador, exigir sua queda e a convocação de eleições presidenciais diretas já.

Com pesquisa, Folha confirma autoritarismo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não é delação premiada, é confissão espontânea.

Com a pesquisa Datafolha que publica hoje, mostrando que seus leitores, por 51 a 46 por cento, preferem que o presidente do país, enquanto na população em geral o desejo por votar vence de 85% a 10% é a maior prova de que o jornal fala para uma fração minúscula da população, para uma elite que tem pavor da ideia de que o povo possa decidir seu destino.

Em defesa da Petrobras, Fora Parente!


Do site da FUP:

A FUP e seus sindicatos, junto com a CUT, a CTB e movimentos sociais, como o MST, MAB, MPA, Levante da Juventude, entre outros, realizam na quinta-feira, dia 08, um grande ato político, a partir das 07 horas, em frente à sede da Petrobrás, na Avenida Chile, no Centro do Rio de Janeiro. A mobilização será contra a privatização da empresa e pela saída imediata de Pedro Parente e de toda a sua diretoria. Estão sendo esperadas caravanas com petroleiros de vários estados do país.

Leia a convocatória do ato:

Temer não terá a ajuda do Moro na PF

Por Jeferson Miola

A corda aperta cada vez mais o pescoço de Michel Temer; o conspirador está cercado por todos os lados. Será difícil a ele, e também ao seu bando, resistir no cargo para se livrar da prisão.

Avançou no STF a investigação de Temer pelos vários crimes revelados: [1] obstrução de justiça, [2] corrupção, [3] prevaricação e organização criminosa.

No STF Edson Fachin aceitou a denúncia de Rodrigo Janot e autorizou a PF a colher depoimento de Temer sobre o conteúdo da conversa noturna e clandestina que manteve com o dono da JBS, Joesley Batista, no Palácio do Jaburu, a residência oficial.