sábado, 3 de setembro de 2022

EBC tem 292 denúncias de censura e governismo

Charge: Nani
Por Altamiro Borges


Lançado nesta quarta-feira (31), o “4º dossiê de censura e governismo na EBC” contabiliza 292 denúncias de ataques à liberdade de expressão nos veículos da Empresa Brasil de Comunicação – Rádio Nacional, Rádio MEC, TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional e suas respectivas redes sociais – entre agosto de 2021 a julho de 2022.

O levantamento é feito pela Comissão de Empregados da EBC e pelos Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele totalizou 228 casos de governismo e 64 de censura. Os responsáveis pelo estudo lembram, porém, que “nem todos os casos são denunciados”, mas enfatizam que ele “apresenta uma amostragem significativa de casos em diversas áreas, na programação jornalística e de entretenimento”.

TSE suspende Micheque em propaganda na TV

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


Atendendo ao pedido da coligação de Simone Tebet (MDB), a ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu nesta quinta-feira (1) a exibição de propaganda eleitoral de tevê e rádio de Jair Bolsonaro (PL) que tem como protagonista a primeira-dama Michelle Bolsonaro – também conhecida como Micheque.

“Sua participação, embora claramente legítima, não poderia ter ultrapassado os 25% do tempo da propaganda na modalidade inserção, que foi ao ar no dia 30.08.2022, considerado o limite objetivo previsto na legislação", afirmou a ministra ao conceder a decisão liminar. A relatora ainda fixou multa de R$ 10 mil caso a decisão seja descumprida.

Soraya Thronicke é alvo da fúria bolsonarista

Charge: Clayton 
Por Altamiro Borges


Eleita na onda ultradireitista de 2018, a desconhecida senadora Soraya Thronicke – que agora concorre à presidência da República pelo União Brasil – virou alvo da fúria bolsonarista. Após sua participação no debate da Band no domingo passado (28), quando chamou o presidente de “tchutchuca”, a candidata do Mato Grosso do Sul passou a sofrer ataques nas redes sociais.

Diante das ameaças, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ofereceu nesta quinta-feira (1) reforço da polícia legislativa para sua segurança. Soraya Thronicke prometeu “entregar muita coisa” sobre o fascista no poder e teme pela vida. Ela já conta com a proteção da Polícia Federal e terá o apoio da segurança do Congresso Nacional.

É hora de vestir a camisa da democracia

Argentina: um revólver contra a democracia

PGR só quer saber de blindar Bolsonaro

A preferência dos evangélicos por Bolsonaro

PIB sobe, mas salário e preços castigam

Os abusos que ameaçam a democracia

Rupturas na formação da história brasileira