quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Grito dos Excluídos e a mídia que mente

William Waack e a "faxineira espiritual"

Por Altamiro Borges

O clima parece que anda carregado nas redações dos vários veículos da Rede Globo. Os três filhos de Roberto Marinho seguem tranquilos, acumulando as maiores fortunas do país, segundo o ranking da Forbes. Já os funcionários estão tensos e de baixo astral - principalmente depois que o império global anunciou centenas de demissões nos jornais O Globo e Extra. Duas matérias recentes confirmam que a tensão não se limita à mídia impressa, mas já atingiu a poderosa emissora de tevê do grupo. Até o gelado William Waack estaria irritado e uma "faxineira espiritual" foi convocada para aliviar o clima.

Direita nativa desiste de copiar a Europa

Por Flávio Aguiar, na Rede Brasil Atual:


Uma das características de muita gente da direita brasileira é sua extrema falta de educação, selvageria, incivilidade, grossura e desprezo pelo próprio país. Com exceção desse último item, os restantes não são exclusivos do Brasil. Por exemplo, aqui na Alemanha a extrema-direita tem-se esmerado em atos de selvageria, grossura etc. contra os imigrantes, refugiados, que aqui acorrem (embora muitos cidadãos daqui estejam se esmerando em bem recebê-los).

'Conduta lícita porque ilícito é o boneco'

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

A liberdade de manifestação e expressão, direitos consagrados pela Constituição, não podem ser confundidos com a ofensa e impunidade. Essa á a avaliação do professor Edson Luís Baldan, delegado de polícia em São Paulo, especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e professor da PUC, em entrevista ao Portal Vermelho sobre o caso do boneco inflável que ofende a imagem do ex-presidente Lula.

Déficit nominal: a falsa polêmica

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

O governo da Presidente Dilma acaba de entregar ao Congresso Nacional a sua proposta inicial de Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2016. Essa é uma determinação prevista no art. 35 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal, que fixa o limite de final de agosto para o envio de tal peça pelo Executivo ao Legislativo.

Tendo em vista o ambiente geral de crise econômica e política em que o País se encontra mergulhado, todo e qualquer elemento que encerra algum tipo de dúvida é imediatamente utilizado pelos órgãos de comunicação para amplificar as dificuldades de fato existentes.

PM virou máquina de assassinar jovens

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

De repente, a força tarefa montada para apurar a chacina de Osasco - na qual 19 jovens foram assassinados - foi atropelada pelas investigações da Polícia Militar (PM).

A maior suspeita era de PMs envolvidos.

As investigações da PM atuaram em duas frentes: para atrapalhar os aspectos materiais e para comprometer os aspectos formais da investigação.

Desespero de Gilmar Mendes contra o PGR

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Um juiz não deve perseguir ninguém.

Sua postura deve ser de inércia.

Quem acusa é o procurador.

Gilmar Mendes inverte os papeis.

Numa demonstração evidente de desespero, ele desrespeita a Constituição, a democracia e o Procurador Geral da República (PGR), ao enviar um novo pedido à PGR após o anterior ser arquivado.

Bicudo se comportou como Kim Kataguiri

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Foge da minha capacidade de compreensão.

Que leva um homem de 93 anos como Hélio Bicudo a agir como um garoto irresponsável?

Anciãos costumam levar concórdia onde há conflito. Com seu extemporâneo e ridículo pedido de impeachment de Dilma, Bicudo está levando mais conflito onde já existe conflito em doses brutais.

A discórdia se instalou até em sua própria família. Uns filhos se disseram contra, e uma única filha apoiou o pai com aquele habitual blablablá de corrupção.

E se um petista ameaçasse matar Aécio?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não posso dizer que fiquei realmente surpreso ao vasculhar em vão os principais jornais do país nesta quarta-feira (2/8) em busca de uma mísera nota sobre o advogado filiado ao PSDB que, no último dia 25 de agosto, divulgou vídeo na internet prometendo assassinar Dilma Rousseff e que, na última terça-feira (1º de setembro), refez a ameaça.

Nenhum dos três maiores periódicos do país – Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo – divulgou um único comentário, nem para dar a notícia de que o PSDB, tardiamente, decidiu expulsar o advogado de Brasília Matheus Sathler, ao qual o partido deu legenda para se candidatar a deputado federal no ano passado.



O decoro não está no decote

Por Jô Moraes, no blog de Renato Rabelo:

Num momento em que a Câmara dos Deputados é chamada a apreciar a agenda de enfrentamento à crise e as CPIs de combate à corrupção, surge uma inusitada pauta.

Anuncia-se que a mesa da casa vai apreciar uma resolução estabelecendo como seus frequentadores devem se vestir, sob o princípio geral de “trajar-se convenientemente observando o decoro, o respeito e a austeridade do Poder Legislativo”.

Uma das primeiras recomendações da proposta versa sobre a vestimenta, na “casa do povo”, dos parlamentares, estagiários, visitantes, servidores e o público em geral.

Frente Brasil Popular ampliará as lutas


Do site do FNDC:

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) é uma das entidades que assinam a convocatória da Conferência Nacional Popular, que acontecerá neste sábado (5/9), em Belo Horizonte-MG. Reunido centenas de entidades de diversos movimentos sociais progressistas, intelectuais e partidos políticos, a Conferência articulará a Frente Brasil Popular.

Orlando Guilhon, secretário de Organização do FNDC, afirma que a Conferência deverá reunir entre 1.500 e dois mil representantes de movimentos, entidades e partidos políticos. Junto com a coordenadora-geral do FNDC, Rosane Bertotti, Guilhon tem participado ativamente da articulação pela Frente Brasil Popular. "A conjuntura está nos colocando uma série de demandas e tarefas urgentes, como a luta contra a o fim da partilha do Pré-Sal, financiamento empresarial de campanha e uma pseudo reforma política sem nenhuma participação social, redução da maioridade penal, ajuste fiscal e outras. Por isso, mais do que nunca, precisamos aprofundar a transversalização das nossas lutas".

Surpresa nas eleições dos EUA. Será?

"Trumpealo", jogo criado criado pela empresa mexicana KaraOkulta
Por Immanuel Wallerstein, no site Outras Palavras:

Quem acompanha a mídia, em especial a norte-americana, imagina que as perspectivas para as eleições presidenciais nos Estados Unidos [marcadas para 2016] revelam uma mudança no tom e no processo maior que qualquer outra antes vista. Não acredito que isso seja verdade. Para compreender por que, proponho revermos as supostas características especiais deste último ciclo eleitoral.

São duas as principais características apontadas pela mídia, ao construir esse argumento: primeiro, o percentual incomum de intenção de votos apontado pelas pesquisas, até agora, para dois “outsiders” na campanha – Donald Trump no lado republicano e Bernie Sanders no lado democrata. A segunda é o impasse aparentemente infinito no Congresso dos EUA, onde conciliação parece ter se tornado uma palavra suja - especialmente para um grupo considerável de membros republicanos da Câmara dos Deputados, bem como para alguns senadores republicanos.

A onda de xenofobia na Alemanha

Manifestantes neonazistas em confronto com a polícia perto de um abrigo
para refugiados em Heidenau. Foto: Matthias Rietschel/Getty Images
Por Niklas Franzen, na revista CartaCapital:

Freital, Heidenau, Tröglitz. Essas cidades pequenas tornaram-se símbolos nos últimos dias de uma onda de racismo na Alemanha. É difícil abrir os jornais sem ler sobre um novo ataque racista que varia de incêndios em albergues para refugiados a manifestações de "cidadãos preocupados" contra a imigração.

Destaque dessa ofensiva racista foram os acontecimentos em Heidenau, cidade no estado da Saxônia, no leste do país, nos dias 22 e 23 de agosto. Após uma manifestação com mais de mil participantes – organizada por um político local do partido neonazista NPD – um grupo atacou um prédio planejado para hospedar 250 refugiados. A polícia não conseguiu controlar a violência a noite inteira. Em vez disso, brutalmente reprimiu uma contramanifestação de antifascistas. No dia seguinte, a violência xenófoba repetiu-se.

Gilmar Mendes, o inimigo da democracia

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                      

No Brasil, se o candidato a presidente da República não for o preferido da elite que governou o país por quinhentos e tantos anos, não basta ultrapassar todos os obstáculos, convencer a maioria do eleitorado e ganhar a eleição.

Aqui o conservadorismo tem força para dotar o aparelho de Estado de instrumentos institucionais que mantenham a espada ameaçadora da reversão do resultado eleitoral apontada para o pescoço dos que subiram a rampa do Planalto pela vontade popular.