quinta-feira, 12 de março de 2015

O cinismo de um blogueiro da 'Veja'

Por Igor Fuser, no blog Escrevinhador:

Uma simples menção a Hugo Chávez ou ao MST, em separado, já é suficiente para fazer os porta-vozes da mídia conservadora espumarem de ódio. Quando aparecem juntos, a raiva se junta ao medo diante do que representa a força social simbolicamente expressa por esses dois nomes, o de um homem e o de uma organização de trabalhadores.

Nesta semana, ambos se tornaram o alvo de uma peça especialmente repulsiva do pseudo-jornalismo que se pratica numa revista outrora respeitada, hoje um decadente panfleto de extrema-direita, sem prestígio nem credibilidade, editado às margens sujas do rio Pinheiros em São Paulo.

“Temos uma guerra a enfrentar"

Do blog de Zé Dirceu:

Em meio a mobilização e aos preparativos para o Dia Nacional de Luta e as grandes manifestações programadas para esta sexta-feira, o presidente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, analisou as principais bandeiras do ato do próximo dia 13 e destacou a importância das mobilizações que acontecerão em todo o país para a garantia da governabilidade nesta segunda gestão presidencial de Dilma Rousseff.

Os ricos que paguem a conta

Editorial do jornal Brasil de Fato:

O jornalista Paulo Nogueira, do blog Diário do Centro do Mundo, noticiou, recentemente, que “...um grupo de milionários alemães se dirigiu ao governo de Ângela Merkel com uma proposta: pagar mais impostos. Eles achavam que estavam pagando menos do que deveriam e poderiam. O dinheiro a mais taxado, argumentavam, poderia bancar programas sociais numa época de prolongada crise econômica.”

Swissleaks, um iceberg na Suíça

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O Globo inicia nesta quinta-feira (12/3) uma série de reportagens sobre o caso conhecido como “swissleaks”, ou seja, o vazamento de informações sobre contas mantidas por 106 mil clientes e 20 mil empresas na filial suíça do banco britânico HSBC.

O trabalho do diário carioca vai focalizar parte dos 8.687 brasileiros que aparecem na lista como donos de pelo menos US$ 7 bilhões. Esse montante se refere apenas a um pacote de documentos revelado pelo engenheiro de software Hervé Falciani, que coletou os dados de 2006 e 2007.

A golpista tucana e as contas do HSBC

Da revista Fórum:

A lista dos 8.667 clientes brasileiros do HSBC na Suíça teve mais alguns nomes divulgados. Dois ex-diretores do Metrô de São Paulo - Paulo Celso Mano Moreira da Silva e Ademir Venâncio de Araújo - estão entre os clientes da filial do banco. Além deles, a esposa de ambos e as duas filhas de Silva também estão entre os correntistas.

Golpismo é forjado pela mídia

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Do Rede Brasil Atual:

A crise econômica e política pela qual o país atravessa neste momento é "em grande parte forjada, mentirosa, induzida, ela não corresponde aos fatos", afirma o teólogo Leonardo Boff. Segundo ele, a crise é amplificada por uma dramatização da mídia. "Essa dramatização que se faz aqui é feita pela mídia conservadora, golpista, que nunca respeitou um governo popular. Devemos dizer os nomes: é o jornal O Globo, a TV Globo, a Folha de S. Paulo, o Estadão, a perversa e mentirosa revista Veja."

Quem banca a marcha golpista no Brasil

Por Antonio Carlos, no site Outras Palavras:

David Koch se divertia dizendo que fazia parte “da maior companhia da qual você nunca ouviu falar”. Um dos poderosos irmãos Koch, donos da segunda maior empresa privada dos Estados Unidos com um ingresso anual de 115 bilhões de dólares, eles só se tornaram conhecidos por suas maldosas operações no cenário político do país.

Dúvida tucana: sangrar o Brasil até onde?

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Os que hoje se avocam depuradores da nação entendem do riscado. Eles sangraram Getúlio em 54; sangraram a reforma agrária em 1964; sangraram a Petrobras em 1997; sangraram a Vale do Rio Doce; sangraram o salário mínimo por décadas; sangraram o BNDES; sangraram a Lei de Remessa de Lucros; sangraram a CPMF em 2006; sangrariam Lula em 2005 (se ele não reagisse). Sangram até hoje a Constituição de 88 que, no capítulo das comunicações, por exemplo - artigo 220, parágrafo 5º - determina que os meios de informação não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

Lava-Jato detona PP aecista do RS

Por Marcelo Pellegrini, na revista CartaCapital:

A lista de políticos investigados na Operação Lava Jato, divulgada na sexta-feira 6, trouxe uma infeliz surpresa ao Partido Progressista (PP), o quarto maior do Brasil. O PP lidera a lista com folga, com o maior número de políticos investigados no escândalo de corrupção na Petrobras. Ao todo, a lista traz 33 nomes ligados ao PP, sendo seis apenas do Rio Grande do Sul.

O crescimento econômico volta quando?

Por Marcio Pochmann, na Revista do Brasil:

Esta pergunta não quer calar. Como se sabe, desde a crise de dimensão global iniciada em 2008 que os países ricos ingressaram numa maré de baixo dinamismo econômico combinada com a piora dos indicadores sociais, como o desemprego, desigualdade e pobreza. Quase sete anos se passaram e o crescimento sustentado das economias dos Estados Unidos, da União Europeia e do Japão não voltou a se manter como outrora se mantinha. As medidas econômicas adotadas até aqui se apresentam tão restritivas, que tornou impossível incluir a totalidade da população no mesmo projeto de país em curso.

MST repudia ameaça de morte a Stedile

Do site do MST:

Circula pelas redes sociais da internet um anúncio que pede “Stedile vivo ou morto”. Apresentando-o como líder do MST e “inimigo da Pátria”, o autor oferece uma recompensa de R$ 10 mil para quem atender o seu pedido. Em outras palavras, está incentivado e prometendo pagar para matar uma pessoa, no caso João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST.