segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Marina Silva lança a sua Rede

Por Cynara Menezes, na revista CartaCapital:

Um ano e meio após ter deixado o PV, Marina Silva anunciou a criação de um partido para chamar de seu, embora o nome da nova legenda ainda não esteja definido. Rede, um apelo à militância virtual, Eco e EcoBrasil são algumas das alternativas. A plenária de fundação está marcada para sábado 16 em Brasília. O prazo é fundamental para as pretensões eleitorais da ambientalista em 2014. É preciso viabilizá-lo no tempo determinado pela Justiça Eleitoral. O partido de Marina será o 31º do Brasil.

Yoani Sánchez: santinha do pau oco

Por Wagner Gomes, no sítio da CTB:

Bem que a blogueira cubana Yoani Sánchez tentou fugir, mas não conseguiu evitar as manifestações de protesto contra sua indesejável presença no Brasil ao chegar no aeroporto de Recife na madrugada desta segunda-feira, 17, e no de Salvador, por volta das 8h30. Bajulada pela mídia burguesa e partidos da direita neoliberal, a santinha do pau oco a soldo do imperialismo e da contrarrevolução em Cuba é uma persona no grata para as forças progressistas e os movimentos sociais brasileiros, sempre solidários com a Ilha socialista.

Poder Judiciário nada republicano

Por João Pedro Stedile, na revista Caros Amigos:

Os princípios que deram base à instalação de regimes democrático-burgueses, a partir das revoluções da Inglaterra e da França, é que todo poder político do Estado emanaria da vontade popular, das maiorias.

Que todo cidadão teria direitos e deveres iguais.

E o Estado se organizaria dividido em três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Fiesp, consulado dos EUA e as torturas

Por Elaine Patricia Cruz, na Agência Brasil:

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo pretende pedir explicações à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e ao Consulado dos Estados Unidos sobre possíveis relações entre as duas instituições e os serviços de repressão na época da ditadura militar. Indícios dessa ligação foram encontrados pela comissão em documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Entre os documentos, há seis livros datados dos anos 70 do século passado que registram entradas e saídas de funcionários e visitantes do extinto Departamento de Ordem Política e Social (Dops) em São Paulo, um dos órgãos de repressão da ditadura militar.

Feridas abertas da ditadura militar

Por Renato Rovai, em seu blog:

Neste domingo, 17, o filho do jornalista e cientista político Dermi Azevedo, Carlos Alexandre Azevedo, cometeu suicídio ingerindo uma quantidade fatal de medicamentos. Seria só mais uma nota triste, não fosse seu lado trágico. Quando tinha apenas um ano e oito meses, em 1974, Carlos foi preso e torturado junto com a mãe no prédio do Deops, em São Paulo. Ainda bebê foi vítima de choques elétricos e outras sevícias. E nunca mais se recuperou. Provavelmente alguns dos seus torturadores, chefiados pelo delegado Sérgio Fleury, ainda estejam vivos.

No Equador, mídia perde mais uma

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

O pessoal que arrisca uma fezinha nas bolsas de apostas em Londres pode anotar uma dica que não tem erro: toda vez que houver eleição na América Latina, é só jogar no candidato que a grande mídia brasileira, autodenominada "imprensa independente", está combatendo.

Quatro lições da vitória no Equador

Por Atilio A. Boron, no sítio Fazendo Media:

A esmagadora vitória de Rafael Correa, com uma porcentagem de votos e uma diferença entre ele e seu mais imediato concorrente que bem gostariam de obter Obama, Hollande e Rajoy, deixa algumas lições que é bom recapitular:

2014 e o fator Eduardo Campos

Por Luis Nassif, em seu blog:

Algumas considerações sobre o fator Eduardo Campos:

1. À medida que defina claramente sua candidatura, atrairá todos os polos oposicionistas, de setores do PSDB e do DEM à própria mídia. Poucos, em sã consciência, apostariam na candidatura Aécio Neves.

Correa dedica sua vitória a Chávez

Chávez na Venezuela! Cadê o Merval?

http://aporrea.org
Por Altamiro Borges

O presidente Hugo Chávez retornou a Caracas nesta segunda-feira (18) após completar mais uma etapa do tratamento do seu câncer em Cuba. Ainda bastante debilitado, ele agradeceu aos que torceram pela sua rápida recuperação. “Chego de novo à pátria venezuelana, graças a Deus e ao meu povo amado. Aqui continuaremos o tratamento”, afirmou em sua conta no twitter. Ele também manifestou a sua gratidão ao povo cubano. “Obrigado Fidel, Raúl e toda Cuba... Até a vitória sempre! Viveremos e venceremos”.

As assinaturas para a “CPI da Globo”

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Esmael Morais, em seu blog:

O deputado estadual Fábio Camargo (PTB) afirmou neste domingo (17), em conversa com este blogueiro, que já conseguiu as 18 assinaturas (um terço) necessárias para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa do Paraná, para investigar o grupo RPC — dono de jornais como a Gazeta do Povo e de emissoras de TV afiliadas à Rede Globo.