quinta-feira, 12 de junho de 2014

Já tem Copa, apesar da Folha!

Por Altamiro Borges

A Folha bem que tentou, mas não conseguiu melar a Copa do Mundo no Brasil. Com o seu complexo de vira-lata e a sua visão neoliberal de negação do Estado, o jornal da famiglia Frias fez de tudo para criar um clima desfavorável ao torneio. Durante vários meses, sua cobertura foi totalmente negativa e seletiva, enfatizando os atrasos nas obras, os custos da competição e a incapacidade dos brasileiros de organizarem o evento. Sempre avessa aos movimentos sociais, a Folha até criou um “protestômetro” para amplificar os protestos contra a Copa. Em seu editorial desta quinta-feira (12), porém, o jornal finalmente jogou a toalha e anunciou no título, meio a contragosto: “Vai ter Copa”.

O pontapé inicial da Copa do Mundo



 

Copa: De Itaquera para o mundo!

Por Altamiro Borges

O bairro de Itaquera, na carente Zona Leste da capital paulista, será o centro do mundo nesta quinta-feira (12). O novo estádio do Corinthians, o time mais popular do país, sediará a abertura da Copa. O jogo entre as seleções do Brasil e da Croácia será transmitido para bilhões de pessoas de quase 200 países do planeta. Na soma das partidas, calcula-se que mais de 3,5 bilhões de pessoas acompanhem o desenrolar dos jogos e das festanças no território brasileiro, numa cobertura que envolve 18 mil profissionais credenciados da mídia do mundo inteiro. Para isto, Itaquera se preparou. As ruas estão cobertas de bandeiras, os muros foram grafitados e o clima entre os moradores é de euforia.

Copa do Mundo desafia o Brasil

Por Breno Altman, no site Opera Mundi:

Quando foi anunciado, nos idos de 2007, que o maior país dos trópicos sediaria o campeonato mundial de futebol em 2014, as ruas brasileiras se encheram de alegria e festa. Era desejo antigo e profundo: ser anfitrião da competição mais proeminente do esporte que marca a identidade nacional, quase sete décadas depois de ter sucumbido ao Uruguai na tragédia de 1950, conhecida como Maracanazo.

O que esperamos da Copa

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E a Copa está aí, sob uma monumental, descarada torcida contra daquele grupo pequeno e poderoso que, ao longo dos tempos, fez o Brasil ser um campeão mundial da iniquidade e hoje continua empenhado para que nada mude.

Globo vai secar o Brasil na Copa

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O amigo navegante já percebeu a súbita conversão dos apresentadores da Globo Overseas.

Agora, quando os pessimistas foram irremediavelmente derrotados e a Copa vai começar no Itaquerão – jamais se viu uma campanha “política” cheia de ódio contra a construção de um estádio de futebol … – agora, os rapazes e moças, inclusive as suaves apresentadoras da GloboNews, são só sorrisos.

Mensagem de Lula ao Blog da Cidadania

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No escritório modesto, no segundo andar da modesta casa no bairro do Ipiranga, em São Paulo, encontro um Lula sorridente e afetuoso, como é do seu feitio. Após o indefectível abraço, sentamo-nos para cerca de uma hora e meia de papo sobre conjuntura política e até sobre amenidades.

Copa e as ruas coloridas do Brasil

Uma Copa com Sartre

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Pensei que poderíamos esperar um pouco - quem sabe um jogo mais difícil, ou mesmo uma eventual derrota da Seleção numa partida - para assistir às conhecidas manifestações de preconceito contra nossos jogadores de futebol. Você sabe.

Barbosa no horário eleitoral?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Francamente, não sei porque as pessoas se surpreendem com mais uma “patada”, ao vivo na TV Justiça, do Ministro Joaquim Barbosa.

Se há alguma surpresa possível é que o mundo jurídico e a imprensa ainda o tolerem.

Aécio e a perseguição aos internautas

Da revista Fórum:

A jornalista Rebeca Mafra teve a casa invadida na tarde desta quarta-feira (11) no Rio de Janeiro. Rebeca estava no trabalho, na Barra da Tijuca, zona oeste, quando recebeu uma ligação do porteiro do prédio onde mora, na Lapa, região central, dizendo que um delegado queria entrar em seu apartamento. No telefone, ele ameaçou arrombar a porta se Rebeca não estivesse lá em 15 minutos. Segundo a jornalista contou à Fórum, por sorte uma vizinha tinha a chave e conseguiu abrir a porta.

A mídia, as eleições e a bola

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A leitura dos principais jornais brasileiros de circulação nacional, nestes dias que antecedem a abertura da Copa do Mundo, pode provocar uma sensação de estranhamento em pessoas que ainda acreditam que jornalismo e imprensa ainda são expressões sinônimas.

A Copa do Mundo do Brasil já começou

Editorial do site Vermelho:

Começa nesta quinta-feira (12) a Copa do Mundo de futebol. Mais de 3 bilhões de pessoas verão ao vivo o pontapé inicial da competição, que reúne 32 países e é realizada a cada 4 anos, desde 1930.

As atenções de todo o planeta se voltam neste dia para o Estádio do Corinthians, propriedade de um time de futebol fundado por operários e que se localiza também no bairro proletário de Itaquera, zona leste de São Paulo.